Carteiras de Investimento do Investidor Inglês: Janeiro 2020

carteiras do investidor inglês

Vamos para o primeiro fechamento do ano das carteiras de investimento do Investidor Inglês?

E para 2020 uma novidade, o estudo sobre a fórmula mágica de Joel Greenblatt será divulgado por aqui!

Assim, como a carteira fórmula mágica passou a ter o meu dinheiro, nada mais natural do que colocar tudo em um lugar só.

Enfim, vejamos;

Carteiras de Investimento do Investidor Inglês em Janeiro 2020

A carteira de investimentos do Investidor Inglês rendeu em Janeiro cerca de 1,19% brutos. E desde que eu comecei a acompanhar a rentabilidade através da planilha do Além da Poupança, dezembro de 2018, estou com 30% brutos.

Já individualizado, temos;

  • Ações: 0,55%
  • Stocks & Reits: 7,28%
  • FIIs: -1,27%
  • Renda Fixa: 1,54%
  • FM 2020: -7,75%

Movimentações & Notas

Começo o ano sem aportar nada em nenhum dos meus investimentos. Isso não acontece acredito eu desde a criação deste blog, 2015.

Portanto, a carteira FM 2020 nasceu do giro que fiz em minha carteira de ações, onde saíram UNIP3 e BRKM5 para a entrada de VALE3, CRPG5 e SAPR4.

O que sobrou da venda de Unip e Braskem eu destinei a um LCI que vencerá em 3 meses, contribuindo para a sequência do estudo fórmula mágica, que tem como premissa comprar ações a cada trimestre até completar 8 ações.

E por falar no estudo, adicionei o ETF SMAL11 para efeito de comparação. Vejamos se vale a pena o trabalho em montar a fórmula, ou se seria mais negócio apenas aportar em um ETF.

comparativo carteira fórmula mágica - IBOV - SMAL11

Conforme visto acima, em Janeiro foi bem mais negócio ter tido comprado SMAL11.

Portanto, não foi nada legal minha entrada no “game”. Contudo, ainda temos 11 meses para reverter.

Ações de crescimento vs Ações de dividendos

No final do ano passado, ao estudar algumas coisas sobre ações me veio a dúvida se teria sido mais negócio ter aportado somente em ações de crescimento, deixando de lado ações que pagam dividendos e até mesmo os FIIs.

Mas neste momento em que me encontro, percebo que fiz a coisa certa em equilibrar as coisas. As ações de crescimento cresceram e bem. Contudo, neste momento de aporte zero os dividendos e rendimentos dos FIIs salvaram a casa fornecendo uma grana para eu continuar aportando no mercado.

Com os rendimentos do mês, comprei SAAG11.

Talvez eu explore esse assunto em outro post. O que acha?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
4 anos atrás

Vou começar a estuda esse método. Obrigado por compartilhar ! Vou pegar do ranking algumas pra estudar e devo aportar em uma ou 2 pra ver.