UNIP6 – Análise fundamentalista e continuação da série

Fonte imagem: Unipar

Continuando com a série de analises sobre as ações da carteira fórmula mágica, hoje chegou a vez de conhecermos a Unipar, cujo código na bolsa é UNIP6.

Caso tenha perdido as outras análises, veja abaixo o que já publiquei;



Voltando, conhece a Unipar?

Quem é UNIP6?

Passeando pelo RI da Unipar, na aba Companhia você pode ver um breve histórico da empresa.

E o que ela faz?

Atua no setor de soda, cloro e derivados, podendo participar como sócia ou acionista de outras sociedades, direta e indiretamente, inclusive por meio de fundos de investimento.

Voltando sobre o breve histórico da empresa, podemos ver um gigantesco texto referente ao OPA (Oferta publica de ações).

Para quem não conhece o termo, traduzindo de uma forma tosca OPA quer dizer fechar capital, ou seja, um acionista compra todas (mais ou menos ok?) as ações assim retirando a empresa da bolsa.

A respeito disso, o blog KBInvestimentos tem um post falando sobre as tentativas de fechar capital.

Agora, vamos a análise da UNIP6!

UNIP6 – Análise Fundamentalista 

No quadro acima podemos ter uma visão sobre a produtividade, lucro operacional e porque não, a governança da empresa através do ROE e ROIC?

Bom, abaixo alguns pitacos sobre os números;

  • Lucros contantes desde 2010;
  • A receita líquida deu um salto de 2014 adiante;
  • A produtividade da empresa se mantém por volta dos 40% conforme margem Bruta. 
  • O lucro operacional fechou 2016 com um belo salto frente aos outros anos. 
  • A governança olhando para os indicadores ROE e ROIC, melhoraram bem em 2016. 

Outros pontos vistos nos balanços;

  • A empresa mostra um quadro de dívida estável.
  • Fluxo de caixa livre positivo desde 2014.
  • Dividendos crescendo desde 2013.

Pelo pouco que vi os números de 2017, até o terceiro trimestre os dados da empresa mostram avanços em lucros e receitas. A dívida subiu, mas não foge do que vem apresentando.

Já analisou essa empresa?  Se não, o que achou? 
Aguardo seus comentários!

Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!

Postei tempos atrás um guia mostrando Como escolher Fundos de Investimento Imobiliário (FII) de Tijolo. Não sabe o que isso significa?

Confira meu post!

See ya!

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
21 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
2 anos atrás

Olá Inglês! Deves ter pego os releases da UNIP e comparou com os dados da Bastter né? Lá eles pegam os dados direto da bolsa e, se não me engano, as empresas tem 2 anos pra fazer "acertos" nos dados passados, por isso a diferença. No release a empresa coloca o que ela quiser, mas os dados que vão pra bolsa são auditados e geralmente sofrem alguma alteração. No mais, a UNIP é uma empresa muito bem administrada, com receita e lucro crescentes, boa produtividade e dividendos bem generosos na última distribuição. Só tem uma coisa que me deixa com… Read more »

2 anos atrás

parabens aos dois colegas.

2 anos atrás

Oi Inglês! Gosto muito de UNIP6, junto de EZTC3, GRND3 e ODPV3, são algumas das que mais gosto (e entendo os cases). Você tem alguma ideia de como verá o resultado trimestral de UNIP6? Estou na expectativa. Abraço, ótimo post!

2 anos atrás

Receita líquida subiu por causa da compra de duas empresas. 50% da carbocloro 201382% Do capital social da indupa final de 2016. A governança já da sinais de melhora, principalmente porque quem apita bastante coisa na empresa atualmente é o luiz barsi que possui 17% do capital social sozinho, não custa lembrar que barsi é sócio da empresa desde 2007. O frank controlador é um pilantra , mas antes dele tinha família dele KKkFrank ganhou dinheiro para comprar as participações dos parentes por meio da holding vila velha. Frank entende bem do negocio e sabe real valor da empresa, só… Read more »

