A Independência Financeira permite que você pegue leve, diminua…

Continuando com a série – Lições tiradas do meu Primeiro Ano de Liberdade, venho hoje contar mais um dos benefícios que Mad Fientist presenciou ao atingir a tal da IF.

E esse benefício é;

A Independência financeira permite que você diminua o ritmo e aprecie as coisas de uma forma diferente.

E no fim do post te conto como presenciar esse beneficio mesmo estando longe dessa tal de Independência Financeira

Slow Down – Desacelere…

desacelere

Mad Fientist, depois de ver um mundo de coisas que você pode aprender e explorar graças a  independência financeira, resolveu em sua segunda semana de liberdade ir mais afundo das coisas que já gostava.

E uma dessas coisas tem nome;

Alguém ai já experimentou um bom Café?
Se já, me conte onde!
😀

Mad Fientist conta que sempre bebeu café, mas que nunca procurou saber mais sobre essa bebida. Agora com tempo, resolveu pesquisar mais sobre isso.

Assim deu inicio sua saga. Segundo ele, começou a experimentar vários tipos de café, tipos que sequer sonhava que existisse, além de aprender sobre os grãos, como se faz…

Agora, seu gosto por café aumentou consideravelmente, sem contar a experiência em conhecer novos sabores…

Tudo isso graças a…a… Tempo!  E a independência financeira te dá isso. Tempo.

Tempo para saborear uma simples xícara de café, ou qualquer outra coisa que você queira fazer.

Algo que dificilmente você terá enquanto trabalha…

Eu falei difícil não impossível!

Apesar de dizer acima ser difícil ter tempo para curtir algo que você goste de fazer, saiba que dá para ter uma pontinha dessa experiência mesmo longe da IF.

O importante é começar abolindo a expressão – Eu não tenho tempo para isso! 

Após isso, adicione a palavra chave;

Prioridades!

Para fazer o que gosta, terá que entender bem o significado dessa palavra.

Pois infelizmente, você não conseguirá fazer tudo o que quer, mas, com uma gestão de tempo e prioridades, você consegue fazer o que definiu.

Não será fácil, mas consegue.

Conclusão

Quem atingi a independência financeira pode diminuir o ritmo e saborear uma xícara de café, chá…

Pode pegar mais leve com o que estiver fazendo, afinal, tempo lhe sobra…

Algo impensável para quem está na correria do dia a dia não é mesmo?

Geralmente sua rotina o condicionou a tomar seu café da manhã o mais rápido que puder, quando não almoço, jantar…

Sem contar as tarefas!

Eu mesmo para treinar de manhã, preciso acordar mais cedo. E isso faz com que eu durma mais cedo e deixe de fazer alguma coisa. Ou faça essa coisa e durma menos…

Portanto, dá para fazer, desde que esteja de acordo em abrir mão de alguns minutos de sono, ou de alguma tarefa.

Enquanto não atinge a IF, é o que tem…

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

40 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
6 anos atrás

Ótimo post, Inglês. Eu sempre bato nessa tecla. Não dá pra esperar a felicidade somente depois da IF. Muita coisa boa pode ser feita, a despeito do trabalho chato, do trânsito, do governo corrupto, dos chimpas e etc..

O caminho e a meta ambos são igualmente importantes, então devemos aproveitar bem os dois, para quando chegarmos a meta não acharmos que "gastamos" muito anos da nossa vida "sem viver com qualidade de vida".

Abraço e sucesso.

6 anos atrás

II,

Gostei muito do que falou sobre desacelerar. O exemplo do café foi ótimo: quantas vezes realmente saboreamos de verdade um alimento ou uma bebida?

Acho que uma de nossas maiores necessidades é aprender a viver o momento presente de forma adequada, pois isso resultará em maior clareza mental e provavelmente um melhor entendimento sobre quais são nossas reais prioridades.

IF + tempo + noção clara das prioridades e desejos (seus e não os da mídia ou grupo): acho que seria a combinação perfeita.

Abraços,

6 anos atrás

Olá II,

Parabéns pelo post. Com a IF fica bem mais fácil. Dá para fazer as coisas com mais tranquilidades, já quando trabalha as vezes não dá para fazer de boas.

Abraços.

Anônimo
6 anos atrás

Curtir a vida de solteiro com a if deve ser bom. O problema é que se o solteiro não sair com garotas de programa não vai sair com ninguém, caso queira ficar solteiro pra sempre.

Mulheres em geral não aceitam se relacionar com alguém que não seja por um namoro. Então se vai viajar, viaja sozinho.

6 anos atrás
Reply to  Anônimo

Verdade, anon. Manter-se solteiro saindo com civis fica cada vez mais difícil com o passar dos anos.

A não ser que a pessoa se envolva com essas vileiras que ficam com 7 homens por semana.

Toda solteira, de mediana a top, acaba desejando o namoro após algum tempo. O alarme do relógio biológico delas dispara quando se aproximam dos 30, não tem jeito. Se o cara tiver uma condiçãozinha então, meu amigo…

AA40
6 anos atrás

Exato. Por isso não dispenso tirar férias bacanas todo o ano e viajar pra um lugar legal mesmo custando alguns meses de IF, pq sim existe vida antes da IF (não é das melhores mas existe kkk)

Anônimo
6 anos atrás

Depois dos 40 começa a diminuir o ritmo. Dos 16 aos 40 é foco total na IF.

Sem casar e sem filhos.

AA40
6 anos atrás
Reply to  Anônimo

depende muito. tenho filho e casei e msm assim consigo salvar 50% sal

Anônimo
6 anos atrás
Reply to  Anônimo

Falo em relação a não gastar tempo com filhos, por isso a preferencia por não ter os mesmos.

