PIBB11 vale a pena?
Na busca por um ETF que atenda a alguns requisitos que você verá mais adiante, vamos ver se vale a pena investir em PIBB11 ou continuar procurando.

Primeiro ETF lançado no Brasil, seu lançamento ocorreu em 2004, o PIBB11 também é uma opção para quem deseja ter um desempenho parecido ao IBOVESPA, lembrando que este ETF diferentemente do BOVA11, segue o índice IBrX-50.
A seguir, vejamos mais detalhes.
PIBB11, o que é?
PIBB11 ou It Now PIBB IBrX-50 Fundo de Índice é o primeiro ETF (fundo passivo – para mais informações clique aqui) a ser negociado no país e que atualmente é administrado pela Itaú Unibanco S.A.
Apesar de ser o ETF mais velho da bolsa, 2004, suas cotas ainda sofrem com a baixa liquidez.
Enquanto escrevo (junho/2020), suas cotas negociadas através do código PIBB11 tem uma média de 200 negócios/dia.
Lembre-se, o lote padrão deste fundo passivo é de 10 cotas. Para compras em números menores, você pode recorrer ao mercado fracionário usando o código PIBB11F.
Este ETF busca seguir o índice IBrX-50, cobrando uma taxa de administração anual de 0,059%.
PIBB11 – Dividendos
Apesar de em sua composição contar com vários papéis pagadores de dividendos, de acordo com sua regulamentação, o PIBB11 não paga dividendos.

PIBB11 vale a pena? – Composição
Código | Papel | Tipo | Part. (%) |
---|---|---|---|
VALE3 | VALE | ON NM | 12,00 |
ITUB4 | ITAUUNIBANCO | PN N1 | 8,55 |
B3SA3 | B3 | ON NM | 6,82 |
PETR4 | PETROBRAS | PN N2 | 6,28 |
BBDC4 | BRADESCO | PN N1 | 6,09 |
PETR3 | PETROBRAS | ON N2 | 4,27 |
ABEV3 | AMBEV S/A | ON | 4,07 |
BBAS3 | BRASIL | ON NM | 3,12 |
MGLU3 | MAGAZ LUIZA | ON NM | 3,11 |
ITSA4 | ITAUSA | PN N1 | 3,02 |
O restante das posições, assim como se manter atualizado quanto a mudanças em sua composição pode ser visto aqui.
PIBB11 Rentabilidade

