Falar de dinheiro em um relacionamento? Xiii…
Então você começa a se relacionar com alguém e isso o leva a aprender todas as coisas novas sobre essa pessoa.
Onde nasceu, qual seu sonho, se já assistiu House of Cards, se curte Game of Thrones e principalmente…
…se curte Metallica.
Bom, a lista continua. Porém, a única coisa que provavelmente você não sabe é sobre a situação financeira da pessoa.
Sem contar que é estranho perguntar sobre.
Se somarmos que já existem coisas estranhas em um relacionamento, adicionar dinheiro a essa mistura pode fazer com que as pessoas evitem esse tópico completamente.
Mas, se nos lembrarmos de que dinheiro é uma das razões de boa parte dos divórcios, é uma boa ideia começar a conversar sobre isso o quanto antes.
Como falar de dinheiro em um Relacionamento?
É aqui que o bicho pega não? Quando começar a conversar sobre esse assunto tão, tão peculiar.
Bom, eu acredito e você também deve concordar não ser uma boa ideia abordar esse assunto no primeiro encontro, certo? A menos que ambos sejam do mercado financeiro ou algo relacionado.
Mesmo assim, não sei se é uma boa ideia.
Assim, de inicio, uma boa estratégia é observar como seu par lida e fala sobre dinheiro.
Uma vez que o relacionamento fica realmente sério, tipo passados alguns meses, ai chega a hora de ter uma conversa mais profunda.
Como quebrar o gelo?
Bom, você não necessariamente precisa marcar um encontro e dizer – Hoje vamos falar sobre dinheiro!
Você pode assustar seu parceiro literalmente.
Eu com a sra Inglês só fomos ter uma conversa mais séria sobre finanças pessoais quando planejamos nosso casamento.
Antes, eu usei a tática acima. Em minhas observações via que a sra Inglês era bem consciente financeiramente.
Hoje casado vejo que é até mais do que pensava…
Bom, mas e como quebrar o gelo? Como falar de dinheiro em um relacionamento não?
Meu palpite é tentar inserir o assunto naturalmente. Tente aproveitar as deixas de uma conversa para falar sobre dinheiro.
Uma oportunidade para tocar no assunto é alguma compra que façam juntos, ou melhor, a compra que seu par está fazendo.
Ai você poderá questioná-lo e dar inicio ao assunto. Não será uma tarefa fácil, mas você consegue!
E lembre-se de não julgar seu par. Não é só por que ele faz diferente de você que ele está errado!
O que falar?
Hmm, tocou no assunto mas não sabe o que falar?
É, sabemos se tratar de um assunto difícil. Abaixo algumas sugestões;
- Suas preocupações quanto a dívidas.
- Se a pessoa se preocupa com o quanto de dinheiro ela tem.
- Se ela administra suas finanças pessoais.
- Quais seus objetivos financeiros? E se ela ou ele ao menos os tem!
- O que ela ou ele acha de economizar dinheiro…
Dinheiro definitivamente não será um tópico romântico, mas é crucial falar sobre ele se você quer evitar brigas futuras.
Concorda?
Ah, e se gostou do texto, não deixe de compartilha-lo em suas redes sociais, combinado?
Post adaptado do blog Twocents
Ah mas este tópico rende mais DR do que debentures rendem em um ano!
Creio que antes do casamento já é a hora de tocar no assunto e ver o que cada um pensa em relaçao a no minimo estes 5 assuntos: https://goo.gl/fXunAt
ahahha boa AA40!
É interessante o casal se acertar o quanto antes. Também é legal saber o quanto antes como a pessoa lida com dinheiro, pois reclamar depois não irá resolver hehe
Legal seu tópico! Vou adicionar ao post!
Valeu!
Exato. Depois pode ser tarde.
Valeu mesmo pelo link II. Vamos fazer uns guest posts qualquer hora?
Opa, vamos sim! Pensei em adaptarmos a série do JLCollins, podemos trazer alguns tópicos
Opa, leitor vcs já terão! Tô tentando dar um gás no inglês, mas o resultado ainda tá longe do ideal!
Abraço!
Legal Jefferson!
Te entendo, o gás que estava dando no alemão esvaziou rsrs
Abraços!
Nossa II, isto seria muito legal. Na verdade o JLCollins lançou um livro (The path to wealth) que poderia ser um projeto a duas ou três mãos de adaptar este livro para o Brasil e publicar. Seria muito maneiro, mas dá serviço. Na verdade teriamos que fazer um encontro brasileiro da comunidade FIRE como eles fazemos nos EUA ( Chautauqua)..que acham?
