MGLU3 Análise fundamentalista: Por que as ações da Magazine Luiza subiram tanto? Através de uma análise fundamentalista, vejamos o motivo da MGLU3 ter subido tanto.
Utilizando um livro muito comentado aqui do blog, vejamos como a empresa está de acordo a três pontos;
Pois se tem uma coisa que me intrigava, era ver seus papeis subindo, subindo, e seus indicadores mostrando que a empresa não gerava lucro.
Tanto que o começo deste texto era bem assim;
Vamos ver os números da Magazine Luiza, porque tentar entender a sua enorme valorização, não é para nós, reles mortais…
E cada vez que eu pensava em comprar, me vinha a mente – Meu, esta ação não gera lucro porque vou comprá-la?
Ou pensava nisto – A MGLU3 subiu muito, está cara!
Enquanto isso, a ação continuou subindo.
Mais, seus indicadores mudaram. O lucro líquido enfim deu as caras, a dívida líquida passou a ser negativa…
Sem contar vários outros pontos positivos.
Logo, fica claro que preciso aprender muito sobre o mundo da análise fundamentalista
Apesar de triste por não ter aproveitado o boom de suas ações, fico feliz pela lição que esse papel me deu.
Sem mais delongas, vamos para a análise fundamentalista da MGLU3.
MGLU3 – Análise Fundamentalista
No mural abaixo, trago informações adicionais ao do site fundamentus e que serão importantes no decorrer do estudo.
Em 2018 vemos que a empresa conseguiu manter os bons fundamentos apresentados em 2017.
Olha que o ano foi marcado por eleições, greve dos caminhoneiros… Coisas que impactaram nossa economia.
Mesmo com esses contras, o lucro líquido da empresa deu um belo salto frente a 2017. Dos quase 400 milhões veio para quase 600!
A receita líquida continua subindo. Por pouco não bateu os 16 bilhões.
O caixa continua positivo em cerca de 1 bilhão.
Após uma breve apresentação dos seus números, vamos analisar a Magazine Luiza utilizando os conceitos vistos no livro Investindo para Vencer para tentar entender porque as suas ações subiram tanto.
Assim como fiz com as análises de SQIA3 e CRPG5, vejamos a análise fundamentalista da MGLU3 pela ótica do livro abaixo.
Recomendo e muito sua leitura!
Neste livro, Mille o autor, nos mostra como analisar empresas usando 4 pontos. Eles são;
Governança, Geração de Caixa, Produtividade e Endividamento.
Como é de praxe aqui no blog, vamos começar analisando a MGLU3 pela produtividade para tentar entender o porquê as ações da Magazine Luiza subiram tanto.
Produtividade
Para verificarmos a produtividade da MGLU3, começamos pela receita líquida, que geralmente vem escrito no balanço como;
- Receita de Venda de Bens e/ou Serviços.
Precisamos verificar se este item está crescendo, ou seja, se a empresa está conseguindo aumentar suas vendas.
Olhando para o balanço da MGLU3, observe que sua receita líquida cresceu bem desde 2015.
- 2018: 15.590.444
- 2017: 11.984.250
- 2016: 9.508.745
- 2015: 8.978.259
- 2014: 9.779.385
Depois de observar a receita líquida, vamos verificar se seu CPV – Custo de Produto Vendido está subindo conforme a receita liquida sobe.
Afinal, isso é um indicativo que a empresa está gastando (consumindo mais energia, contratando mais pessoal…) para acompanhar as vendas da empresa.
Claro, o CPV tem que subir menos que a receita. Caso contrário, indica problemas.
O CPV da MGLU3;
- 2018: -11.053.022
- 2017: -8.378.239
- 2016: -6.586.130
- 2015: -6.399.630
- 2014: -7.086.909
Assim como a receita liquida, o CPV da MGLU3 vem subindo desde 2015. E menos do que sua receita.
Para fecharmos o assunto produtividade, vejamos como anda a margem bruta da empresa.
Margem bruta
- 2018: 29,10%
- 2017: 30,09%
- 2016: 30,74%
- 2015: 28,72%
- 2014: 27,53%
Logo concluímos que a empresa conseguiu melhorar um pouco sua produtividade.
Continuando com a análise fundamentalista da MGLU3, vejamos agora como está seu lucro operacional. Para tanto, verificamos a margem EBITDA.
No quadro acima, observamos que o lucro operacional da MGLU3 diminuiu na comparação entre 2017 e 2018.
