Mais um resultado saindo referente ao segundo trimestre. Vejamos como se saiu a famosa Vara, VVAR3 2T19.
Vejamos.
No blog há vários resultados referente ao segundo trimestre como da Kroton, Magalu… O último publicado foi da Eztec (EZTC3).
VVAR3 2T19: Resultado da Via Varejo
Como sempre, utilizo como base para analisar as ações o livro Investindo para Vencer. Logo vamos ver como foi a produtividade da VVAR3 neste segundo trimestre de 2019.
Portanto, acesse o balanço referente ao 2T19 da VVAR3 e vá direto na página – Demonstração do Resultado nas DFs Consolidadas.
Nesta página temos uma visão de como anda sua produtividade. E para termos esta visão, basta montar sua margem bruta.
Logo temos;
- 2T2019: 28%
- 2T2018: 29%
A receita liquida da Via Varejo caiu cerca de 6% na comparação entre os trimestres. E assim como sua receita, os custos também caíram. Mas não a ponto de não impactar a produtividade.
Agora vejamos como se saiu seu lucro operacional.
Para isso, eu utilizo a margem EBITDA.
E a margem EBITDA da Via Varejo caiu cerca de 21%. Agora vejamos se entrou dinheiro no caixa da empresa.
Geração de caixa da VVAR3?
Vamos ver como se saiu o indicador FCL CAPEX, cara que nos mostra o quanto a empresa gerou de dinheiro após descontado o investimento em imobilizado e intangível.
Para chegar neste indicador, você precisa ir até a página Demonstração do Fluxo de Caixa. Anote os valores do Caixa Líquido Atividades Operacionais e Aquisição de imobilizado e intangível.
Voltando, com os valores anotados, basta soma-los e chegaremos ao FCL CAPEX. Logo temos;
- 2T19: -2.794 bi
- 2T18: -1.693 bi
Como podemos ver, a empresa não gerou dinheiro nos trimestres acima.
Agora vamos até o Balanço Patrimonial Ativo ver como anda o caixa da empresa. Nesta página, some os valores de Caixa e Equivalente de Caixa e Aplicações financeiras.
Se os somou, notou uma queda de mais de 3 bi na comparação com o quarto trimestre do ano passado.
Uau!!! E quanto a sua dívida?
Endividamento
Na página Balanço Patrimonial Passivo, temos uma noção das dívidas da empresa. E isso se dá através dos Empréstimos e Financiamentos.
Some-os e chegará na dívida bruta da VVAR3. Para chegar na dívida líquida, basta subtrair a divida bruta da soma entre caixa e aplicações financeiras vistas no balanço patrimonial ativo.
Se seguiu os passos até aqui, notou que a divida bruta da empresa caiu cerca de 59 milhões. E como seu caixa caiu muito, sua divida liquida passou de 600 mi para 4 bilhões.
É, não foi nesse balanço que a Vara virou Magalu…