Seria legal um encontro. Poderíamos começar a bolar isso ai. Interessante a ideia do livro hein… Dá para pensar a respeito
Lancei a idéia de um encontro nacional FI/RE no AA40, vamos ver o que o pessoal acha da ideia
Falar de dinheiro não é mesmo romântico pois é abordar a realidade. Um amigo meu, hoje economista, só falava de grana, a ponto de ser um seca-vaginas espantador de gatas. Tem que aprender que tudo tem hora e local. O cara dividia conta no primeiro encontro! Somente amadores murrinhas fazem isso. Acho que devemos sempre observar o modo como a mulher trata o dinheiro e seus projetos, mas não da pra esquecer que só uma ínfima parcela da população sabe o que quer e um pouco de finanças. Principalmente as mulheres, em geral, são imbecilizadas nesse sentido pois são protegidas… Leia mais »
Hahaha esse seu amigo é o que chamam de turco/muquirana entre tantos outros ahhaha E também meio sem noção, não é?
Essa de expor objetivos é um caminho mesmo. Só não sei se é culpa da pessoa a outra ser gastadora. Há pessoas que não mudam…
Eu não vejo isso como um problema, o primeiro passo é você traçar o perfil da pessoa, se você está com aquela garota que é sustentada pelo pai, que só sabe gastar, que não fala sobre planos para o futuro (planos consistentes e realistas), só fala de comprar coisas, que não é individualista ou batalhadora, que acha que o homem tem obrigação de bancar tudo e tem a tendencia a ser uma "dona de casa", aí complica pois a probabilidade de ela ser uma gastadora, doidona das finanças é grande.Mas ainda sim expor situações e perguntar o que ela faria… Leia mais »
Doidona das finanças kkk boa!
Esse é um passo mesmo anônimo, só ao observar esses pontos que você bem trouxe já dá para ter uma ideia de "encrenca".
Porém, as vezes podemos nos enganar… Obrigado pela visita!
Olá II,
Eu toco nesse assunto com as mulheres sem problemas, mas de forma sutil. Vejo que a maioria só pensa em comprar. Tentei colocar a minha ex para investir, mas só ficou nisso mesmo. Ela só pensava em comprar roupas e sapatos. Até o carro era dado pelo pai.
O bom é comprar uns livros de investimentos e colocar a disposição para ler. Também falar sobre IF e a possibilidade de morar em outros lugares. Assim, talvez a pessoa pode entrar junto.
Abraços.
Olá Cowboy!
Entendo. a sra Inglês mesmo está investindo, mas nem sabe onde kkk Porém, sempre está acessando a conta para ver o saldo subindo kkk E vira e mexe reclama por render pouco…
O que funcionou com a sra Inglês foi falar de IF. Isso ela curtiu. Já os livros ela já nem toca…
Abraços
Desisti de dar livros para os outros lerem. Só se mostrarem interesse, aí sim. Percebi isso também, mostrar algo que funciona na prática, como um rendimento, e mostra que isso pode levar à IF tem funcionado parcialmente com a senhora Diário. Embora tenhamos tendência a gastar, eu já me policio bastante. Sou radical no relacionamento e firme em decisões, ela já sabe disso. Dou margem de liberdade pra ela tomar as decisões financeiras dela, mas as minhas e as da casa é comigo e são do jeito que estipulei. Discussão sempre vai ter. Essas dicas são muito boas Inglês. Começar… Leia mais »
Isso também não faço mais. Muitos pegam não leem e não devolvem.
Legal Diário como vocês administram, bem parecido ao nosso aqui.
Valeu! Abraços!
Muito complicado falar isso com mulheres. A maioria infelizmente é educada de forma a esperar que sempre tenha uma figura masculina para sustentar. O salário delas é para bancar os luxos e roupas. É assim que a maioria foi condicionada a pensar. Já tentei abordar o assunto várias vezes e minha esposa concorda em poupar, mas nunca em deixar ele no banco ou em algum título tipo ações. Na cabeça dela tem que comprar casa ou terreno e só. Realmente a família dela veio de origem humilde e não conhecem nada de mercado financeiro. Eu falo que isso muita das… Leia mais »
É complicado esse assunto mesmo. Mas hoje isso está mudando hein, muitas sabem que depender do marido não é mais suficiente.
