Enfim, está chegando o momento de eu consertar erros de investimentos que cometi durante a pandemia.
Acredito que mais penalizei meu patrimônio do que o inverso. E espero reverter isso a partir deste ano.
Vamos ver quais foram estes erros?
Os erros de investimento cometido durante a pandemia
#1 Venda de Ações
No começo da pandemia, precisamente em Março de 2020, desmontei TODA minha carteira de ações.
Durante um tempo julguei como decisão acertada. Afinal, mercado de ações foi bastante penalizado pela situação.
Porém, não demorou muito para o mercado voltar para o positivo. Não fiz as contas, mas acredito que estaria melhor se não tivesse tomado tal decisão.
#2 Investimentos em Pré-fixado
O dinheiro obtido das vendas de ações foi destinado, em boa parte, para a renda fixa. Aqui talvez esteja o meu pior erro.
Com os juros nas mínimas já vistas neste pais, juros de 2% ao ano, o investidor amador aqui foi lá e trancou boa parte do dinheiro em CDBs pagando 7, 8 e 10%.
Burro não?
Lições tirada dos meus erros
A primeira lição que tirei analisando especificamente o primeiro erro, fica como falta de convicção.
Hoje olhando para minha tomada de decisão do passado, fica claro que acabei vendendo as ações por não confiar no meu trabalho de pesquisa e escolha das ações.
Quem quer investir na renda variável, mais precisamente montando sua própria carteira de ações, precisa estar convicto em suas decisões.
Claro que teremos dúvidas durante o caminho, mas podemos mitigar isso com estudo. Coisa que acabei não fazendo.
Já a segunda lição, poxa, foi falta de pensar um pouquinho antes de fechar o investimento pagando 7% ao ano durante 4 anos.
Faltou me perguntar: A taxa de juros no Brasil se sustenta abaixo de 7% durante 4 anos?
Faltou um pouco de “carinho” com o meu dinheiro. Ao menos os 4 anos chegaram e enfim vou poder investir melhor.
Agora que terei dinheiro em caixa, pretendo voltar com minha carteira de ações. Provavelmente utilizando a estratégia de dividendos, que publiquei por aqui.
Coloquei como meta atingir 500 ações de cada empresa. Vamos ver se consigo. Talvez eu publique por aqui essa carteira.
Além das ações, também pretendo melhorar minha alocação em renda fixa. Gostei bastante do que li no livro Renda Fixa não é Fixa! – Marilia Fontes.
Neste livro, a Marilia nos ensina como obter melhores rendimentos da renda fixa, em especial usando o Tesouro Direto.
Já estou adotando algumas coisas que li neste livro. Vamos ver como será na prática.
E você, cometeu algum erro nos seus investimentos na pandemia?
See ya!
Olá Investidor Inglês, bom dia Acredito que todos nós cometemos erros com nosso dinheiro. Assim como você fez, o importante é fazer a autoanálise e avaliar o que pode melhorar. Na pandemia, eu caminhei no sentido oposto, tinha uma alocação de 46% em RF (dez-2019) e cheguei a 16% no primeiro semestre de 2021. E no mesmo período, minha RV saiu de 6% para 48% (40% Brasil e 8% Exterior). Meus erros e aprendizados foram alocar em empresas de consumo (AMBEV e CVC) que caíram. Imaginei que recuperariam forte após a pandemia, mas passado 3 anos que não se recuperam.… Leia mais »
Bom dia Voando Abaixo do Radar!
Você foi bem no sentido oposto mesmo. Quanto a empresas de consumo, nosso pais penaliza muito elas, infelizmente. Ambev não sai do lugar faz MUITO tempo. CVC não acompanho, mas sei que seu setor sofre um bocado também.
O jeito é se render ao setor financeiro, um dos únicos que nos remuneram bem.
Abraço!
Normal cometer erros ao navegar no território desconhecido da pandemia , e mais agora que estamos entrando em território desconhecido a nível nacional e mundial .
As lições aprendidas durante a pande serão vitais a medida que os desafios do futuro chegarem para testar nossos nervos .
https://nobrezaecastaguerreira.blogspot.com
Com certeza cara!
Vamos estudar para estarmos melhores preparados.
Valeu!
Você precisa assinar a Bastter.com
Ação a gente não pode vender, nunca, só quando precisar mesmo usar a grana.
Eu penso diferente Marcelo. Acho que até por isso nunca assinei o Bastter hehe
Bastter…pelo amor de deus que ainda tem gente que assina aquela bosta. Nunca torci pra ninguem se dar mal mas o bastter ainda quero ver na cadeia
Nossa, Geronimo, essa foi forte! Fiquei curioso, por que quer ver o Bastter na cadeia?
O meu maior erro é fazer investimento ativo. Estou aos poucos migrando tudo para investimetno passivo com asset alocation
Entendo você Leo. Eu mudei algumas coisas para o passivo devido a conhecimento. Por exemplo, nos EUA tinha stocks, mas resolvi vende-las e alocar a grana em ETFs por não saber como analisa-las.
Já no BR estou com uma carteira quase “passiva” (carteira FM) e algumas ações que analiso e encarteiro por saber o que estou fazendo.
Putz, complicado, decisões erradas clássicas de livro! Mas é assim que se aprende de vdd
Sim! Vamos ver se não cometo os mesmos erros kkk
Olá Inglês!
Eu comprei renda fixa americana com taxa 2% kkk
É sempre uma decisão difícil vender, pra mim pelo menos, eu demoro muito tempo pra tomar essas decisões, comprar eu acho mais fácil, psicologicamente.
Em relação a esse tipo de erro, eu já fiz muito, mas só fica claro que é um erro depois, na hora das incertezas, sem uma bola de cristal, é difícil tomar qualquer decisão, por isso a dificuldade, mesmo para os mais experientes, e por isso que o velho Bastter recomenda pros novatos não vender nunca, o que é um exagero, mas faz sentido.
Abraços!!
Olá Bilionário!
Bom, em sua defesa, a renda fixa americana não paga bem kkk
Quanto a ideia do Bastter, eu entendo ela, faz sentido sim. Vamos ver se coloco ela mais em prática a partir de agora rsrs
Abraço!
Comecei esse ano – e já cometi um erro enorme: caí em golpe de crypto. Bem, pelo menos o valor não foi alto, rsrs. Ah, posta sim sua carteira de ações, vai ser legal acompanhar!
Sério cara? Ainda bem que o valor não foi alto.
Sobre a carteira, estou estudando se posto igual faço com a carteira fórmula mágica. Vamos ver.
Excelente artigo, Inglês. Se me permite, acredito que a situação narrada não seja fruto da falta de convicção, mas falta de inteligência emocional. Por mais que estudemos e busquemos seguir um planejamento, para manter o foco em meio a uma crise é necessário um tipo de frieza somente adquirida com a experiência. No seu caso, a experiência foi a pandemia. No meu, a longínqua crise do subprime. Comprar em meio ao famoso som dos canhões não é tarefa simples, porque é muito, muito duro você comprar e as cotações seguirem caindo, mesmo que o preço e as variáveis façam sentido.… Leia mais »
Valeu LL!
Certo! Vamos ver como vou me comportar daqui em diante. Quanto a comprar ao “som dos canhões”, realmente não é uma tarefa simples. Afinal, como ir na contramão do mercado?
Abraço!