Anônimo
6 anos atrás
Reply to  Anônimo

Anon das 14:42 – que deve ser o mesmo das 11:22, nesse ponto você foi pertinente. Ter filhos deve ser uma maravilha, é uma nova vida e um mundo pra ela aprender, fora a alegria de ser pai e acompanhar a evolução da criançada. Mas é aí que projetos paralelos ao trabalho ficam mais complicados de gerir – não impossíveis, mas mais difíceis – porque crianças demandam atenção, amor, carinho e educação. Não espero que alguém invente de ter um filho só pelo bolsa família. Enfim, não é impossível de economizar mesmo tendo filhos, só não vai ser simples como… Read more »

É inglês, é algo que sempre pensei.
Agora chegando aos 30 estou prestando ainda mais atenção nisso, afinal, dos 20 aos 30 parece que a vida VOOU!
Então, como alguém disse acima, eu estou priorizando fazer uma das coisas qu emais gosto na vida – viajar – e adiando um pouco a IF. Lá na frente, esses 10k, 20k de reais que eu gasto em viagens por ano não fará muita diferença, mas no presente, está fazendo sim uma enorme diferença!
Abs!

Anônimo
6 anos atrás

experiencia propria, qnto + velhos ficamos + rapido o tempo passa…acredite.

JN

6 anos atrás

Completei 40 anos essa semana e agora estou bem mais tranquilo, depois de passar sufoco e ralação desde os 17 anos, hoje posso dizer que vivo bem e terei uma velhice tranquila, não fiquei milionário mas posso parar de trabalhar hoje que continua entrando dinheiro na minha conta. Que a blogosfera tenha mais blogs positivos e inspiradores como o seu IG!

Anônimo
6 anos atrás
Reply to  Gerson Ravv

O milhão deve vir até os 20 anos. Marina Ruy Barbosa, Neymar, Whindersson, todos milionários quando tinham 20 anos.

6 anos atrás

Fala meu querido Inglês!

Cara, o TEMPO e a LIBERDADE são os ativos mais valiosos que temos.

O dinheiro é o que nos permite fazer o QUE QUISER a HORA QUE QUISER.

Seu texto está perfeito! É exatamente isso mesmo!

A propósito: como andam os treinos matinais?!

Cheers!

6 anos atrás

Isso aí, II! Tudo se resume a um bom gerenciamento de seu tempo, vinculado às coisas que lhe dão prazer verdadeiro. E claro, com a IF, a liberdade de escolha amplia-se bem mais!

Abraço!

Paulo Henrique
6 anos atrás

No lugar de "eu não tenho tempo" eu não diria para trocar por prioridade, pois não eh muito impactante, eh facil falar que tomar um bom café não eh prioridade, eh fácil falar que a academia não eh prioridade. Eu prefiro trocar por "isso não eh importante para mim", isso sim eh um tapa na cara, onde em faz eu pensar duas vezes antes de qualquer coisa que esteja deixando de lado. Tomar um bom café não eh importante para mim? Ir para academia não eh importante para mim?

6 anos atrás

Fala Inglês, blz.

Cara, seu post foi excelente, penso exatamente assim. Inclusive um tempo desse fiz uma reflexão sobre a parte que você falou desse estágio antes da IF, lá no blog
https://diariodeumpoupador.blogspot.com.br/2017/11/enquanto-if-nao-chega.html

às vezes a gente tem que parar mesmo, definir prioridades, e não deixar a correria do dia-a-dia nos consumir.

Um simples café na varanda pode ser uma sensação tão gostosa que muitas vezes deixamos passar.

Forte abraço, e excelente reflexão!

Anônimo
6 anos atrás

Gostaria de receber uma força para divulgar o meu novo blog sobre Independência Financeira. Nele vou compartilhar meu último ano antes de começar a viver a sonhada IF. Lá compartilho um olhar menos técnico e uma visão mais pessoal da transição que estou fazendo para deixar meu emprego. Se eu puder divulgar aqui no seu blog ficaria feliz em retribuir a gentileza colocando um link na minha página também.
IF365 | INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA E APOSENTADORIA ANTECIPADA

Obrigado!

Sr. IF365

6 anos atrás

Oi Inglês!

TEMPO é o bem mais precioso que temos.

A nossa perseguida IF pode contribuir bastante para que tenhamos mais tempo pra fazer o que desejamos, sem ter que fazer o que "precisamos".

Mas enquanto a IF não chega, vamos aproveitar os pequenos momentos que temos livres e realizar coisas que nos tragam alegria.

Pó pó pó 😉

6 anos atrás

Fala II Já que você comentou no post sobre café. Uma parada que fiquei fazendo por um tempo aqui e é muito legal é rabalhar cada dia numa cafeteria diferente. Como aqui na Europa a proporção de cafeterias é próximas a de botecos do Brasil, você consegue praticamente trabalhar meses sem repetir um local. Como pessoal já falou de dois pontos como reduzir o ritmo no trabalho e viajar. Então porque não combinar os dois. Trabalhar durante a viagem tem varios jobs que da pra fazer remoto e sem aquela obrigação de ganhar dinheiro você pode pegar algo mais amigável… Read more »

Anônimo
6 anos atrás

Pior que no meu caso está acontecendo o contrário, estando a exatos 1 ano e 3 meses da minha IF só consigo apertar o ritmo… recentemente aceitei uma promoção no emprego que levou meu nível de stress as alturas. Para piorar vendo o F-you money todo dia nas minhas planilhas me fazem querer jogar tudo para o alto hoje mesmo. Nunca achei que ver a linha de chegada fosse tão difícil, jurava que me daria mais motivação e me permitiria pegar mais leve, porem aconteceu exatamente o contrário…rs

Sr. IF365

Blog IF365 | INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA & APOSENTADORIA ANTECIPADA