GRND3 Desdobramento! Fato Relevante da Grendene…

Recebi um e-mail da Rico informando sobre o desdobramento da GRND3. Em fato relevante, a empresa comunica seus acionistas o split de suas ações na proporção de;

1 ação para 3 ações.

Assim, caso você invista nessa empresa e a mantenha até a data 30/05/2018, você receberá o desdobramento da GRND3 no dia 06/06/2018.



No dia 01/06/2018, as ações passarão a ser ex-desdobro.

Caso não possua a ação, que tal dar uma olhada em seus números?

Quem é Grendene?

Segundo seu RI, a Grendene foi fundada em 1971 e é uma das maiores produtoras de calçados do mundo. A companhia é detentora de marcas reconhecidas e que acredito que você ou está usando ou já usou como;

  • RiderUsei muito seus chinelos…
  • IpanemaDevo ter um par!
  • MelissaNão tenho. 😛

Cito as três mas tem mais. Veja neste link mais informações sobre a empresa.

Agora sim, vamos a uma breve análise fundamentalista.

GRND3 – Análise Fundamentalista 4T18

Quem acompanha o blog sabe que costumo dar um pulo no mural do Bastter para ver o que andam falando sobre as ações. Porém, ultimamente ando fazendo diferente.

Principalmente por não ser assinante, pois as informações disponíveis a cada dia são menores. Logo resolvi trazer uma análise diferente.

Resolvi montar meu próprio mural.

grnd3 desdobramento

No quadro acima, vejamos como anda a produtividade da Grendene. Para tanto, pegamos a margem bruta da empresa.

Note que por esse parâmetro a produtividade da GRND3 anda estável…

Outros itens para analisar a produtividade, é comparar a receita liquida com o CPV. Se ambos estiverem subindo, também é um sinal de melhora na produtividade.

Claro, o CPV deve subir menos que a receita. Caso contrário, há problemas na empresa.

Voltando ao quadro, usamos a margem EBITDA para verificar como anda o lucro operacional da empresa.

Novamente, estável!

Sendo assim, se levarmos em consideração a crise que o país atravessa, pois a meu ver ela ainda está bem nítida, a Grendene se saiu bem.

Concorda?

No mural também podemos ter uma noção de como anda sua governança. Para isso, veja se os indicadores ROE, ROIC e ROA estão subindo.

Caso sim, indica que a gestão está conseguindo melhorar a rentabilidade da empresa ano a ano.

No caso da Grendene, seus números estão caindo.

Mas seu ROIC, que mostra a rentabilidade sobre o capital mais investimentos até que anda em linha com os anos anteriores.

Endividamento

No gráfico abaixo, podemos ver como anda seu endividamento.

grnd3 analise fundamentalista

Note que a a Grendene praticamente não tem dívidas! Afinal, a empresa hoje tem uma dívida liquida negativa de mais de 1 bilhão!

Consequentemente, sua liquidez corrente está bem acima de 1. Caso não saiba, este indicador acima de 1 indica que a empresa consegue pagar suas dívidas de curto prazo tranquilamente.

Abaixo de 1 começa a preocupar.

Quanto a isso, notamos que não há nada a temer com a GRND3.

Para completar essa análise, falta apenas verificar como anda sua geração de caixa. Talvez outro dia eu traga essa informação.

Gostou da análise? Compartilhe!


Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!

See ya!


35 thoughts to “GRND3 Desdobramento! Fato Relevante da Grendene…”

  1. Tenho Grendene desde os 15 e pouco. Na grande valorização do ano passado, vendi uma parte (gerenciamento da alocação de ativos) mas fiquei posicionado ainda. Acho que ainda vai melhorar bem. Empresa muito bem administrada!

    Abraço II!

  2. Comprei GRND a 12-13, salvo engano, uma das "queridinhas" da Bolsa.

    A marca é muito forte, nem mesmo a temida concorrência chinesa desestabilizou a companhia. Ao contrário, é líder na exportação brasileira de calçados.

    Vi que o lucro líquido caiu um pouco no 1T18, mas a receita líquida aumentou 6,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

    Pelo que notei, houve uma diminuição da receita financeira, deve ter sido impactada pela queda dos juros. A GRND é um misto de renda variável e CDB… rsrs

    http://antipoda.com.br

    1. Olá Mauricio,

      Eu cheguei meio tarde nesta ação, meu preço médio está em 22~24.

      Ainda não vi os dados do primeiro trimestre. E verdade, a Grendene é um super CDB haha

      Até gostaria de saber como andam seus investimentos…

  3. É uma das melhores companhias da bolsa, sem dúvida, daquelas empresas que dificilmente darão sustos em seus acionistas.

    Como o Maurício destacou acima, o resultado do 1T2018 trouxe crescimento do EBITDA porém o lucro líquido sofreu um leve queda impactado pelo menor resultado financeiro.

    Diante desse cenário ou a companhia aceita o novo patamar de receitas financeiras ou usa esse caixa livre para fazer aquisições.

    Abraços!

  4. II,

    Esse ano comecei a investir em ações (fiz apenas 1 compra por enquanto). E a GRND3 está no meu radar, pois só vejo elogios sobre os resultados e a gestão. Meu objetivo é me concentrar em poucas, mas boas ações, já que meu perfil é mais moderado.
    O problema é o preço atual da GRND3, mais de 27,00. Não está caro demais?
    Como ainda não entendo muito sobre esse mercado, após o desdobramento geralmente a tendência é de alta? Ou queda (considerando as devidas proporções)?

    Abraços!
    Simplicidade e Harmonia

    1. Olá Rosana,

      Não sei opinar sobre o preço. É uma métrica que ainda engatinho rs

      Sobre o desdobramento, a ideia é aumentar a liquidez das ações. Mas isso não se traduz em alta ou baixa. O que com certeza teremos é um maior número de negócios.

      Qualquer dúvida não deixe de perguntar!

      Abraços!

  5. Fala II, blz? Programador aqui, de volta a finansfera =)

    Ótima análise a sua, mais uma empresa que irei investir, agora em Maio já irei comprar alguns papéis, o preço está justo sim.

    Sobre o preço já citaram um link mas gostaria de citar que o cálculo a ser feito é indo pelo site Fundamentus (http://fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=GRND3&x=48&y=23), olhando a ação em questão em P/VP, que é o preço da ação sobre o valor patrimonial da mesma, que hoje está em 2,54.

    A métrica que aprendi em alguns vídeos para essa análise é a seguinte: se está com a média menor que 1 ela está uma "pechincha", ou seja, está barata. Quando está entre 1 e 2 está num preço justo e acima de 2 está cara.

    Link para vídeo com explicação do cálculo: https://youtu.be/DTCziou_AMM?t=3m20s

    Abraço e continue com suas análises sobre ações, irei ver as antigas.

    1. Acredito que analisar apenas com P/VP é análise incompleta, pois existem empresas que não possuem muito patrimônio, mas mesmo assim geram lucros excelentes, o que acaba distorcendo esse indicador.

    2. Concordo 100% com o anônimo, só quis dizer como eu aprendi que é feito o cálculo do P/VP, não dizer que somente ele é o fator decisivo sobre comprar ou não a mesma.

      Abraços.

    1. Rosana,

      Acredito que se comprar hoje, você ainda pegue o desdobramento. A partir do dia 1 elas já estarão desdobradas, ou seja, qualquer dia a partir do dia 1 você compra elas desdobradas.

      Assim, se a ideia é pegar o desdobramento, eu consultaria a corretora para ver se ainda dá para pegar.

      Ajudei? rs

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.