Em que o Brasileiro investe? (espero que não na AMER3!)

Em que o Brasileiro investe, você tem ideia?

Não vale dizer poupança hein!

Também torço para que poucos tenham AMER3 na carteira!

Mas sim, em pesquisa realizada pela Anbima em 2021, a caderneta de Poupança ainda é o principal investimento dos brasileiros.

Em se tratando de um pais que a renda média não passa dos 3 mil reais, conforme vimos em minha pergunta se 5 mil reais brutos pode ser considerado bom, faz sentido a famigerada poupança ainda liderar como principal investimento?

Eu acho que faz, e você, o que acha?

Mas temos uns guerreiros que já se aventuram em outros produtos. Te surpreende o segundo colocado?

Em que o Brasileiro investe

em que o brasileiro investe

Conforme imagem acima, temos isolada a caderneta de poupança, que ao meu ver se justifica devido a 90% da população ganhar pouco.

Claro, também tem questões como educação, que conta muito alias. Mas o fator renda é preponderante em minha opinião.

Já o segundo colocado, fundos de investimento não me surpreende. O que me surpreende são os títulos privados estarem à frente do tesouro direto.

Te surpreende também?

Ações não esperava muita coisa. Mesmo com todo o crescimento dos últimos anos. Afinal, enquanto pagarmos uma “bala” de juros mês a mês, fica difícil para as ações concorrerem.

Pegando os dados do mercado de 1995 até hoje, o IBOVESPA não bateu o CDI.

IBOVESPA X CDI
Fonte Imagem: Aposente aos 40

Claro que rentabilidade passada não é garantia de futura, mas veja bem, você alocaria 100% da sua carteira em renda variável olhando estes dados?

Outra coisa, alocar em renda variável com gestão passiva, tipo pegar um ETF de algum índice e esquecer, parece loucura em nosso pais.

Ai uma pessoa que tem dinheiro na renda fixa vê o caso das Lojas Americanas, que do nada me aparece com um rombo de 20 bilhões, diz:

Ações, renda variável… Tô fora!

É, de certo modo, errado ele não está…

Quer saber mais sobre onde os brasileiros investem? Leia o estudo realizado pela Anbima e saiba mais sobre sua localização, idade entre outros.

See ya!

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuel
1 ano atrás

Rapah, renda variável no Brasil nao dá pra confiar. Pra que vai arriscar?
Brasil é renda fixa e Só. Quer bolsa, tem opções mil vz melhor – EUA

1 ano atrás

Apesar de tudo, na minha carteira o que deu melhor resultado até o momento foram ações, na renda fixa fiz muita cagada e sofri com marcação a mercado, ficando com resultado consolidado ruim, se tivesse ficado 100% carteira CDI teria tido resultado melhor.

Lucas
1 ano atrás

AMER3-“Chamar de ‘inconsistências’ os fatos relatados não passa da tentativa de emplacar um eufemismo para uma fraude multibilionária que não só destruiu patrimônio dos acionistas da companhia como, e principalmente, mina a credibilidade do mercado de capitais brasileiro, afugentando investidores justamente em um momento em que a economia nacional tanto precisa de investimentos diretos na produção para retomar sua trajetória de crescimento”
A PwC que deveria auditar e flegar isto, é uma das maiores culpadas pelas fraudes, inclusive ela auditava Petrobras na época da Lava Jato. Quem ainda contrata a PwC?

Isto evidencia pq nao podemos investir na bolsa brasileira.

1 ano atrás
Reply to  Lucas

O problema é que essas fraudes acontecem no mundo inteiro. Nos eua já teve algo do tipo.

leo
1 ano atrás

Longo prazo é rei. Se vc considerar stock pinking, a isenção dos dividendos e a isenção ate 20k, o total return da uma diferença boa. O dia que acabar isso no BR, renda variavel rest in peace.

(misturei ingles com portugues para vc entender, ja que é meio ingles, meio Br. rs)

1 ano atrás

Acho que devemos ser o país da renda fixa ainda por um bom tempo…
Me impressiona tão pouca gente ainda investindo no tesouro direto.

Investidor Inglês,

Achei impressionante que, apesar do crescimento de conteúdos sobre Educação Financeira, 29% ainda opta pela poupança e que o TD tem apenas 3% de investidores.

Como está a sua filha? Já deve estar grande! 🙂

Boa semana!

scant
1 ano atrás

Em que o Brasileiro investe?em joo do bicho e agiotagem

abs

1 ano atrás

Inglês,

Não fiquei surpreso com o resultado da pesquisa. Em relação a sua admiração pelo desempenho de fundos de investimento e renda fixa privada ficar a frente do TD, é válido lembrar que os bancões com seus fundos DI e CDBs são um destino importante de recursos para milhões de brasileiros.

O TD ainda é algo distante para a maioria das pessoas.

AMER3 é um lixo e sempre foi.

Abraços,
Pi

Marcio
11 meses atrás

Se vc adicionar o pl nas ações q vc vai comprar comprar ações mais descontadas, ações que da lucro pelo menos 5 anos sem falhar o ideal era 10 anos. Acho q se achar deve ser uma pechincha, será q tem?