Os erros de um investidor amador

Enfim, está chegando o momento de eu consertar erros de investimentos que cometi durante a pandemia.

Acredito que mais penalizei meu patrimônio do que o inverso. E espero reverter isso a partir deste ano.

Vamos ver quais foram estes erros?

Os erros de investimento cometido durante a pandemia

erros de investimento

#1 Venda de Ações

No começo da pandemia, precisamente em Março de 2020, desmontei TODA minha carteira de ações.

Durante um tempo julguei como decisão acertada. Afinal, mercado de ações foi bastante penalizado pela situação.

Porém, não demorou muito para o mercado voltar para o positivo. Não fiz as contas, mas acredito que estaria melhor se não tivesse tomado tal decisão.

#2 Investimentos em Pré-fixado

O dinheiro obtido das vendas de ações foi destinado, em boa parte, para a renda fixa. Aqui talvez esteja o meu pior erro.

Com os juros nas mínimas já vistas neste pais, juros de 2% ao ano, o investidor amador aqui foi lá e trancou boa parte do dinheiro em CDBs pagando 7, 8 e 10%.

Burro não?

Lições tirada dos meus erros

o que aprendi com meus erros nos investimentos

A primeira lição que tirei analisando especificamente o primeiro erro, fica como falta de convicção.

Hoje olhando para minha tomada de decisão do passado, fica claro que acabei vendendo as ações por não confiar no meu trabalho de pesquisa e escolha das ações.

Quem quer investir na renda variável, mais precisamente montando sua própria carteira de ações, precisa estar convicto em suas decisões.

Claro que teremos dúvidas durante o caminho, mas podemos mitigar isso com estudo. Coisa que acabei não fazendo.

Já a segunda lição, poxa, foi falta de pensar um pouquinho antes de fechar o investimento pagando 7% ao ano durante 4 anos.

Faltou me perguntar: A taxa de juros no Brasil se sustenta abaixo de 7% durante 4 anos?

Faltou um pouco de “carinho” com o meu dinheiro. Ao menos os 4 anos chegaram e enfim vou poder investir melhor.


Agora que terei dinheiro em caixa, pretendo voltar com minha carteira de ações. Provavelmente utilizando a estratégia de dividendos, que publiquei por aqui.

Coloquei como meta atingir 500 ações de cada empresa. Vamos ver se consigo. Talvez eu publique por aqui essa carteira.

Além das ações, também pretendo melhorar minha alocação em renda fixa. Gostei bastante do que li no livro Renda Fixa não é Fixa! – Marilia Fontes.

Neste livro, a Marilia nos ensina como obter melhores rendimentos da renda fixa, em especial usando o Tesouro Direto.

Já estou adotando algumas coisas que li neste livro. Vamos ver como será na prática.

E você, cometeu algum erro nos seus investimentos na pandemia?

See ya!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
1 mês atrás

Olá Investidor Inglês, bom dia Acredito que todos nós cometemos erros com nosso dinheiro. Assim como você fez, o importante é fazer a autoanálise e avaliar o que pode melhorar. Na pandemia, eu caminhei no sentido oposto, tinha uma alocação de 46% em RF (dez-2019) e cheguei a 16% no primeiro semestre de 2021. E no mesmo período, minha RV saiu de 6% para 48% (40% Brasil e 8% Exterior). Meus erros e aprendizados foram alocar em empresas de consumo (AMBEV e CVC) que caíram. Imaginei que recuperariam forte após a pandemia, mas passado 3 anos que não se recuperam.… Read more »

1 mês atrás

Normal cometer erros ao navegar no território desconhecido da pandemia , e mais agora que estamos entrando em território desconhecido a nível nacional e mundial .

As lições aprendidas durante a pande serão vitais a medida que os desafios do futuro chegarem para testar nossos nervos .

https://nobrezaecastaguerreira.blogspot.com

Marcelo
1 mês atrás

Você precisa assinar a Bastter.com
Ação a gente não pode vender, nunca, só quando precisar mesmo usar a grana.

Geronimo
1 mês atrás
Reply to  Marcelo

Bastter…pelo amor de deus que ainda tem gente que assina aquela bosta. Nunca torci pra ninguem se dar mal mas o bastter ainda quero ver na cadeia

Cyber
1 mês atrás
Reply to  Geronimo

Nossa, Geronimo, essa foi forte! Fiquei curioso, por que quer ver o Bastter na cadeia?

Leo
1 mês atrás

O meu maior erro é fazer investimento ativo. Estou aos poucos migrando tudo para investimetno passivo com asset alocation

Geronimo
1 mês atrás

Putz, complicado, decisões erradas clássicas de livro! Mas é assim que se aprende de vdd

Bilionário
1 mês atrás

Olá Inglês!

Eu comprei renda fixa americana com taxa 2% kkk

É sempre uma decisão difícil vender, pra mim pelo menos, eu demoro muito tempo pra tomar essas decisões, comprar eu acho mais fácil, psicologicamente.

Em relação a esse tipo de erro, eu já fiz muito, mas só fica claro que é um erro depois, na hora das incertezas, sem uma bola de cristal, é difícil tomar qualquer decisão, por isso a dificuldade, mesmo para os mais experientes, e por isso que o velho Bastter recomenda pros novatos não vender nunca, o que é um exagero, mas faz sentido.

Abraços!!

Cyber
1 mês atrás

Comecei esse ano – e já cometi um erro enorme: caí em golpe de crypto. Bem, pelo menos o valor não foi alto, rsrs. Ah, posta sim sua carteira de ações, vai ser legal acompanhar!

Longe do Limite
1 mês atrás

Excelente artigo, Inglês. Se me permite, acredito que a situação narrada não seja fruto da falta de convicção, mas falta de inteligência emocional. Por mais que estudemos e busquemos seguir um planejamento, para manter o foco em meio a uma crise é necessário um tipo de frieza somente adquirida com a experiência. No seu caso, a experiência foi a pandemia. No meu, a longínqua crise do subprime. Comprar em meio ao famoso som dos canhões não é tarefa simples, porque é muito, muito duro você comprar e as cotações seguirem caindo, mesmo que o preço e as variáveis façam sentido.… Read more »