E a rapidinha de hoje sobre o 3T19 é a FRAS3.
Conhece a Fras-le?
Continuando com o setor de bens industriais, pois ontem publiquei o resultado da TUPY3, que por sinal não gostei, vejamos se a FRAS3 se saiu melhor.
FRAS3 3T19: Como se saiu a Fras-le no terceiro trimestre?
Ao abrir o balanço referente ao 3T19 da FRAS3, como sempre vamos direto para a Demonstração do Resultado nas DFs Consolidadas.
Pois nesta página temos uma visão de como anda sua produtividade. Bastando assim montar sua margem bruta.
Logo temos;
- 3T2019: 25%
- 3T2018: 29%
Queda de 15% na produtividade da Fras-le!
Depois de vermos sua produtividade, que caiu legal por sinal, vejamos como se saiu seu lucro operacional.
Para isso, anote os valores do Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos, também conhecido como EBIT.
Depois desça a página até encontrar o Demonstrativo de Fluxo de caixa. Nela anote os valores de Depreciação e amortização.
Some-os e você chegará no EBITDA.
Se seguiu os passos acima, percebeu que o EBITDA da nossa fabricante de bens industriais subiu quase 9% na comparação entre trimestres.
Contudo, seu lucro operacional caiu 14%!
Isso graças ao aumento dos custos de bens e/ou serviços vendidos CPV
E quanto a geração de caixa da Fras-le?
Vamos ver como se saiu o indicador FCL CAPEX, cara que nos mostra o quanto a empresa gerou de dinheiro após descontado o investimento em imobilizado e intangível.
Para chegar neste indicador, você precisa ir até a página Demonstração do Fluxo de Caixa. Assim, anote os valores do Caixa Líquido Atividades Operacionais e Aquisição de imobilizado e intangível.
Com os valores anotados, basta soma-los e chegaremos ao FCL CAPEX. Se seguiu os passos até aqui, notou que esse indicador caiu cerca de 87% na comparação entre os trimestres.
Ao menos a empresa gerou seus 21 milhões. Assim não ficando negativo.
Agora vamos até o Balanço Patrimonial Ativo ver como anda o caixa da empresa. Some o caixa junto com as aplicações financeiras para ver o quanto a empresa tem de disponibilidade.
Em resumo, a FRAS3 tem hoje 230 milhões. Na comparação com o quarto trimestre do ano passado, o percentual ficou praticamente estável -0,08%.
Endividamento
Na página Balanço Patrimonial Passivo, temos uma noção das dívidas da empresa. E isso se dá através dos Empréstimos e Financiamentos.
Some-os e chegará na dívida bruta da empresa. Para chegar na dívida líquida, basta subtrair a divida bruta da soma entre caixa e aplicações financeiras vistas no balanço patrimonial ativo.
Se seguiu os passos até aqui, notou que a divida bruta subiu cerca de 9%. Como o caixa da empresa se manteve e a divida bruta aumentou, sua divida liquida por conseguinte também aumentou.
Em resumo, achei bem mais ou menos o resultado da Fras-le. E por sinal, bem parecido com o da TUPY3.
Mas um ponto este aqui apresentou algo melhor. Seu lucro liquido. Ele veio 29% maior que o do terceiro trimestre de 2018.
Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!
Olá Investidor Inglês, bem didática a forma que apresentou os dados explicando de onde eles vieram.
Uma sugestão, poderia colocar print do relatório destacando os valores usados, pra nós que somos iniciantes irmos visualizando o relatório direto aqui no blog, acho que facilitaria.
Bons negócios!
Olá Bilionário, para as rapidinhas acho complicado tirar o print, pois monto o post bem rápido para passar minha visão.
Mas posso atender seu pedido em uma análise mais elaborada. Aguarde que acredito que logo sai uma.
Bons negócios!