Experimento com os Bancões BBAS3, ITUB4 e BBDC4

Na época de ouro da blogosfera, víamos artigos muito interessantes sobre como melhorar nosso desempenho nos investimentos.

Tínhamos artigos sobre Dollar Cost Average, Alocação de Ativos, como buscar empresas na bolsa de valores para obtermos melhores retornos…

Enfim, época boa.

Trazendo um pouquinho dela a tona, vou tentar replicar um “trade system” que o Investidor de Risco nos apresentou em seu blog, que nada mais é do que um giro de ações entre os bancos BB, Itaú e Bradesco.

Mas não pense que é um trade simples, pois não é. Afinal, para executar a estratégia proposta pelo Investidor de Risco, é necessário:

  • Estar por dentro dos balanços dos 3 bancos citados acima
  • Entender Análise Técnica

Como não sou adepto da análise técnica, vou substitui-la por algo bem mais simples, bem ao molde da fórmula mágica de Joel Greenblatt.

Confira abaixo como será a estratégia.

Buy and Hold ativo com BB, Itaú e Bradesco

estratégia com BB, Itaú e Bradesco

Para acompanhar o desempenho dos bancos usando seus balanços, volto a recorrer a um livro bastante citado aqui no blog.

Este livro é o Investindo para Vencer – João Bosco Oliveira Junior.

O que me fascinou neste livro a ponto de eu sempre estar aqui recomendado, é em relação a sua simplicidade em passar como você deve fazer.

O livro não tem enrolação, vai direto ao ponto. Se quiser uma amostra de como é uma análise de balanço usando ele, eu analisei a UNIP6 usando os passos do livro.

Feita a análise dos bancos, agora vamos definir os parâmetros para girar a carteira, que a principio, terá apenas uma ação do setor financeiro.

Logo a ideia é ter em carteira a ação com o maior ROE e o menor preço da ação. Para girar a carteira, o Investidor de Risco usou médias móveis.

Aqui vou definir um giro de uma vez ao ano caso os parâmetros sejam atendidos.

Ou seja, o giro de ações ocorrerá se:

  • O balanço das empresas estiverem OK
  • ROE acima de 12%
  • Banco com o maior ROE apresentado custando menos que os outros bancos

Vamos para a prática.

Acessando o site investidor10.com.br, ao pesquisarmos por ITUB4, note que seu ROE está em 17,41% e a ação está sendo negociada a R$ 32,21

Agora olhe para BBAS3. ROE de 18,91% e preço por ação de R$ 27,55.

BBDC4 não entra na disputa, pois seu ROE está em 8,6%, o que explica sua cotação bem abaixo dos demais (BBDC4 está saindo a 13,88 reais)

Com os dados acima, eu pego e compro BBAS3 para a carteira. Daqui um ano, se as condições se manterem, BBAS3 continua na carteira, caso contrário, troco a ação.

Pretendo publicar como anda esse teste ou junto com o resultado da carteira fórmula mágica, ou em um post a parte.

Não espero obter os retornos que o Investidor de Risco obteve, mas estou ansioso para ver o que essa estratégia me dará.

Confira aqui o trade system elaborado pelo Investidor de Risco.

See ya!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mota
25 dias atrás

Não é melhor fazer logo um backtest dos últimos 5 ou 10 anos para ver qual teria sido o desempenho desta estratégia? como são só três ações e você vai manter por um ano não deve dar tanto trabalho. No investsite agora dá pra obter dados históricos dos indicadores ou então os resultados no site da cvm ou b3 e calcular manualmente, basta ter o cuidado com o looking ahead bias pegando os dados de pelo menos três meses antes da data de compra, por exemplo, caso escolha como data de compra o primeiro dia útil de cada ano, vai… Read more »

Mota
25 dias atrás
Reply to  Mota

Quanto ao “custando menos” você não explicou bem que medida vai usar, você não está usando a cotação certo? por que não faz sentido. Uma ação pode custar 10 e ser muito mais cara que outra que custa 100, isso só depende da quantidade de ações em que se divide o capital da empresa, para alguma aproximação de “cara” ou “barata” é preciso um indicador relativo, tipo P/L, EV/EBIT ou P/VPA

Mota
24 dias atrás

Bancos e Elétricas são conhecidas por terem um ótimo desempenho e com a volatilidade mais baixa que outras ações, agora eu devo insistir que um backtest iria incrementar muito seu estudo e trazer mais confiança que possui uma probabilidade maior de sucesso daqui pra frente. O que precisa ser respondido é se selecionar um banco dessa forma foi realmente a melhor escolha? os outros bancos não selecionados tiveram um desempenho melhor ou pior?, o desempenho da estratégia foi melhor que o do mercado? será que foi melhor que a renda fixa?. Como dizem que os bancos tem muitos ativos avaliados… Read more »

Linelson
25 dias atrás

sério que está comparando o valor nominal unitário de cada ação? O BB acabou de fazer desdobramento rsrs