GBIO33 1T19: Uma análise da Biotoscana, conhece?

Recebi um pedido para postar uma análise minha sobre a Biotoscana (GBIO33). Conhece essa empresa? 

E antes de publicar tal análise, vou mostrar seu resultado referente ao primeiro trimestre de 2019, que alias, a empresa divulgou hoje antes do pregão. 

Você pode ver no blog os resultados de Magazine Luiza, Petrobras, Locamerica x Movida, EGIE3, MDIA3 entre outras aqui no blog!

Quem é GBIO33?

gbio33 1t19

Antes de analisarmos os números, vejamos o que é essa empresa. Bom. o grupo Biotoscana é representado na bolsa de valores pelo código GBIO33.

Ela é a primeira empresa biofarmacêutica latino-americana que promove a inovação, sendo o resultado da integração bem-sucedida de três sólidas empresas latino-americanas de especialidades farmacêuticas complementares;

Biotoscana, United Medical e LKM

Por meio de um processo de transformação que durou quatro anos, a Companhia construiu uma robusta carteira de produtos farmacêuticos especiais de alta tecnologia. 

Continua após a publicidade..

Para saber mais sobre esta empresa, consulte sua história através deste link do RI. Agora sim, vamos verificar seu resultado. 

GBIO33: 1T19

Como não achei os dados que costumo conferir no balanço da B3, trago os dados do ITR oficial da empresa que você pode consultar aqui.

E ao abrir o release oficial, me deparo com a margem bruta onde analisamos a produtividade da empresa. Logo temos;

  • 1T2019: 50%
  • 1T2018: 56%

A queda na produtividade foi devido a receita líquida da Biotoscana ter caído de 190 para 149 milhões de reais.

Depois de vermos essa queda na produtividade, vejamos como se saiu seu lucro operacional. Para isso, veja a margem EBITDA.

Logo temos uma variação negativa de 10% na comparação entre os trimestres.

E quanto a geração de caixa do Grupo Biotoscana?

Vamos ver como se saiu o indicador FCL CAPEX, cara que nos mostra o quanto a empresa gerou de dinheiro após descontado o investimento em imobilizado e intangível.

Para chegar neste indicador, você precisa somar o CAPEX (soma de aquisições do imobilizado e intangível) mais o fluxo de caixa operacional.

Após somar estes números chegamos no FCL CAPEX da GBIO33.

  • 1T19: 10,4
  • 1T18: 16,9 *números em milhões

Logo nossa empresa biofarmacêutica gerou menos dinheiro na comparação entre os trimestres.

Agora vamos até o Balanço Patrimonial Ativo ver como anda o caixa da empresa. Na página 25 do release oficial, observe que o caixa da GBIO33 caiu na comparação com o quarto trimestre do ano passado.

E quanto a sua dívida?

Vejamos.

Endividamento

Continuando na página 25 do release oficial, temos uma noção das dívidas da empresa. E isso se dá através das Dividas financeiras e empréstimo.

Some-os e chegará na dívida bruta da empresa. Para chegar na dívida líquida, basta subtrair a divida bruta do caixa visto mais acima.

Se seguiu os passos até aqui, notou que a divida bruta da GBIO33 aumentou. E como seu caixa diminuiu, sua divida liquida aumenta devido a isso.


Nessa visão rápida do balanço da GBIO33, observamos que a empresa perdeu produtividade, o EBITDA caiu, receita liquida caiu, margem do lucro operacional caiu, divida aumentou um pouco…

No release a empresa cita bastante a Argentina, que é um de seus mercados.

Como essa é uma visão bem rápida da empresa, não posso opinar sobre isso. Talvez eu comente no post que farei com mais dados da empresa.

Outra, o pouco que vi de seus números passados (balanço de 2018 e 2017) até que achei interessante ver com mais calma essa empresa biofarmacêutica.

Se você acompanha esta empresa, agradeço se deixar suas impressões sobre ela nos comentários.

Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários