Hora de investir em Prefixado? Renda fixa a 10% ao ano!!!

É hora de investir em prefixado?

Hoje não precisa pesquisar muito para encontrar juros de dois dígitos. Basta abrir o site do Tesouro Direto na parte de preços e taxas e temos os seguintes títulos;

hora de investir em prefixado?

Veja que o título de 10 anos rompeu os juros de um dígito só. Hoje podemos “garantir” uma taxa de 10,17% desde que carregue o investimento até o vencimento.

Mas, será que é uma boa ideia?

É hora de investir em prefixado pagando 10% a.a?

Apesar de parecer um bom investimento “garantir” 10% ao ano em renda fixa, precisamos levar em conta um mero detalhe.

E esse mero detalhe se chama = Inflação.

Claro, a outros pontos como expectativa da taxa selic, que já sabemos que não ficará nos 5% atual além da atuação politica.

Lembre-se, teremos eleições ano que vem e ela promete. O governo atual já está fazendo malabares para ganhar popularidade.

Se você tem mais de 30 como eu, já tem noção dos impactos que as invenções politicas tem sobre o mercado.

Logo acredito ter tirado a dúvida se é hora de investir em prefixado longo pagando 10% ao ano.

Pois não é.

Se encontrar uma opção pagando isso em curto prazo, tipo uns 2 a 3 anos, talvez valha o estudo. Apesar que somente o cenário politico já me deixa com bastante receio em fazer um movimento desse.

Posso investir em prefixado agora então?

Pode. Sabendo que;

  • O juro real de um prefixado de 10% está entre 1 a 2% (a inflação em 12 meses passou dos 8%), o que convenhamos, está melhor do que os juros negativos de agora a pouco.
  • Os juros curtos (taxa selic) continuarão subindo, logo é de se esperar mais prêmio nos juros longos.

Tendo esses dois pontos em mente, você pode alocar uma pequena parte do seu capital principalmente se encontrar alguma oportunidade com vencimento curto (2~3 anos)

Eu pelo menos costumo fazer assim, como acredito ter contado neste post. (Até preciso revisa-lo).

E você, vai aproveitar os 10% ao ano, ou vai ficar quietinho esperando um prêmio melhor?

Por ora sigo assim…

a procura da oportunidade

See ya!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
2 anos atrás

Não entendo a lógica de assumir esse risco por esse premio. Basicamente, é apostar que a inflação média anual no brasil será menor que 6% pelos próximos 10 anos. Pois caso contrario melhor pegar IPCA+

Se for pra correr “risco”, historicamente, a renda variável no exterior (em moeda forte) paga um premio mt melhor.

Geronimo
2 anos atrás

Isso, diz pro povinho besta manter na Bovespinha pra ver se não vao se arrepender de deixar de ganhar 10%ao ano depois

Ronaldo
2 anos atrás

O grande detalhe nisso tudo é que fui pra renda variável em 2017 esperando um grande resultado mas minhas escolhas foram ruins. Se tivesse deixado tudo em pre-fixado estaria rindo hoje com 10-12%aa. Não adianta ! Renda fixa ainda salva

2 anos atrás

Acho que a principal lição é que temos que tomar cuidado com discursinho de Youtuber que passou os últimos 2 anos berrando aos quatro ventos que a “renda fixa está morta”. A falta de educação financeira nesse país é terrível, vide o sucesso que ações como IRB e OIBR faz com os sardinhas. E o IPO do Nubank vêm aí, e com um “avaliação” de R$ 250 bilhões! Talvez entre esse IPO e o Pré-Fixado 2031 eu ficaria com o último. Sobre investimento no TD a única opção que acho interessante estudar para aportar na minha carteira é o IPCA+2026.… Read more »

2 anos atrás

Eu invisto em NTN-Fs desde 2011. Eu cansei de contar as vezes que ouço/leio gente falando mal deste tipo de investimento, mas é apenas a segunda vez em 10 anos que vejo os títulos com vencimento mais próximo estarem mais caros que o de vencimento mais longo. Isso já descontadas as despesas e o IR. A primeira foi ano passado, quando aproveitei para trocar os títulos que venciam em 2021 por títulos novos, com vencimento em 2031. Então, no meu entender, é um excelente momento não só para o pessoal estudar com mais carinho o NTN-F, mas também para aproveitar… Read more »

Leandrinho da TI
2 anos atrás

Oportunidade, mas ir comprando aos poucos pq vai ficar bem melhor ainda!!!!! Deixa a ditadura se escancarar!