Mas está acima dos vistos em anos anteriores.
Para não estender a análise neste ponto, vamos a um pulo do gato que o Mille fala sobre as empresas de Buy and Hold (B&H).
Mille nos diz para olharmos o Resultado Financeiro, item que você encontra na DRE das empresas.
O “pulo do gato” é que esse indicador nas empresas de B&H estão positivos ou pouco negativos.
Porém, adianto que é preciso ler o livro para entender melhor essa dica. Até por isso não vou me estender por aqui.
Geração de Caixa…
Aqui é o lugar onde analisamos a saúde financeira da empresa.
No quadro acima vemos que o lucro por ação da empresa está subindo.
Já o FCL Capex por ação, que tenta demonstrar o quanto a empresa gera de caixa por ação, anda estável depois de estar negativo em 2014 e 2015.
No gráfico acima, note que a Magalu começou a distribuir dividendos depois que começou a gerar caixa.
FCL Capex é o Fluxo de Caixa Operacional menos o Capex. Caso não saiba, Capex é a soma dos investimentos em Intangíveis e Imobilizados.
Estes dois você os encontra em Fluxo de Caixa no balanço da empresa.
Também não me estenderei por aqui. Mille diz que não há um padrão para verificar isso nas empresas, pois cada uma opera de um jeito.
Esta parte do livro é bem interessante. Leia!
Será que o Endividamento mostra por que as ações da Magazine Luiza subiram tanto?
Gosto de procurar empresas “sem dívidas”. Traduzindo, são empresas que tem mais dinheiro em caixa do que dívidas contraídas.
As vezes costumo adotar isso em minhas finanças pessoais. Bom, retornando a análise, vejamos como anda a dívida da MGLU3;
A divida da MGLU3 caiu bem desde 2014 como mostra os indicadores Divida bruta/PL e Divida liquida/EBITDA.
Já a liquidez corrente segue desde 2014 acima de 1. Abaixo uma explicação deste ponto;
- Se for maior que 1, mostra que a empresa consegue pagar suas dívidas de curto prazo.
- Menor que 1 indica que a empresa pode ter problemas caso todas suas dívidas de curto prazo sejam cobradas.
MGLU3 Análise Fundamentalista: Governança
Este item é a parte subjetiva da análise. Este item demanda um acompanhamento prolongado por parte do investidor.
Mille recomenda acompanhar os webcasts, e principalmente, verificar se a empresa chega próximo ao prometido em seus Guidances.
Não verifiquei a governança da Magazine Luiza seguindo os passos acima.
Mas uma forma de acompanhar “de longe” esse item, é verificando se a empresa entrega uma rentabilidade se não maior ano a ano, pelo menos estável.
Um pouco de história sobre a Magalu…
Depois de mostrar números e mais números lhe pergunto: – Você conhece a empresa Magazine Luiza?
Vamos deixar de lado um pouco seus números e conhecer sua história.
Segundo seu RI, O sonho do casal de vendedores Luiza e Pelegrino Donato, de constituir um comércio que gerasse emprego para toda a família em Franca, interior de São Paulo, fez nascer a rede de varejo Magazine Luiza S.A
Assim, abrem sua primeira loja em 1957. Em 76, adquirem as Lojas Mercantil. Com isso, abrem suas primeiras filiais no interior de São Paulo.<br />
- 83, a empresa expande seus tentáculos para cidades do Triangulo Mineiro (MG).
- 96, a rede chega ao Paraná e ao Mato Grosso do Sul.
Finalizando, em pleno bug do milênio, A Magazine Luiza inaugura seu comércio eletrônico. www.magazineluiza.com.br
Veja mais de sua história na página Relação com Investidores.
Concorrentes
Suas concorrentes BTOW3 (B2W) e VVAR3 (Via Varejo), apresentavam um quadro parecido até 2016.
OK, a BTOW3 não, afinal é ano atrás de ano apresentando prejuízo…
Já nos dois últimos anos, a Magazine Luiza deixou para trás com uma boa folga seus concorrentes graças a boa gestão que a empresa vem praticando.
E ai, a análise fundamentalista da MGLU3 explica por que suas ações subiram tanto?
Os números da MGLU3 melhoraram bem no período de 2014 à 2018. Em 5 anos vemos que a empresa aumentou sua produtividade, seu lucro operacional e sua geração de caixa.
