E a temporada de resultados do primeiro trimestre de 2019 continua a todo vapor, você pode ver no blog os resultados de Magazine Luiza, Petrobras, Locamerica x Movida, EGIE3 entre outras aqui no blog!
Bom, ontem foi a vez de uma ação que figura em meu estudo sobre a fórmula mágica de Joel Greenblatt divulgar seu balanço.
E essa empresa é a Tenda (TEND3). Empresa na qual já publiquei uma análise fundamentalista conforme você pode ver aqui.
Logo, vamos verificar seu resultado. Follow me!
TEND3: 1T19
Ao abrir o balanço referente ao 1T19 da TEND3, vamos direto para a Demonstração do Resultado nas DFs Consolidadas, OK?
Nesta página temos uma visão de como anda sua produtividade. Para isso, basta montar sua margem bruta.
Logo temos;
- 1T2019: 34,33%
- 1T2018: 33,78%
Depois de vermos um leve aumento na produtividade, vejamos como se saiu seu lucro operacional. Para isso, anote os valores do Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos, também conhecido como EBIT.
Depois desça a página até encontrar o Demonstrativo de Fluxo de caixa. Nela anote os valores de Depreciação e amortização.
Some-os e você chegará no EBITDA.
Se seguiu os passos acima, percebeu que o EBITDA da construtora Tenda subiu na comparação. Agora para chegarmos no lucro operacional, você pega o EBITDA e divide pela receita liquida.
Logo temos uma variação positiva de 3% na comparação entre os trimestres.
E quanto a geração de caixa da Engie Brasil?
Vamos ver como se saiu o indicador FCL CAPEX, cara que nos mostra o quanto a empresa gerou de dinheiro após descontado o investimento em imobilizado e intangível.
Para chegar neste indicador, você precisa ir até a página Demonstração do Fluxo de Caixa. Anote os valores do Caixa Líquido Atividades Operacionais e Aquisição de imobilizado e intangível.
Voltando, com os valores anotados, basta soma-los e chegaremos ao FCL CAPEX. O da TEND3 ficou assim;
- 1T19: 39.489
- 1T18: 53.393
Logo nossa construtora gerou um pouco menos de dinheiro na comparação entre os trimestres. Agora vamos até o Balanço Patrimonial Ativo ver como anda o caixa da empresa.
Nesta página, observe que o caixa da TEND3 está praticamente estável na comparação com o quarto trimestre do ano passado.
E quanto a sua dívida?
Vejamos.
Endividamento
Na página Balanço Patrimonial Passivo, temos uma noção das dívidas da empresa. E isso se dá através dos Empréstimos e Financiamentos.
Some-os e chegará na dívida bruta da empresa. Para chegar na dívida líquida, basta subtrair a divida bruta da soma entre caixa e aplicações financeiras vistas no balanço patrimonial ativo.
Se seguiu os passos até aqui, notou que esta construtora não tem dívidas. Melhor, tem mais caixa do que dividas, ficando assim com a chamada divida liquida negativa.
Nessa visão rápida do balanço da TEND3, observamos que a empresa melhorou um pouco sua produtividade, o EBITDA cresceu, receita liquida cresceu resultando em aumento da margem do lucro operacional.
E tudo isso sem aumentar a dívida da empresa. Detalhe, estamos falando aqui de uma construtora.
Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!