Fechamento das Carteiras (inc Fórmula Mágica)

Estava comemorando o bom resultado das carteiras até o finalzinho de Outubro. Mas ai veio as fatídicas quedas e deram no que deu. Abaixo mostro os números;

  • Carteiras no geral (renda variável, renda fixa, real, dólar): 0,06%;
    • Ações BR: 0,17%
    • EUA (etfs e reits): 1,20%
    • Renda Fixa: -0,22%
    • FIIs: 0,18%
    • Fórmula Mágica: -3,39%

Fechamento Outubro/2020

Começando pela carteira fórmula mágica, fiz um video onde faço um breve comentário sobre o resultado comparando-o com Ibovespa e SMAL11.

Também aproveitei para falar como administrar essa carteira (quando vender, quando colocar mais dinheiro…)

Caso não queira ver o vídeo, a carteira em Outubro performou assim contra IBOV e SMAL11

carteira fm out/2020

E com o resultado acima, o anual da carteira FM que estava positivo, negativou em 0,55%. Ainda assim, bem melhor que IBOV e SMAL11.

Ações BR

A carteira de ações aqui fez bonito frente ao IBOV. E olha que já está inserido nela os ETFs DIVO11 e BOVA11.

Como minha intenção é consolidar o estudo com a fórmula mágica, pretendo diminuir o tempo de análise e principalmente, a quantidade de ações em carteira.

Provavelmente eu fique apenas com os ETFs, mas estou estudando ter algumas ações para ajuda-los.

FIIs

Comentei esses dias sobre os fundos no post Distribuindo os FIIs pela carteira.

EUA (Stocks and Reits)

Aqui também seguindo a filosofia de menos é mais. Vendi todas minhas stocks e com o dinheiro, peguei os ETFs, SCHD e VTI.

Renda Fixa

Aqui não fiz mudança alguma. E pela primeira vez, minha carteira ficou negativa.


Bom, a ideia de simplificar minha carteira não significa que ficarei menos tempo observando o mercado, mas sim que darei atenção ao que está dando resultado, que são minhas operações com opções.

A experiência vem sendo bem positiva, tanto que este ano tirei pouco dinheiro do meu bolso para investir pois utilizei o lucro que venho tendo com as opções para isso.

E excepcionalmente agora em Novembro, vou utilizar o que eu ganhei para viajar com a família.

Enfim, quer ganhar dinheiro do mercado?

Estude!

Os resultados são frutos de muito estudo, teste, exposição ao risco… É possível ganhar dinheiro na bolsa, mas não será fácil.

Principalmente se você apenas ir nas sugestões dos outros.

Pinterest


See ya!

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
22 dias atrás

Muito bom estes estudos!

Continue postando eles, as vezes a gente tira uns insights durante a pesquisa, também daqui uns anos você pode publicar um livro com os resultados dos estudos, só tem que manter a metodologia de pesquisa.

Abs

MURILO
22 dias atrás

Parabéns!!! Ótimo trabalho. Em relação a base de dados utilizada, o Fundamentus, não estou me sentindo seguro para utilizá-la, pois é muito diferente do Oceans14. Decidi utilizar a do status investing, pois comparei com a do Oceans e percebi que são mais parecidas. Acho mais fácil a do fundamentus estar errada do que a do Oceans e do Status que são bases mais novas e, no primeiro caso, paga.
Decidi montar minha carteira a partir desse mês com dinheiro real, no entanto, retirei empresas com baixa liquidez, com P/L e P/VPA negativo. Vamos ver como vai se comportar.

Murilo
21 dias atrás

Primeira parte da carteira montada: PRIO3, CRPG5, SMTO3, SEER3, MRFG3, CGRA4, TGMA3. O greenblat sugere 30, mas o mercado brasileiro é muito pequeno. Inglês, vi que vc tem uma quantidade pequena de ações na carteira F.M., pretende aumentar, se sim, pretende chegar nos 30 ativos?