O que você faria se fosse investir pela primeira vez?

Dias atrás lendo o post do Corey sobre onde investir 200 mil, pensei neste post  – O que faria se fosse investir pela primeira vez?   Será que já partiria para a bolsa de valores? Tesouro direto? CDBs? Ou ficaria na poupança mesmo?

Voltando a um passado não tão distante, após ler meu primeiro livro sobre finanças que você verá abaixo, sabe onde foi que o Investidor Inglês colocou seu rico dinheirinho?

Primeiro livro sobre investimentos…

Investi em um fundo multimercado da Mapfre. Oh lord! que rentabilidade mediocre eu resgatei na época… Fiquei uns dois anos nesse investimento. Olhe só o que a falta de informação faz, entrei nesse fundo com uma taxa de administração de 2% acompanhado de uma taxa de performance de 20% do que exceder.



Sem contar que fundos contam com o famigerado come-cotas…

Logo após veio a bolsa de valores, na qual transformei-a em um cassino. Me vem a mente horas perdidas em Agrenco, Telebras, fóruns atrás da bola da vez…

Interessante notar que vejo as pessoas entrando hoje da mesma forma que fiz lá atrás. Escrevi dias atrás sobre isso…Santo Batman!

Por medo, eu nunca coloquei TODO o meu dinheiro em um só lugar. Isso me permitiu sair quase ileso da bolsa, digamos assim… Sem contar que isso reforçou meu hábito em diversificar. Ficou como lição, sabe?

Bom, mas e ai, o que você faria se fosse investir pela primeira vez? 

Com a sua opinião, tentarei montar um post sobre como iniciar no “mundo de investimentos”.

Conto com sua ajuda!  Have a nice weekend!

Saiba o que está rolando no blog!

  • Invista na bolsa de valores com apenas 100 reais!
  • Minha Estratégia Atual de Investimentos
  • E aqui, Como fazer um planejamento pessoal

See ya!


19 comentários em “O que você faria se fosse investir pela primeira vez?”

  1. Inglês, depende da quantia. Se fosse pouco, tacava tudo na Bolsa mesmo.
    Se fosse algo como uma herança e viesse um valor alto, aí diversificava entre fixa e variável.
    Dando preferência ao Tesouro Direto, e ações na bolsa.

    Quanto ao Inglês, estou tentando ficar fluente e estou para publicar um post que venho preparando narrando essa história.

    Abraços

    Responder
  2. Quando eu não sabia nada coloquei tudo no Tesouro Selic, pois é importante não perder dinheiro no começo e nessa modalidade você não ganha muito mas também não perde. Enquanto eu juntava grana no Tesouro Selic eu estudava tudo sobre renda fixa. Depois migrei os aportes para tesouro IPCA-35 e depois IPCA-45 e graças aos PTralhas já estou dobrando meu dinheiro. Nesse meio tempo estudei sobre Fundos Imobiliários e comecei a comprar cotas de vários fundos para obter renda passiva mensal. Quando me senti tranquilo comecei com ações do Itaú e Bradesco. Hoje em dia vejo que me dei bem. Ver nosso dinheiro trabalhando em nosso lugar é melhor que comprar qualquer coisa de valor. Meu próximo passo é tirar dinheiro do Brasil mas é complicado, pois o mundo inteiro está em crise e uma bolha pode estourar a qualquer momento. O dinheiro mundial, hoje em dia, é artificial (não há lastro algum). Eu já tenho 7 terrenos e uma boa casa. Você tem que ter um plano para se tudo der errado você ter para onde correr e colocar a cabeça. Meu próximo passo é comprar uma fazenda de porte médio. Grande abraço.

    Responder
  3. Ótimo tópico de discussão. Muita gente começando agora quando vê na TV que a bolsa ta bombando. Ai começam a investir em penny stocks e se arriscar em opções e mini indice sem nem saber como funciona. É muito perigoso.
    II, um outro bom tópico seria como brasileiros não residentes podem abrir conta em corretora no Brasil, quais aceitam e tal. Recebo muitas perguntas desse tipo no meu blog e não consigo uma corretora que abra conta pra nao residente. Fica a dica

    Responder
  4. Fala II! Poxa, sua pergunta ficou muito abrangente. Investir pela primeira vez? Já tenho colchão de segurança ou não? Qual meu perfil? Quais meus objetivos e prazos? Tem muita variável rsrs

    Abraço!

    Responder

Deixe um comentário