Insônia: Lidando com esse problema…

insônia

Não é de hoje que as vezes tenho dificuldades para dormir. Ainda solteiro lembro de noites em claro, onde se faz de tudo e mesmo assim, não dorme.

Contudo, esse problema que afeta 1 a cada 3 brasileiros parece estar evoluindo para algo crônico.

Portanto, é hora de se mexer.

Você tem insônia?



Espero que você leitor(a) não tenha tido esse problema. Afinal, é muito chato, brochante, irritante (coloque ai o adjetivo que quiser) você se deitar para dormir e não conseguir.

Dai você vai no Google, nosso guia de soluções de problema, e digita;

Não consigo dormir.

Logo você descobre que a primeira medida a se tomar com a dificuldade em dormir é, sair da cama. No papel, ou na tela, parece uma ação fácil de se tomar. Mas na prática…

Você briga para sair da cama. Ao acordar no meio da madrugada, você olha para o seu quarto escuro, (assim gostaria que o meu fosse escuro, mas isso é conversa para outra hora) e começa a se perguntar o porquê acordou.

Entre os pensamentos você vira de um lado, do outro, deita de barriga para baixo, pra cima. Também tenta controlar a respiração…

Enfim, você faz de tudo na esperança de voltar a dormir sem sair da cama. Contudo, geralmente você perde um tempão com essas práticas e dormir que é bom, nada!

Mas ultimamente, ao acordar durante a madrugada, estou adotando a prática de sair da cama. Geralmente vou para a sala e fico lá até pegar no sono. As vezes funciona, as vezes não.

Logo comecei a ligar a TV e assistir alguma coisa. Na primeira vez que fiz isso funcionou. Coloquei o filme Os Oito Odiados, filme no qual não consigo assistir a noite devido ao seu ritmo lento, e após uns 40 minutos acredito, dormi feito uma criança.

Entretanto, na madrugada desta quarta voltei a não conseguir dormir. Pensei;

– Vou colocar novamente Os Oito Odiados, assim consigo voltar a dormir.

Em resumo, assisti até o final e nada. Só consegui pegar no sono próximo do horário de acordar para ir ao trabalho. Imagina o quão feliz fiquei?

Acabando com o problema antes que ele acabe com você

Dizem que se em um mês você tiver insônia em pelo menos 20 dias, seu quadro é crônico.

Não parei para contar, mas dos 15 dias de 2020, me lembro ter tido dificuldades em dormir em pelo menos 3 dias. Sendo o mais recente, a madrugada desta quarta-feira.

Se foi mesmo 3 dias, estou um pouco longe dos 20 dias para se tornar crônico. Entretanto, não vou deixar para agir depois que chegar lá.

Dessa forma, deixo registrado aqui minhas ações para combater esse mal

  • Evitar ao máximo o uso do celular depois das 19 hrs;
  • Utilizar o computador até as 21 hrs;
  • Estabelecer o hábito da leitura a noite. (Para criação de hábitos, recomendo fortemente a leitura do livro O Poder do Hábito. (compre na Amazon e ajude o Investidor Inglês 😀 ))

Por enquanto, estabeleço essas medidas para resolver minha insônia. Fica como um adendo das minhas metas 2020. Pois acredito que ela está ligada ao uso excessivo do celular e principalmente computador.

Ontem mesmo depois que cheguei em casa as 19hrs, não utilizei em nenhum momento celular e computador. Não sei se foi coincidência, mas tive uma noite de sono perfeita.

Logo acredito que ao diminuir o uso destes aparelhos, eu volte a conseguir dormir melhor.

Se você assim como eu passa por isso, comece já a adotar medidas para acabar de vez, ou pelo menos amenizar a dificuldade em dormir. Pois saiba que a insônia pode levar você a outros problemas, como depressão por exemplo.

Melhor se cuidar antes não?


Mudando de assunto…

O estudo da fórmula mágica de 2019 se encerrou. E nele eu escrevi que em 2020 eu partiria para o “game”, ou seja, colocaria meu dinheiro nesse estudo.

Pois bem, ainda não decidi o montante que destinarei a essa carteira. Mas tudo indica que a carteira seja montada com o total de 4 ~ 5 mil reais. Como os aportes estão quase zero, fiz uma movimentação na minha carteira para permitir isso.

Em breve posto mais detalhes. Se você tiver uma sugestão de como montar esse estudo, deixe seu comentário!

