O Bull Market e o canto da sereia…

bull market

Em todo Bull market, surge investidores que acreditam serem infalíveis. E mesmo que você não esteja neste time, é bom sempre ter em mente alguns pontos.

Mas antes de menciona-los, vejamos um pouco de história.

O porquê do termo Bull Market?

Primeiramente, caso não saiba Bull Market é quando o preço dos ativos aumentam em um determinado período.

Para o inverso, também temos um termo no qual é Bear Market.

Essas duas frases são comumente usadas para ações. Mas elas também podem representar outros investimentos.

Por que usar um touro ou um urso (Bull e Bear) para descrever uma tendência do mercado?

Richard S. Tedlow, autor do livro Miopia Corporativa, diz que as expressões refletem a forma como esses animais atacam suas presas.

O urso as sufoca com suas patas na direção do solo. Este movimento de cima para baixo se assemelha a um gráfico no qual o preço das ações é cadente.

Já os touros jogam suas vítimas para cima com os chifres, ilustração similar a de um gráfico cujos papéis estão subindo de preço.

Quando esses termos se associaram com o mercado financeiro?

O termo Bear (urso) veio primeiro. Os etimologistas apontam para um provérbio alertando que não é sensato “vender a pele do urso antes que alguém o pegue”.

No século XVIII, o termo pele de urso estava sendo usado na frase “vender (ou comprar) a pele de urso” e no nome “trabalhador de pele de urso”, referindo-se a alguém que vendia a “pele de urso”.

O termo “pele de urso” foi rapidamente encurtado para “urso” e logo foi aplicado a ações que estavam sendo vendidas por um especulador e ao especulador que vendia ações.

Cuidado com o canto da sereia, melhor, do Bull Market!

Depois de trazer a tona essa historinha, vamos aos pontos mencionados no inicio deste texto.

A chance de você ganhar dinheiro no bull market é grande. Mas a de perder também.

Apesar do ciclo do touro ser caracterizado pela valorização das ações, isso não quer dizer que elas irão subir ad-eternum.

É normal que elas corrijam, ou seja, que seus preços apresentem quedas mesmo nesse momento de alta. Afinal, muitos investidores podem ter se dado por satisfeito com os lucros obtidos e resolveram colocar a grana no bolso.

Portanto, não entre em uma operação neste momento achando que não pode perder. Alias, nunca entre numa operação com essa mentalidade. Pois você pode sim perder seu trade.

Mesmo em um bull market!

O mercado financeiro tem uma espécie de armadilha que geralmente pega os novatos e nem tão novatos. Você ganha um, dois, as vezes três trades. Isso leva sua confiança nas alturas.

Entretanto, quando monta sua quarta operação, não se espante se você devolver tudo e mais um pouco do que ganhou.

E esse bendito mercado de alta tem a proeza de fazer você esquecer da armadilha.

O Investidor Inglês, que é um amador um pouco experiente no mercado, acredita que caiu nessa armadilha. Depois de se sair vencedor em duas operações com borboletas, montou a terceira recentemente. E pior, aumentou a mão.

Sabe, confiante devido a dois sucessos, você ignora os riscos e aumenta as fichas para retirar mais dinheiro do mercado.

Está ai a armadilha. É nessa hora que o mercado te pega. Ainda bem que minha operação tem como o tempo a favor, logo apesar de estar no prejuízo, posso aguardar o tempo passar para tomar uma decisão.

Essa operação me permite isso. Apesar de estar no prejuízo, como ainda tem tempo até o vencimento das opções posso leva-la até lá esperando que o cenário mude.

Contudo, fica o recado. Cuidado com o canto da sereia.

Fonte: Qual é a origem dos termos “bull e bear market”?
Fonte: The History of Bull and Bear Market.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcos celio carvalho defina
4 anos atrás

Perfeito! E esse bear virá a curto prazo até porque é saudável pro mercado e pra colocar nossos mindsets no seu devido lugar novamente. Nada sobe pra sempre.