Durante mais um acompanhamento de pregão, onde apenas observava como estavam minhas operações com opções, fui ao twitter e postei;

Após a interação com este tweet, me veio a lembrança do fatídico Março de 2020…
O cisne negro me pegou!
Em Março de 2020, o terror nas bolsas de valores mundiais foi violento. Quedas e mais quedas.
Cansamos de ver o circuit breaker entrar em ação. Para quem especula, não duvido ter sido criado apostas de quantos circuit breakers teríamos em um dia.
E no meio de toda essa tempestade, lá estava o Investidor Inglês colocando a prova as estratégias com opções que aprendera.
Uma das estratégias, consistia na venda de PUTs. Se você não sabe o que é isso, em um resumo bem rápido, vender puts significa se comprometer a comprar uma ação a x valor.
E eu me comprometi a comprar PETR4 a 30 reais.
Quando a tempestade acalmou, a PETR4 estava valendo pouco mais de 12 reais.
Ou seja, eu teria que cumprir a obrigação e compra-las a 30.
Tenso não? Mas calma, piora.
Tentativas de escapar do prejuízo

Quando PETR4 começou a cair e chegou a bater nos 27~26 reais, já comecei a pensar em fazer algo.
Afinal, era queda atrás de queda das ações no geral.
E na época eu participava de um grupo de estudo de opções. Lá um aluno apresentou uma estratégia interessante para se livrar de problemas com vendas de PUT.
Logo o Investidor Inglês aqui, correu para ler, reler, calcular…
A estratégia consistia em simplesmente vender uma trava de PUT. Vendas de trava de put são estratégias visando a alta ou estabilidade do papel.
Tudo exatamente o oposto do que estava acontecendo.
E eu ignorei.
Abrindo o jogo, eu estava vendido em 1k de puts de strike 30 da PETR4. Ai para zerar essa venda, vendi 11k de travas de alta de put do ou 27/26 ou 26/25 (não lembro exatamente quais os strikes que montei)
Veja bem, o negócio não foi tão ruim. Para assumir a venda de 1k de puts, eu precisaria desembolsar 30 mil reais.
Já com a trava de 11k, meu prejuízo máximo teórico é de…
11k.
A tentativa foi válida, mas esqueci de um “pequeno” detalhe.
Feito a tentativa de escapar de assumir petr4 a 30 reais, eis que a ação continua ladeira abaixo.
A imagem clássica do pica pau no barril descreve melhor como a ação se comportou, já que ela continuou descendo dos 27/26/22/18/14/12…
Se não me engano, a ação chegou a bater nos 11 reais.
E com isso minha tentativa de escapar se foi. Pior, fiquei com uma operação gigante que levou embora toda a garantia que eu tinha na corretora.
Assim chegamos no porquê tive minha conta na corretora bloqueada. Recebi a famosa “chamada de margem” e o assessor me falou que eu precisaria depositar x na conta, caso contrário meus ativos seriam vendidos a preço de mercado.
Lembro que o informei não dispor da quantia solicitada, mas que teria metade para colocar de imediato. Ele aceitou e fiz isso.
Contudo, devido a turbulência em que os mercados se encontravam, e eu não dispor na corretora garantias suficientes, fiquei impedido de vender opções até as coisas se acalmarem.
Ou eu depositar um caminhão de dinheiro na corretora, coisa que não fiz.
Como fui “desbloqueado”?
Para falar em números do motivo de ser bloqueado pela corretora, em Março/2020 eu tinha como garantia na corretora apenas 5 mil reais.
Contudo, ter depositado valor x na corretora não é a única forma que ela usa para te avaliar.
O quanto tem em custódia também conta!!!
Na época eu estava testando a corretora Terra e realmente não tinha quase nenhum ativo por lá, apenas umas calls e puts com vencimentos longos que eu havia adquirido.
As puts valorizaram bem, já as calls derreteram com a queda. E com as puts vendidas, que lembro não se resumir a trava de 11k, deixaram minha conta negativa.
E a corretora leva isso em conta para te bloquear. Ter patrimônio negativo com ela. Em mercados “normais”, a corretora até releva.
Agora quando tudo está em pânico, ela prefere não correr riscos.
Sendo assim, migrei ações e ETFs, como bova e divo, além de resgatar CDBs que tinha em outros lugares para alocar na Terra Investimentos.
Após deixar meu patrimônio no azul, e principalmente as bolsas se estabilizarem, o assessor liberou minhas vendas. 😀
Acredito que deva estar se perguntando se eu assumi o prejuízo da trava de 11k, certo?
Como o texto ficou maior do que esperava, volto aqui contar como me safei dessa. Mas aviso, neste texto tem a resposta de como me livrei do prejuízo.
See ya!
Resumo, JAMAIS opere opções, fique longe deste mundo que só me gerou dívidas!
Estude, se prepare para operar. Caso contrário, JAMAIS opere mesmo