E ainda tem suas dívidas controladas. Na verdade, desde 2017 sua dívida liquida está negativa. O que torna a empresa praticamente “sem dívidas”.
Assim, acredito que uma compra desta empresa não seja ruim. Porém, eu não sei avaliar se sua cotação está “barata”.
Não sei te dizer se é para “comprar ou vender MGLU3”. Alias, nem posso fazer isso.
Se pelo menos ela aparecesse na fórmula mágica de Joel Greenblatt…
Enfim, depois de toda sua valorização, é difícil pra mim, entrar neste papel devido o fator psicológico.
Concorda comigo?
See ya!
MGLU3 é estranha mesmo.
Existe alguma empresa do ramo que esteja apresentando lucros recorrentes?
Abraço.
Olá Wannabe!
Vou pesquisar!
Abraço!
Inglês,
Acho que esse foi um caso curioso mesmo. Especialmente por que estamos falando de uma companhia grande.
Lembro que há poucos anos tivemos o caso da Mundial (MNDL3). A empresa aumentou mais de 2000% em poucos meses sem nenhum motivo aparente.
Parece que de tempos em tempos, o mercado escolhe uma ação para disparar.
Quanto ao livro de investimentos, muita gente recomenda e eu gosto também do O Investidor Inteligente – Bejanmin Graham (um dos mentores do Warren Buffet).
Abraço.
Olá KB!
Lembro do caso da Mundial. O mercado deve fazer isso mesmo, sempre aparece uma ação destoando das outras…
Anotado a recomendação!
Abraço!
Olá, sr. Inglês!
What the fuck is that? Lucro nulo -nulo!- e essa valorização toda?
Primeira coisa que olho é lucro, em segundo lugar governança.
Mas esse caso da Mag Lu é estranho… como diz a música da Cássica Eller "não tem explicação, não tem, não tem."
Olá sra Jacque!
É, quero ver alguém explicar essa valorização…
Governança. Hmm interessante.
A música da Cássia Eller caiu bem mesmo…
Concordo plenamente! Estranhíssimo!! Nada subiu tanto no MUNDO do que está ação, estamos falando de 250 VEZES o valor da empresa ao final de 2015! Nem Bitcoin, nem alcoins, nada. Com certeza – como o famoso dizer – H"AlGO DE PODRE NO REINO DA DINAMARCA"!!
A empresa é ruim e nada justifica a alta.
Ressalvo apenas sua observação sobre margens baixas.
Margens altas são boas. Porém, pequenos incrementos nas margens não fazem quase nenhuma diferença.
Já uma empresa com margem de 1% dobra a lucratividade com uma margem de 2%.
O potencial de magazine Luíza é esse: receitas altíssimas com margens quase nulas. Qualquer aumento de margem e o lucro estoura (O inverso também é verdade). Não acredito que irá acontecer com Mglu, que está em um setor concorridíssimo, mas este é o valor escondido nesta tranqueira.
Era ruim dois anos atrás, não é mais.
Acho que tranqueira é muito para ela… A MGLU3 não tem dados que me agradem, mas está agradando ao mercado, então…
Concordo, o lucro poração não justifica o preço, é um papel caríssimo. Esperar dividendo nem pensar, acredito q logo venha uma subs para pagar a Netshoes
Tem explicação sim, o filho da Luiza entrou fazendo uma verdadeira revolução (venda online). O case está explicado aqui.
O mercado comprou o aumento de lucros em um setor que teve retração no mesmo período, pode ter certeza que quem estava em lojas Renner, Marisa, Americanas, etc, foi para ela. Não estou falando de sardinhas, estou falando dos grandes players, que fazem cotação andar. Quem está comprando agora são as sardinhas, este bonde já passou há muito tempo.
Obrigado Uó!
Sobre o bonde, sei não hein… Achei isso quando chegou a R$100,00…
Essas empresas de varejo nem olhe a dívida isolada que estará totalmente distorcida. Tem que juntas com os recebiveis dos clientes e vê o números de inadimplência.
Aí vc coloca isso na conta e lembro que na época que investia no Brasil a melhor nisso tudo junto era grazziotin lembro que Renner e a Luíza tinham muita alavancagem nisso.
Por isso vc vê uma receita grande mas sem lucros, vender é uma coisa receber é outra totalmente diferente.
Empresas desse tipo se começar analisando lucro já está totalmente errado, esses cases se analisa fluxo de caixa e ponto.