See ya!


20
Deixe um comentário

10 Comment threads
10 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
11 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

Fala Inglês!

Eu já tive períodos de insônia na minha vida, muito relacionado à ansiedade, no sentido de pensar muito no futuro, decidir entre alternativas, criando cenários, etc… Isso prejudica muito o sono.

Todas as medidas que vc citou são válidas e fazem um bom efeito sim. No meu caso, incluí a meditação regular para controle da ansiedade. E, aos poucos, as coisas foram melhorando.

Uso um app chamado Sleep for Android para monitoramento do sono, junto com a MiBand 4. E ele constrói um histórico muito legal onde você pode ver sua evolução. Ajuda o gerenciamento.

Abraços!

Algo que me ajudou muito foi instalar o Flux no computador para filtrar a luz azul a noite
https://justgetflux.com/
Ainda sofro com ela, mas um pouco menos agora. Abcs

Insônia é bastante ruim. Desde os meus 12, 13 anos, há alguns períodos em que ela se intensifica. Uma vez fiquei acordado até às 3h da manhã. Ultimamente estou bem ansioso e demorando 2, 3 horas para pegar no sono. Percebo também que durmo com mais facilidade quando se há uma rotina cansativa estabelecida (férias e finais de semana prolongados eram um terror).

Eu costumo diminuir o brilho do meu celular após certa hora, além de evitar escutar música barulhenta.

Abraços.

Inglês, sabe uma coisa que me ajuda muito? Escutar audiobooks antes da hora de dormir. Eu escuto uns 15min, depois me deito e escuto mais uns 15min, baixinho, aquilo dá um sono danado. Eu assino o app Ubook. Tenta pra vc ver!
Abraço!

Insônia, via de regra, é ansiedade.
Os hábitos que você citou de se afastar de celular e internet realmente ajudam muito, pois diminuem os estímulos cerebrais.
Outra coisa que eu faria era reduzir a claridade no seu quarto, escuridão é importante para qualidade do sono.
Quando eu saio da rotina meu sono vira uma bagunça, mas cansar o corpo fisicamente costuma ajudar pra mim também, hehe.

investidor anti primo rico

Tenho a solucao para seus problemas, ela se chama MELATONINA, nao é remédio, compre da ON, 3mg, tome duas capsulas, minha mulher tem esse problema de insonia.

eu vendo tbm kkk, se qser me manda um e-mail, ou compre de alguem no mercado livre.

Tá aí um assunto que eu entendo, foram duas décadas com problemas para dormir e que provavelmente já devem ter encurtado a minha vida em uns bons anos!rs Devido a minha profissão eu nunca tive uma rotina de sono e por isso talvez seja até injusto chamar de insônia o fato de eu não ter conseguido dormir às 14h porque tinha quer trabalhar às 21h daquele mesmo dia, seja como for me senti um zumbi por boa parte da minha existência devido a falta de sono de qualidade e se posso dizer que alguma coisa se resolveu de vez após… Read more »

Nunca tive problemas para dormir, sempre tive sono bom, mas criei u hábito de ouvir podcast ao deitar, agora tive que eliminar o fone de ouvido por problemas de audição, e estou tendo imensa dificuldade de dormir. Vou voltar ler livros, o podcast acabou me prejudicando.
Abraço!

Cara, eu comecei a ter problema de insônia qd tava no mês das provas. Parada q mexe muito com a cabeça. Sempre tiver o hábito de acordar lá pelas 6, então eu tava indo dormir quase 3 (pq não pegava no sono) e acordando cedo. Mau humor, olheira, fudido.. O que mais me ajudou foi levar meu corpo ao limite com esportes e estudo, de um jeito que só batia na cama e não aguentava nem pensar em mais nada

Diário de um Poupador

Dica para montar o estudo da carteira: Faz um artigo para cada aporte, mostrando o valor aportado e as ações escolhidas. Mostra o ranking que você montou, o porquê de ter escolhido aquelas ações, e o porquê de ter descartado outras. Assim fica bem legal. Fiz assim no meu primeiro post do ano com o aporte pela fórmula do Joel Dormir? Durmo até demais. Sou de dormir tarde, e como meu trabalho tem folgas durante a semana, eu geralmente acordo após às 09:00 da manhã, sendo bastante comum dias em que levanto 10:00, 11:00 e pasme 12:00!! Tenho tentando mudar… Read more »