EZTC3 2T19: E essa construtora hein?

Saiu a pouco o resultado referente ao 2T19 da EZTC3. Confesso estar curioso para ver como se saiu a Ez Tec Empreendimentos e Participações no segundo trimestre.

EZTC3 2T19

Vejamos.

No blog há vários resultados referente ao segundo trimestre como da Cielo, Weg… O último publicado foi da Unipar Carbocloro (UNIP3, UNIP6)

EZTC3 2T19: Resultado da Eztec no segundo trimestre!

Mais uma vez usando como base da analise o livro: – Investindo para Vencer, vejamos como se saiu a EZTC3 no segundo trimestre de 2019 começando pela sua produtividade.

como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro

Recomendo e muito sua leitura!

Depois do merchã, vamos começar. Para isso acesse o balanço referente ao 2T19 da EZTC3 e vá direto na página –  Demonstração do Resultado nas DFs Consolidadas.

Nesta página temos uma visão de como anda sua produtividade. E para termos esta visão, basta montar sua margem bruta. (O livro ensina como fazer isso)

Logo temos;

  • 2T2019: 39%
  • 2T2018: 38%

A receita liquida da Eztec cresceu cerca de 134% na comparação entre os trimestres. Porém seus  custos subiram com a mesma intensidade. Por isso a produtividade praticamente estável.

Agora vejamos como se saiu seu lucro operacional.

Para isso, anote os valores do Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos, também conhecido como EBIT.

Depois vá para a página Demonstrativo de Fluxo de caixa. Nela anote os valores de Depreciação e amortização.

Some-os e você chegará no EBITDA.

Se seguiu os passos acima, percebeu que o EBITDA da Eztec subiu 1641% na comparação. Isso devido ao EBITDA do segundo trimestre de 2018 estar negativo.

Dito isso, seu lucro operacional, subiu 756% entre os períodos. Está tão alto que estou com medo de ter errado nas contas.

Se estiver, não deixe de comentar! 

Agora vejamos se entrou dinheiro no caixa da empresa. 

Geração de caixa da EZTC3?

Vamos ver como se saiu o indicador FCL CAPEX, cara que nos mostra o quanto a empresa gerou de dinheiro após descontado o investimento em imobilizado e intangível.

Para chegar neste indicador, você precisa ir até a página Demonstração do Fluxo de Caixa. Anote os valores do Caixa Líquido Atividades Operacionais e Aquisição de imobilizado e intangível.

Voltando, com os valores anotados, basta soma-los e chegaremos ao FCL CAPEX. Logo temos;

  • 2T19:  63 mi
  • 2T18:  74 mi

Como podemos ver,  a empresa gerou menos dinheiro esse trimestre.

Agora vamos até o Balanço Patrimonial Ativo ver como anda o caixa da empresa. Nesta página, some os valores de Caixa e Equivalente de Caixa e Aplicações financeiras.

Se os somou, notou uma queda de 73 milhões na comparação com o quarto trimestre do ano passado.

E quanto a sua dívida?

Endividamento

Na página Balanço Patrimonial Passivo, temos uma noção das dívidas da empresa. E isso se dá através dos Empréstimos e Financiamentos.

Some-os e chegará na dívida bruta da empresa. Para chegar na dívida líquida, basta subtrair a divida bruta da soma entre caixa e aplicações financeiras vistas no balanço patrimonial ativo.

Se seguiu os passos até aqui, notou que a divida bruta da empresa caiu cerca de 19 milhões. E como seu caixa caiu bem, sua divida liquida negativa caiu de -403 mi para -348 milhões.


Nessa visão rápida do balanço da Eztec, observamos que a produtividade subiu assim como seu EBITDA. E por falar em EBITDA, curioso para saber o motivo de ter vindo negativo no segundo trimestre de 2018.

Se souber, agradeço um comentário explicando!

De resto, nada a tecer comentários. Para mim, nada de mais no restante. E para você?

Comente!

Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!

See ya!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Unknown
4 anos atrás

BITCOIN como todos sabemos é um ativo muito quente no mercado agora. Todo mundo quer ter um pouco de BITCOIN, algumas pessoas querem minerar, mas não têm meios para isso, enquanto outras querem investir e ver seu bitcoin crescer. Se você se enquadra em qualquer uma das categorias acima mencionadas, então eu adoraria compartilhar conosco algo que tenha me ajudado. Eu tentei juntar um par de piscinas de mineração, torneiras de bitcoin e esquemas, mas nenhum funcionou bem. Eu quase desisti de ganhar peso com bitcoin quando conheci um sr. Rider em um seminário. Depois do seminário, tive uma breve… Read more »