Olá VDD,
A primeira coisa que vejo é lucro (vim da escola bastter hehe) Se lucra, dai eu vejo os outros dados…
Vou ver isso nessas empresas que você citou
Eu olho o lucro também. Entendo que toda receita tem um despesa atrelada a ela, logo você pode lucrar, mesmo sem receber o dinheiro, pois a apuração do lucro é por regime de competência. Porém, você pode ter uma receita alta em virtude das alavancagens, mas isso tem um preço que são as despesas financeiras.
Inglês
Não sei bem o caso desta, mas algumas empresas usam como estratégia anos de expansão + sufocar concorrentes para só depois terem mudanças que vão convergir aos lucros. É uma estratégia arriscada, mas longe de ser rara.
Abraços!
Olá Guardião!
Obrigado pela informação. Interessante isso… Vou pesquisar mais essa estratégia
Abraços!
Eu tenho um Blog onde escrevo artigos sobre ações e FIIs, pode passar por lá tem bastantes artigos
Warren Buffett é a analise de balanço, esse livro mostra uma boa noção de analisar as empresas.
Eu costumo analisar as empresas,aprendi estudando, e lendo muitos livros de investimento em valor, e uma questão e estudo e pratica e experiência.
Olá Blog Dinheiro Investimentos
Vou passar em seu blog!
Eu estou engatinhando ainda nessa área…
Valeu pela visita!
Olá!
Eu precisava compartilhar isso. Agora essa cotação chega a R$ 300,00 hahahaha
auahuhuauhauhahuahu
Nada a ver, só estratégia de marketing pro dia dos namorados! Notícia engana trouxa!
Ola Investidor Inglês
Fiz um post sobre Renda Mínima Garantida em fundos Imobiliários e os cuidados a ter
Estou fazendo uma sondagem sobre onde tem a maioria do seu investimento, quem poder passar no meu blog e votar agradeço
Abraço e bons investimentos
Isso é uma bela pirâmide mas ninguém sabe o topo, cotação hoje 330,00. quem sabe ocorra um grupamento, mas nada explica essa valorização. Sorte à todos!
É cara, estou impressionado com a cotação da MGLU3! Parabéns a quem ganhou grana com ela, pq eu estou fora!
Vou falar sobre essa ação, pois passei um bom tempo a estudando. Não há absolutamente nada que justifique sua alta. Todas ações que subiram mais de 50% nos últimos 6 a 18 meses, foram de empresas que reduziram endividamento, se reestruturam, fizeram fusões, ou grandes expansões. A Magazine Luiza não representa nada disso. Houve uma melhora de lucratividade e uma redução de endividamento porém a Magazine Luiza continua com uma tonelada de rolos na justiça com Bancos e a Receita e para fechar com chave de ouro, é claro que os balanços de 2016 e 2017 estão com contabilidade ligeiramente… Leia mais »
Olá Pedro! Obrigado pela visita!
É cara, vamos aguardar as cenas do próximo capitulo…
Comprar o quanto antes, vai a R$1.000,00 a ação !!
Será? rs
Acredito que esteja usando o dinheiro que esta entrando da compra das ações para recompra-las jogando o valor das mesmas ainda mais alto.
Tenho minhas dúvidas…
Achei essa análise bem interessante!
http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/6964784/magazine-luiza-b2w-via-varejo-qual-acao-ainda-esta-atrativa
Obrigado pela visita! Vou conferi-la!
como fica investidor com o desdobramento das açoes da mglu3 , tenho 778 açoes desde o lançamento, mas no home brooker do banco do brasil minha quantidade de açoes continua a mesma nao aparecem com a fracao de 8 p 1
Olá Marcelo!
Se não foi alterado, você deve entrar em contato com a corretora para corrigirem isso. É algo automático sabe, você não precisa fazer nada. Mas já que a corretora não alterou, entre em contato com eles
O nome disso é puxeta
Funciona assim: um fundo de investimentos fica girando a acao…puxando a cotacao p cima. Com bilhoes a disposicao eles usam contas no Brasil e no exterior p dar a impressao q sao compradores distintos e sao operacoes combinadas, vao fazendo preco medio ate a o papel saia da inercia e passe a andar na direcao q eles querem. Quando a galera perceber a acao so vai estar caindo os fundos terao saido ja ha algum tempo e as pessoas fisicas ficarao com a acao e cara e desvalorizada na mao.
