Saiu a pouco o resultado referente ao segundo trimestre da Kroton Educacional (KROT3). Como será que se saiu essa gigante da educação?
Vejamos.
Você pode ver no blog os resultado da Cielo (CIEL3), Weg (WEGE3), Fleury (FLRY3), Lojas Renner (LREN3), Grendene (GRND3), Odontoprev (ODPV3), Engie (EGIE3), Braskem (BRKM5), Lojas Americanas (LAME4), M. Dias Branco (MDIA3) e Magazine Luiza (MGLU3).
KROT3 2T19: Resultado da Kroton Educacional
Mais uma vez usando como base da analise o livro: – Investindo para Vencer, vejamos como se saiu a KROT3 no segundo trimestre de 2019 usando os 4 pontos (Na verdade uso 3) ensinados por Mille, autor do livro.
Eles são;
- Governança,
- Geração de Caixa,
- Produtividade,
- Endividamento.
Logo, vamos começar a análise do balanço referente ao 2T19 da KROT3 pela sua produtividade. Para isso vamos direto na página – Demonstração do Resultado nas DFs Consolidadas.
Nesta página temos uma visão de como anda sua produtividade. E para termos esta visão, basta montar sua margem bruta. (O livro ensina como fazer isso)
Logo temos;
- 2T2019: 63%
- 2T2018: 61%
A receita liquida da Kroton cresceu cerca de 14% na comparação entre os trimestres, assim como seus custos. Porém, os custos aumentaram 7% não impactando sua produtividade.
Agora vejamos como se saiu seu lucro operacional.
Para isso, anote os valores do Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos, também conhecido como EBIT.
Depois vá para a página Demonstrativo de Fluxo de caixa. Nela anote os valores de Depreciação e amortização.
Some-os e você chegará no EBITDA.
Se seguiu os passos acima, percebeu que o EBITDA da Kroton subiu 47% na comparação. Porém esse aumento foi devido a depreciação e amortização que deu um belo salto. Pois se fosse contar com o EBIT, o número seria outro.
Dito isso, seu lucro operacional, subiu 29% entre os períodos.
E quanto a geração de caixa da Kroton?
Vamos ver como se saiu o indicador FCL CAPEX, cara que nos mostra o quanto a empresa gerou de dinheiro após descontado o investimento em imobilizado e intangível.
Para chegar neste indicador, você precisa ir até a página Demonstração do Fluxo de Caixa. Anote os valores do Caixa Líquido Atividades Operacionais e Aquisição de imobilizado e intangível.
Voltando, com os valores anotados, basta soma-los e chegaremos ao FCL CAPEX. Logo temos;
- 2T19: – 433 mi
- 2T18: 105 mi
Como podemos ver, a empresa não gerou dinheiro esse trimestre.
Agora vamos até o Balanço Patrimonial Ativo ver como anda o caixa da empresa. Nesta página, some os valores de Caixa e Equivalente de Caixa e Aplicações financeiras.
Se os somou, notou o belo tombo no caixa da Kroton de cerca de 1.5 bilhões na comparação com o quarto trimestre do ano passado.
Muita coisa não?
E quanto a sua dívida? Será que caiu?
Endividamento
Na página Balanço Patrimonial Passivo, temos uma noção das dívidas da empresa. E isso se dá através dos Empréstimos e Financiamentos.
Some-os e chegará na dívida bruta da empresa. Para chegar na dívida líquida, basta subtrair a divida bruta da soma entre caixa e aplicações financeiras vistas no balanço patrimonial ativo.
Se seguiu os passos até aqui, notou que a divida bruta da empresa subiu quase 740 milhões! E como seu caixa caiu bem, sua divida liquida saltou para 7.4 bilhões.
Nessa visão rápida do balanço referente ao 2T19 da KROT3, observamos que a produtividade subiu assim como seu EBITDA (lembre-se do motivo de seu aumento).
Dos 3 pontos a seguir do livro, um aumentou. Já os outros dois (Geração de Caixa e Endividamento) observe que vieram números nada legais.
Primeiro a geração de caixa que não gerou nada este trimestre. E para mim o mais agravante, que cabe uma análise mais demorada e questionamento aos universitários, é quanto a sua divida.
Por que aumentou assim? E o caixa, para onde foi o dinheiro?
Coisas que pretendo obter respostas. E você, já viu o resultado 2T19 da Kroton? Sabe responder essas minhas dúvidas acima?
Comente!
II,
Estou gostando dessa série de posts e da padronização do formato.
Estranho mesmo os resultados. 7,4 bilhões de dívida…
Abraços,
simplicidadeeharmonia.com
Olá Rosana, legal que está curtindo. Estou gostando também pois me ajuda e muito com as análises.
Abraços!