Bufunfa, se ela concorda em poupar, faz igual eu, pega a grana e aplica. Depois se dá acesso para ela ver os extratos kkk Fiz isso com a sra Inglês
E eu nem perdi tempo de falar de fgc, renda fixa, ações. Só falei para ela – Guarda esse tanto por mês que você vai ver o bolo crescer… Por hora está funcionando. Ela ainda não quis comer esse bolo kkk
kkkkk Ela só quer saber de comprar lote e casa. Não quer ver extrato.
Então ferrou kkkk
Depende muito do background da pessoa. Se ela for dondoquinha, descolada da realidade, sustentada pelos pais, nunca trabalhou nem possui tal pretensão, fica difícil tanto abordar esse assunto, quanto trazê-la para o lado investidor da força. Porém se ela tiver um mínimo de vivência do mercado de trabalho, já tenha pago as próprias contas e saiba o valor do dinheiro, uma alternativa interessante é convencê-la a guardar 1000 reais e observar por ela mesma que isso rende algo mensalmente, nem que seja 5 reais. Depois é tentar tirá-la da corrida dos ratos consumistas e convencê-la que é possível fazer o… Leia mais »
Olá Engenheiro do Sertão! grato pela visita man!
É querer mudar alguém é bem complicado não é? Melhor evitar a fadiga 😀
Interessante a estratégia. É um bom teste esse mesmo!
Mulher inteligente gosta de homem que poupa e sabe investir, mesmo que ela "não seja beneficiada diretamente com presentes e luxo rápido". Mulher curte segurança acima de tudo.
há controvérsias! hahaha
Olha o anônimo causando kkk Conta as controvérsias ai!
E I.I, segurança acima de tudo muitas buscam mesmo. O problema é elas conspirarem contra a segurança com seus hábitos nada bons financeiros. Esse é o perigo!
kkkkk Esse mulher é invisível igual o Investidor acima!
Rs… A minha não tem atrapalhado nos investimentos. Se bem, recentemente completamos um ano de casados. Será que muda? #InvisívelPreocupado
rsrs Estou a dois casado e por enquanto nada mudou. Torcendo para que continue assim. Ou ela faça igual a mulher do bogle, – vamos colocar tudo em bitcoin! rsrs
Minha esposa hoje de manhã: "Venda todo o Tesouro Direto e compre de bitcoins!" 😀
hahahah boa!
Isso que eu chamo de perfil "arrojado". Hahaha
Não é assunto dos mais românticos, mas qualquer casal que queira engatar relacionamento sério precisa saber que compromissos desse tipo terão que ser assumidos.
É verdade. Se algum dos lados rejeitar o assunto, é melhor procurar outro
Tudo é questão de encontrar uma mulher com objetivos e/ou comportamento semelhante a nós.Em mulheres acima dos 25 anos é mais fácil encontrar isso, até pela experiência que a vida vai trazendo. Entre as mulheres mais jovens a maioria não está nem aí pra economizar ou investir, a maioria só quer saber de festa, bebida (a maioria bebe mais que o pai), compras e sexo (geralmente sem compromisso) não generalizo, mas boa parte não sai muito dessa descrição. Entre os homens o comportamento também não é muito diferente.O duro é que o brasileiro médio ganha pouco e nem sequer consegue… Leia mais »
Olá anônimo! grato pelo comentário e visita!
Eu reforço seu ponto dizendo que não ganha importância, mas sim que é um ponto fundamental hoje em dia rsrs
E bota crucial nisso, Frugal!
Sem essa conversa, a chance de um relacionamento mais duradouro ir par o brejo aumenta consideravelmente. E para tudo, tem que ter um jeitinho que é difícil colocar no papel, pois cada pessoa tem suas peculiaridades, não é rsrsr?
Abraço!
Fala André!
É verdade, cada um reage de uma forma. Não tem como passar no papel não rsrs
Abraço!
O Problema nem é falar sobre dinheiro, é tratar sobre qual regime será adotado no casamento ! 99% das mulheres torcem o nariz quando se fala em casar com separação de bens !! você se casou neste regime?
Advinha qual regime eu casei Stifler? 🙁 rsrs
Eu chuto essa!!
Comunhão parcial!
Acertei? ))
Acertou mineiro! 😀 É o mais comum e fácil não é? Tentar outro regime você enfrenta nossa famosa burocracia…froid…
Dinheiro, quanto menos falar dele melhor, rs