É hora de investir em prefixado?
Hoje não precisa pesquisar muito para encontrar juros de dois dígitos. Basta abrir o site do Tesouro Direto na parte de preços e taxas e temos os seguintes títulos;
Veja que o título de 10 anos rompeu os juros de um dígito só. Hoje podemos “garantir” uma taxa de 10,17% desde que carregue o investimento até o vencimento.
Mas, será que é uma boa ideia?
É hora de investir em prefixado pagando 10% a.a?
Apesar de parecer um bom investimento “garantir” 10% ao ano em renda fixa, precisamos levar em conta um mero detalhe.
E esse mero detalhe se chama = Inflação.
Claro, a outros pontos como expectativa da taxa selic, que já sabemos que não ficará nos 5% atual além da atuação politica.
Lembre-se, teremos eleições ano que vem e ela promete. O governo atual já está fazendo malabares para ganhar popularidade.
Se você tem mais de 30 como eu, já tem noção dos impactos que as invenções politicas tem sobre o mercado.
Logo acredito ter tirado a dúvida se é hora de investir em prefixado longo pagando 10% ao ano.
Pois não é.
Se encontrar uma opção pagando isso em curto prazo, tipo uns 2 a 3 anos, talvez valha o estudo. Apesar que somente o cenário politico já me deixa com bastante receio em fazer um movimento desse.
Posso investir em prefixado agora então?
Pode. Sabendo que;
- O juro real de um prefixado de 10% está entre 1 a 2% (a inflação em 12 meses passou dos 8%), o que convenhamos, está melhor do que os juros negativos de agora a pouco.
- Os juros curtos (taxa selic) continuarão subindo, logo é de se esperar mais prêmio nos juros longos.
Tendo esses dois pontos em mente, você pode alocar uma pequena parte do seu capital principalmente se encontrar alguma oportunidade com vencimento curto (2~3 anos)
Eu pelo menos costumo fazer assim, como acredito ter contado neste post. (Até preciso revisa-lo).
E você, vai aproveitar os 10% ao ano, ou vai ficar quietinho esperando um prêmio melhor?
Por ora sigo assim…
See ya!
Não entendo a lógica de assumir esse risco por esse premio. Basicamente, é apostar que a inflação média anual no brasil será menor que 6% pelos próximos 10 anos. Pois caso contrario melhor pegar IPCA+
Se for pra correr “risco”, historicamente, a renda variável no exterior (em moeda forte) paga um premio mt melhor.
Olá Sisisfo,
Concordo quanto a pegar esse prêmio com a inflação beirando os 9% ano. IPCA +4% já dá um banho de rentabilidade no prefixado. Quanto a renda variável no exterior, não sei se agora seria o momento.
Isso, diz pro povinho besta manter na Bovespinha pra ver se não vao se arrepender de deixar de ganhar 10%ao ano depois
Em nenhum momento o texto sugere renda variável ao invés do prefixado de 10%. Contudo, também não tiraria da bovespa para alocar nesses títulos. Pelo menos não agora.
O grande detalhe nisso tudo é que fui pra renda variável em 2017 esperando um grande resultado mas minhas escolhas foram ruins. Se tivesse deixado tudo em pre-fixado estaria rindo hoje com 10-12%aa. Não adianta ! Renda fixa ainda salva
Não lembro das taxas dos prés em 2017. Mas acredito que deveriam ser bem melhores do que temos no período 2019~2021. Você concentrou todo capital em 2017?
Quanto a renda fixa salvar, ela é essencial na carteira. Mesmo neste período nebuloso em que passamos, com juros negativos, a renda fixa precisa ter sua participação na carteira.
Acho que a principal lição é que temos que tomar cuidado com discursinho de Youtuber que passou os últimos 2 anos berrando aos quatro ventos que a “renda fixa está morta”. A falta de educação financeira nesse país é terrível, vide o sucesso que ações como IRB e OIBR faz com os sardinhas. E o IPO do Nubank vêm aí, e com um “avaliação” de R$ 250 bilhões! Talvez entre esse IPO e o Pré-Fixado 2031 eu ficaria com o último. Sobre investimento no TD a única opção que acho interessante estudar para aportar na minha carteira é o IPCA+2026.… Leia mais »
Olá PI,
Todo cuidado é pouco com youtubers. Na verdade com quem quer que seja. A RF nos últimos 2 anos foi bem ruim, mas nem por isso deveria ser eliminada da carteira. É preciso ter caixa, proteção contra inflação…
Eu não pego prefixado agora pois a tendência é de aumentos na selic. E só isso já gera uma expectativa de mais prêmio nos juros longos. Enquanto a inflação não arrefecer, melhor ficar longe dos prés.
Abraço!
Eu invisto em NTN-Fs desde 2011. Eu cansei de contar as vezes que ouço/leio gente falando mal deste tipo de investimento, mas é apenas a segunda vez em 10 anos que vejo os títulos com vencimento mais próximo estarem mais caros que o de vencimento mais longo. Isso já descontadas as despesas e o IR. A primeira foi ano passado, quando aproveitei para trocar os títulos que venciam em 2021 por títulos novos, com vencimento em 2031. Então, no meu entender, é um excelente momento não só para o pessoal estudar com mais carinho o NTN-F, mas também para aproveitar… Leia mais »
Vou pesquisar sobre esse “fenômeno” dos títulos a vencer mais caros do que os longos. Não sei dizer o que acarreta.
Quanto a estudá-los, sim eles precisam estar no radar do investidor. Mas eu não vejo um bom momento para investir neles. Pelo menos, não um percentual significativo da carteira.
Abraço!
Oportunidade, mas ir comprando aos poucos pq vai ficar bem melhor ainda!!!!! Deixa a ditadura se escancarar!