TAEE11 1T19: Faltou publicar essa cia elétrica!

Chegando ao fim dos resultados do primeiro trimestre de 2019, você pode ver no blog os resultados de Magazine Luiza, UGPA3, entre outras, faltou a publicação da Taesa (TAEE11).

Follow me!

TAEE11 1T19

Ao abrir o balanço referente ao 1T19 da TAEE11, vamos direto para a Demonstração do Resultado nas DFs Consolidadas como de costume, OK?

Nesta página temos uma visão de como anda sua produtividade. Para isso, basta montar sua margem bruta.

Logo temos;

  • 1T2019: 76%
  • 1T2018: 88%

A receita liquida da Taesa subiu um pouco na comparação entre trimestres. Já seus custos de bens e/ou serviços vendidos, aumentaram bem impactando assim sua produtividade. Agora vejamos como se saiu seu lucro operacional.

Para isso, anote os valores do Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos, também conhecido como EBIT.

Depois desça a página até encontrar o Demonstrativo de Fluxo de caixa. Nela anote os valores de Depreciação e amortização.

Some-os e você chegará no EBITDA.

Se seguiu os passos acima, percebeu que o EBITDA da Taesa caiu quase 100 milhões na comparação. Com isso, seu lucro operacional, sua margem EBITDA que era de 99% no 1T18, caiu para 75% no 1T19.

TAEE11 1T19: Geração de Caixa

Vamos ver como se saiu o indicador FCL CAPEX, cara que nos mostra o quanto a empresa gerou de dinheiro após descontado o investimento em imobilizado e intangível.

Para chegar neste indicador, você precisa ir até a página Demonstração do Fluxo de Caixa. Anote os valores do Caixa Líquido Atividades Operacionais e Aquisição de imobilizado e intangível.

Voltando, com os valores anotados, basta soma-los e chegaremos ao FCL CAPEX. O da Taesa ficou assim;

  • 1T19:  170
  • 1T18:  227

Apesar de ter gerado menos caixa, ao menos ela gerou. Diferente de algumas empresas geradoras de caixa que publiquei ao longo dos dias.


Agora vamos até o Balanço Patrimonial Ativo ver como anda o caixa da empresa. Nesta página, observe que o caixa da TAEE11 segue estável na comparação com o quarto trimestre do ano passado.

E quanto a sua dívida?

Vejamos.

Endividamento

Na página Balanço Patrimonial Passivo, temos uma noção das dívidas da empresa. E isso se dá através dos Empréstimos e Financiamentos.

Some-os e chegará na dívida bruta da empresa. Para chegar na dívida líquida, basta subtrair a divida bruta da soma entre caixa e aplicações financeiras vistas no balanço patrimonial ativo.

Se seguiu os passos até aqui, notou que tanto a divida bruta quanto a divida liquida aumentaram.


Nessa visão rápida do balanço referente ao 1T19 da TAEE11, observamos que o EBITDA da empresa caiu, receita liquida estável, custos subiram e bem mais do que sua receita, assim fazendo sua produtividade diminuir.

Além dos pontos acima, a divida liquida da empresa aumentou. Mais uma empresa que teve sua divida aumentada neste trimestre.

O que está acontecendo não?

Para o Investidor Inglês, balanço bem meia boca esse da Taesa. E você o que achou? Deixe sua opinião a respeito nos comentários!

Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!

TAEE11 – Dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP) 

A Taesa junto a divulgação do resultado do primeiro trimestre de 2019, anunciou o pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio.

A data-com é até 17/05/2019, ou seja, você tem até amanhã para se posicionar se quiser receber uns pingados. A quantia total (somados os dividendos e jcps) ficou em;

R$0,28 por ação TAEE11.

A data-ex é 20/05/2019.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Filipe
4 anos atrás

Sua análise é muito perfunctória. Analisar um monte de números secos não significa nada. Talo isso pq quando vc analisou o balanço da ultrapar vc não levou em consideração nada do não recorrente do ano passado, olhando apenas números secos.Na taesa algumas concessões caíram o rap pela metade esse ano em função de ser o décimo quinto ano da concessão afetando receita e consequente todas as margens. Além disso, vc tá analisando o resultado pelo ifrs sendo q nesse tipo de empresa o resultado regulatório mostra muito mais como a empresa tá se comportando. Esse tipo de empresa tem receita… Read more »

Gosto muito da TAESA é uma grande geradora de fluxo de livre de caixa, de lucro e dividendos.

Ótima para a estrategia de dividendos.

Abraço e bons investimentos.