Bom texto! Você está certíssimo! Até a empiricus saiu recomendando MGLU3, colocou até a Luiza trajano pra palestrar! Empiricus caiu no meu conceito! É bom pra ficar esperto com esses "analistas"…
Todo cuidado é pouco anônimo… Vamos ver como se sai o próximo balanço. Atualizarei o post…
Simples: grandes investidores combinam de vender papéis de uma empresa, fazendo seu preço despencar, e quando chega ao fundo do poço compram barato, fazendo o preço subir e vendendo quando a sardinhada começa a comprar.
Será que é só isso?
Para entender um pouco melhor o que aconteceu compare market-share dela e dos concorrentes, abertura e fechamento de lojas fisicas, mgvc, e veja o quando diminuiu a receita, onde, quem imaginaria aumentar o lucro? minha projeção que até maio/junho chegue a 120, não vai ter um crescimento agressivo novamente, deve ir estabilizado sem grandes baixas, mas só o tempo dirá crc
A MGLU3 anda estável mesmo. Também, depois das últimas altas 😀
Quanto a comparação, é verdade, as outras estão bem atrás da magazine.
Valeu pela visita!
Boa tarde, Em minha humilde opinião esse é um caso de virada operacional. Todas as empresas de ecomerce citadas operavam quase sempre no prejuízo. Ocorre que houve uma virada operacional na empresa em 2016 e os prejuízos trimestrais foram diminuindo até que em 2017 começou a dar lucros. E lucros com crescimentos brutais na comparação anual. Compare por exemplo o Lucro do 3T17 com o Lucro do 3T/16. Multiplicou umas 3x e com pouco incremento de receita. A receita de MGLU3 já é maior que sua grande rival B2W. Eles encontraram a fórmula para lucrar nesse negócio antes dos outros.… Leia mais »
Boa tarde Rogerio, Obrigado pelo comentário. Muito bem pautado. Sobre as concorrentes, chuto que ainda operam no prejuízo. Depois vou averiguar isso. Sobre o lucro e receita, você tem razão, a receita subiu pouca coisa enquanto o lucro aumentou consideravelmente. Sobre a Amazon, ela já está entre nós. Mas preferiu entrar devagar ao meu entender devido a questão da expertise que você bem comenta ai em cima. Realmente é para ficar esperto pois sabemos do que a Amazon é capaz. Eu pensei em abrir posição mas acabei não abrindo. Enquanto isso a MGLU3 continuou subindo. Vamos ver como ela fecha… Leia mais »
Mag. Luiza é tipo a Amazon, pouco ou nenhum lucro mas as ações só sobem! Dificil
Difícil mesmo… Bom para quem está no jogo
Essa MGLU4 é aquela que a gente pensa "e se…".
Mas depois nos confortamos quando lemos o último post do Frugal kkk
Abraço!
kkk bem isso André!
Abraço!
Olhando o gráfico, ela está no topo histórico dela, a longo prazo isso não quer dizer absolutamente nada. Mas a curto, pode haver uma ligeira queda nos preços, fazendo muita gente desanimar. Ainda estou de fora do mercado, só olhando de longe, rsss
Abração Inglês
Nessa ação só fico de olho rsrs
Abração Diário!
MGLU e todos os grandes ecommerces trabalha em marketplace. Raros são os produtos vendidos e entregues por eles. Eles não têm gastos e recebem comissão livre. Apesar do marketplace ser algo bagunçado, caótico, ao menos não dá prejuízo, coisa que acontecia no jeito antigo de fazer ecommerce. O Uó já disse, a tia largou o negócio pro filho que investiu em ecommerce. Exageram ao acharem que houve revolução, IA da lu, etc. A menos que tenham criado um megazord maior e melhor que o da Amazon, o que acho improvável. A MGLU era uma rede pequena, atuava no interior, só… Leia mais »
Olá Armando, grato pela visita.
Então, sobre o marketplace, me intriga muitos usarem, se não for todos, e só a MGLU se beneficiar. Estranho não?
Sobre a especulação, foi um belo tiro. Quem apostou suas fichas nela se deu bem. A empresa respondeu não só com a valorização das cotações, mas como de seu negócio.
O caixa alto é um baita ponto a favor da MGLU. Dá um respiro e poder. Vamos acompanhar o que farão com ele!
Achei estranho, pois geralmente o investidor espera o dividendo, mas se esta com lucro abaixo e ai porque a ação aumenta!?
Olá Laerte,
Não entendi sua pergunta.
Que dividendo ???? Ima merreca em relação ao preço do papel.