2 anos atrás

Besteira dos amadores to adorando a venda ! Vai perder na variação cambial do peso x real , mas isso não tem efeito caixa. Houve paralisação em algumas plantas que afetou um pouco resulto no 4T17 No consolidado anual lucrou aproximadamente 70 a 80 milhões de reais. Vai viver um lucro bom na carbocloro, principalmente neste ultimo trimestre por causa do preço da soda em níveis historicamente elevados. Quem esta pulando fora do papel são os traders. Outra empresa que ta voltando ficar barata é grazziotin, to me coçando para comprar mais ! Infelizmente tenho muito dinheiro por ali também… Read more »

KB Investimentos
2 anos atrás

Valeu pela citação Inglês!

O pessoal nos comentários resumiu bem o caso da empresa: foi o famoso turnaround.
Até por conta da alta expressiva em 2017, essa acabou sendo minha maior participação na carteira pessoal.
Eu também acredito que a governança é o calcanhar de aquiles da empresa. Mas foi justamente esse motivo que permitiu comprar a empresa tão barata e ela estar tão bem na fórmula mágica.

Abraço.

2 anos atrás

Exato KB Teve rolo tecsis que entrava com equivalência patrimonial negativa no balanço , principal porque só dava prejizo sujando balanço da unipar. Pena que não peguei para estudar empresa bem antes da disparada. Comprei 2300 aos 11 vendi um pouco tentando fazer um trade que me deu 30% num dia e 40% no consolidado, vendi por por 13,50 e retornei unipar depois as 16. Atualmente estou com 2100 ações desta bagaça PM 14, 16 e 27 Quem ficou comprando a empresa desde 2012 foi o caso do barsi sentou na grana maravilhosamente. Este é o típico caso que vai… Read more »

2 anos atrás

Sim barsi ganhou mais de 600% porque comprou varias vezes quando ação estava na casa dos 4 reais chegando bater um fundo de 3,50 na época. Só naquele dividendo extraordinário ele recuperou tudo que investiu: Fez suas ultimas compras na casa dos 20 reais aonde comprou aproximadamente mais 2 a 3 milhões de reais completando assim 20% das ações preferência e 12% da ordinárias. Por aqui tenho um pouco de cada classe. unip6: 800 Pm 14Unip3: 1100 Pm 16UNip5: 200 pm 27 Meu preço teto é 30 por hora , mas tem potencia para mais se o preço da soda… Read more »

2 anos atrás

Barsi não vende porque ele é sócio e também por causa da liquidez restrita para um tubarão com ele, mas ele só compra mixaria para baixa o PM desde meados de 2013, ou seja ele não esta comprando pesado apenas esta mantendo posição e aumentando aos poucos.

Barsi tem uma briga antiga com victor adler que inclusive já foi sócio da unipar e vendeu sua participação no pior momento 2012 quando ações chegaram ser negociando nas casa dos 2,50.

Victor adler possui 12% do capital social, enquanto barsi possui 15% do capital social.

Conferir a briga antiga aqui:

https://exame.abril.com.br/revista-exame/racha-no-clube-do-bilhao/

https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/investidores/20130830/toma/5071.shtml

Anônimo
2 anos atrás

Estou comprando UNIP desde os 10 reais e nessa última semana em função da queda resolvi reforçar na casa dos 25-26…. Acredito particularmente que não existe mais possibilidade de OPA por três motivos: As ações estão bem pulverizadas Barsi está na alta gestão da empresa A empresa vem demonstrando aos poucos vontade de transparecer maior atenção aos minoritários , a um ou dois meses atrás saiu uma apresentação institucional da empresa aos moldes e no modelo cobrado pelo mercado, deu para notar a vontade de consolidar a imagem da empresa perante o mercado financeiro. Bom, com o preço da Soda… Read more »

Anônimo
2 anos atrás

Eu que agradeço Invest Inglês, conheci seu blog á pouco e é sempre bom termos onde discutir sobre investimentos com pessoas que também investem e analisam empresas, continue com o seu trabalho.

Abraço e bons negócios..