No gráfico acima podemos ver a comparação de rentabilidade entre pibb e o índice IBrX-50. Note que o ETF está cumprindo bem sua função, já que há um descolamento quase imperceptível da cota com o índice.
Ainda no gráfico, presenciamos uma das maiores quedas este ano (-30% em março/2020) A outra grande queda no gráfico aconteceu em Outubro de 2008 (-25%).
Segundo seu site, o PIBB11 acumula uma rentabilidade desde o inicio de mais de 480%. Em 2020 sua rentabilidade está negativa em 17,5% e em 12 meses, negativa em 7,6%.
PIBB11 Vale a pena investir em 2020?
Se você quer investir exclusivamente no índice IBrX-50, que é muito parecido ao IBOVESPA, sim, vale a pena.
Lembrando que meu comparativo entre BOVA11 ou PIBB11 comprova isso através de um estudo baseado em compras mensais.
Contudo, vale ressaltar alguns pontos contra a aquisição do pibb11. O índice no qual o fundo persegue, IBrX-50, é altamente concentrado em algumas ações (44%) como,
- VALE
- PETROBRAS
- ITAU
- BRADESCO
- B3
Temos praticamente metade da sua carteira formada por apenas estas 5 ações.
Além do mais, sua exposição se resume aos setores bancários e de commodities (exclusivamente minério de ferro e petróleo).
E olha que não adicionei Banco do Brasil e Itausa. Com a adição das duas, chega a 50% a concentração do fundo apenas nos setores citados acima ficando de exceção a B3.
Logo ele é um pouco mais concentrado que BOVA11.
Se pra você tudo bem concentrar sua carteira em dois setores, um que em breve enfrentará concorrência (setor bancário) e outro bastante cíclico (commodities), PIBB11 é para você!
Caso contrário, nossa busca no que investir na bolsa de valores com pouco dinheiro continua.
Talvez o jeito seja partir para ETFs que investem no exterior como IVVB11 ou SPXI11. Enfim, enquanto não encontramos o ETF ideal para nossa carteira, o jeito é ler um livro.
Esqueci de algo?
Mesmo com os pontos apresentados acima, ainda acredita que vale a pena investir no PIBB11?
Deixe seu comentário!
ETF – Exchange-Traded Fund
Os Exchange-Traded Funds nada mais são do que Fundos de Investimento Passivo. Este tipo de investimento busca seguir um índice ao invés de ter sua própria estratégia.
Portanto, temos ETFs que seguem índices de ações, commodities, juros ou uma combinação deles.
No Brasil, temos por enquanto apenas ETFs seguindo índices de ações como os dois oriundos deste estudo, BOVA e PIBB, no qual acompanham respectivamente o IBOVESPA e o IBr-X50.
Dessa forma também temos o SMAL11, índice que segue as Small Caps.
Nesta página da B3, você confere todos os ETFs disponíveis em nosso mercado.
Diferença entre um ETF e um Fundo de Investimento
Há muitas diferença entre esses investimentos. A primeira é que os ETFs você compra diretamente do Home Broker, enquanto os fundos você os contrata por intermédio das corretoras ou bancos.
Segundo que você não precisa de um Valor X para investir em um ETF assim como em fundos.
Exemplo;
- Em alguns fundos de investimento é possível a entrada de valores à partir de R$ 1000,00.
- Já em um ETF como o IVVB11, podemos comprar uma única cota por R$ 115,00 no mercado fracionário.
E para não me estender por aqui, aponto o famigerado come cotas. Os ETFs não sofrem com eles diferentemente de um fundo de investimento.
Caso não saiba, come cotas é;
Um apelido curioso dado à antecipação do recolhimento do Imposto de Renda em alguns fundos de investimentos. Esse sistema é chamado assim por deduzir semestralmente cotas dos fundos, em alíquotas de 20% a 15%.
Saiba mais sobre os come cotas aqui.
Entretanto, nem tudo é festa! Os ETFs pagam 15% de imposto caso haja ganho de capital. Pois nesse tipo de investimento, não existe a isenção de vendas até 20 mil reais como nas ações.
See ya!
ETF nos EUA o que acha? Penso em ter dois ou três pra exposição ao dólar e diversificação em milhares de empresas no mundo.
Eu acho uma boa Alison! Contudo, tem uns ETFs sitiados na Irlanda que são o desejo de todo investidor kkk Eles são bem diversificados e o melhor, baixa incidência de impostos. (Nos EUA pagamos 30% sobre os dividendos)
Porém não é toda corretora que permite os investimentos neles. Uma pena.
Fala Inglês!
O que realmente é atrativo no PIBB é sua taxa de administração, hein?
Estou fechando minha carteira de ETFs esse mês. A partir de agosto, começo a publicar as rentabildiades. O percentual dos ETFs de ações está assim:
SMAL11 – 5,00%
PIIB11 – 5,00%
DIVO11 – 5,00%
SPXI11 – 10,00%
Vamos ver como que o negócio vai performar rsrs
Abraço e boa semana!
Fala André!
Poxa, a taxa de adm desse fundo é coisa de louco rsrs. Eu só prefiro o bova pelo fato dele ter opções hehe. Só por isso.
Vamos ver essa sua carteira ai, bem legal. O próximo post quero publicar sobre o divo. Parece bem interessante este etf.
Abraço e boa semana!
PIBB11 é minha escolha desde 2008. Não poderia estar mais feliz com seu desemprenho, custo baixíssimo que no longo prazo supera o Bova11. Nao perco 1 minuto escolhendo empresas então o que querem melhor que isto?
Boa escolha Kuru. Pena eu não ter conhecido este ETF neste ano ai. Em 2008 pensava em fazer 10% ao mês imagina. Puta perda de tempo.