Emocional na bolsa de valores, conta muito? {conta demais!}

Com uma certa experiência na bolsa de valores, sabemos que o emocional tem um grande peso nas decisões tomadas.

E essa experiência não precisa ser longa, basta colocar uma boa quantia de dinheiro em uma ação e vê-la oscilar para baixo.

Se o amigo tiver problemas no coração…

Eu como um cara moderado, nunca havia colocado quantias generosas na bolsa. E isso mesmo lá em um longínquo 2007, quando comecei.

Sabe aquele medo de perder tudo?

Então, foi esse medo que me fez sair antes de perder o pouco que havia colocado.

Assim, quando resolvi voltar sabia que meus investimentos só aumentariam quando eu aceitasse, não sei se essa é a melhor palavra para definir, a volatilidade.

O Viagem lenta postou dias desse sobre essa palavrinha que incomoda os iniciantes: – Volatilidade significa riscos para sua carteira?

O Emocional na Bolsa de Valores…

emocional na bolsa de valores

Voltando, depois que acostumamos com o sobe e desce, e principalmente, perdemos o medo, precisamos ficarmos alertas com nossas operações.

Pois podemos “perder a mão” e acabar com um patrimônio formado durante anos.

Isso se aplica a quem gosta de fazer seus trades vez ou outra, tenta acertar a bola da vez usando um recurso de Poker chamado All-in…

E por ai vai.

Conforme um texto aqui do blog, comentei que adquiri um curso de opções. E como ele é bem prático, você aprende várias estratégias para já colocar em ação.

Imagina a ansiedade em coloca-las em prática?

Ou como dizem: Entrar no game?

Logo já mudei algumas operações que tinha em andamento devido ao curso e, sim, aumentei minhas posições.

E confesso, ando pensando em aumentar mais.

Mas parei, respirei e vim aqui escrever este post. Na bolsa de valores é preciso controlar o emocional.

Pois se deixarmos levar puramente por ela, problemas nos aguardam.

P.S – Agora que estou operando pra valer usando as opções, sei porque alguns tem medo delas. É fácil se perder se você não tiver controle. 

Fácil, fácil…

Antes de ir embora, deixo aqui a sugestão de um livro que está estava de graça na Amazon no formato digital.

The Behavioral Investor – Daniel Crosby

Livro - The Behavioral Investor (O Investidor Comportamental fala sobre o Emocional na Bolsa de Valores)

Não sei se há versão em português, não pesquisei. Se tiver, deixe um comentário.

Assim que terminar sua leitura, posto sobre ele.

See ya!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
4 anos atrás

É algo muito importe a considerar. Eu mesmo na minha última experiência em renda variável resolvi apostar em BIDI4, coloquei pouco dinheiro (R$1.200) só para testar o home broker, depois de poucos dias eu já tinha entorno de 3%-3,5% de ganhos acumulados, fiquei empolgado e já falava em investir outros R$ 10.000,00 na ação, por falta de tempo acabei não fazendo isso, na semana seguinte a ação enfrentou dias seguidos de queda e no final o 'lucro' de 3,5% acabou se tornando uma venda com prejuízo de -1,5%, deixei me guiar pela emoção e tomei a decisão errada, aprendi semanas… Read more »

4 anos atrás

Eu criei um mindset de só comprar em baixa e vender em alta. Se cair não vendo. Espero uma correção. Se cair ainda mais seguro. Não compro qualquer ação, mas aquelas que me sinto confortável para o longo prazo, de empresas com projetos de longa duração.

Confesso, entretanto, que este governo não me deixa nada confortável. Nestes dois últimos repiques para 105k do IBOV vendi sempre que pude ações esticadas.

Estou fazendo caixa pra quando vier o grande debacle deste governo incompetente. Uma hora a casa vai cair e essa é a hora de entrar comprando.

4 anos atrás

Inglês, não conheço o mercado de Opções, mas se for algo como trading, vai uma dica de alguém que já tem anos de experiência: arrisque pouco Precisamos do nosso emocional sob controle para tomarmos decisões acertadas. Quando estamos arriscando mais do que estamos confortáveis em perder, corremos o risco de estar operando unicamente com base na intuição, ainda que acreditemos piamente que estamos sendo racionais Minha dica de ouro: tente ter noites de sono tranquilas enquanto sua ordem está aguardando o prazo final. Se você dormir bem, sem lembrar das ordens, então está arriscando um valor adequado. Mas se ficar… Read more »

4 anos atrás

Olá, inglês,antes de entrar na bolsa, eu li muito sobre o assunto e fiz um curso. Apesar disso tudo, mesmo entendendo que é normal, a gente fica um pouco mexido qdo vê as quedas…rsrs Sigo a estratégia do Buy and Hold e até agora não vendi nada. Tenho SMALL CAP com 15% de prejuízo, mas como ainda acredito nela, mantenho na carteira. Além disso, como a carteira está bem balanceada, a carteira está com quase 10% de lucro fora dividendos. Tenho MUITA vontade de entrar no mercado de opções, mas me falta tempo para estudo e um pouquinho de coragem….rsrs… Read more »

4 anos atrás

Olá, English.

O emocional vai muito bem, obrigado. Algo provavelmente vindo do estoicismo tem me ajudado bastante a manter estabilidade e enxergar volatilidade como uma distração no caminho longo e (relativamente) menos turbulento do B&H.

Acho que o que me ajudou bastante foi manter disciplina e procurar balancear a carteira. Disciplina bem-seguida mata qualquer emoção como preguiça ou medo.

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor
https://pinguiminvestidor.com

4 anos atrás

Olá Inglês! Concordo totalmente contigo! O "emocional" destrói estratégias, inviabiliza retornos de longo prazo e inibe o correto gerenciamento dos riscos. Já passei por tudo isso que passou. No meu entendimento, há somente uma forma para ficarmos "vacinados" contra ele: abraçar a estratégia de alocação de ativos (mover-se pelos percentuais) ou montar uma carteira de fundos com bons gestores. Como comentei em alguns posts, vou começar a comparar minha carteira própria com minha carteira de fundos terceirizadas já nesse mês (essa semana devo soltar a alocação e na virada do mês, as rentabilidades. Daí poderemos ter algo mais a comparar… Read more »

4 anos atrás

Olá II,
Existem algumas ações na bolsa que mais parece uma renda fixa, só andam de lado. Eu tenho algumas boas pagadoras de dividendos. Até aí sem muita emoção, a volatilidade faz parte. O que procuro mesmo é uma MGLU3 da vida…. essa ainda não achei, ou melhor ela está aí mas nem todos a enxergam.

abs e bons investimentos