Acompanhamento das carteiras + fechamento FM Set/2020

fm set 2020

É, Setembro tivemos mais um mês de quedas. E a carteira fm como pode ser vista na imagem acima, não ficou imune ao anotar -6%.

O problema dessa queda é que diminuiu bem o rendimento anual, ficando em quase 3% no ano.

Ao menos está maior que o CDI. Contudo, ao vermos as rentabilidades negativas do Tesouro Selic, sabemos que não podemos contar mais com ele.

Dessa forma o ideal é comparar com a inflação. Não que eu goste muito do IPCA, mas é o que temos. A carteira FM ao menos está ganhando da inflação, contudo, não posso dizer o mesmo do meu patrimônio.

No ano, os investimentos no geral renderam até Setembro 1,8%. E como bem pontua o blog Acumulador Compulsivo, perder para a inflação é um sinal de alerta para todos, não só quem visa a independência financeira.

Sendo assim, vamos verificar quem da minha carteira contribuiu com esse cenário nada desejado.

Carteira de Investimentos – Setembro 2020

Bom, a minha carteira de investimentos está diversificada dessa forma;

carteira de investimentos

Apresentado como anda minha alocação, que aos poucos estou reduzindo a participação de renda fixa e pensando em aumentar a exposição no exterior, vejamos como está cada qual no ano.

Stocks and Reits

No ano essa carteira está rendendo 20% já convertidos em reais. Logo é esta carteira que está segurando o todo como veremos mais a frente nos outros ativos.

Infelizmente não acompanhei o mês a mês apenas em dólar, falha minha.

E apesar do bom desempenho, que sim, muito se deve a valorização do dólar mesmo eu não o acompanhando, fiz mudanças na estratégia no exterior.

Saíram as stocks, entraram os ETFs.

Em breve comento mais detalhes desta operação. Contudo adianto que a finalidade é simplificar minha vida.

Ações BR

A carteira de ações BR está rendendo em 2020 -7%. Comparado ao IBOV, estou bem, já que o principal índice de ações está em negativos -18%

Mas, estou perdendo para a carteira fórmula mágica, já que a mesma se encontra positiva como vimos no inicio do texto.

Sendo assim, também vou migrar as ações para ETFs. O próximo post acredito que ficará bem legal contando sobre as mudanças.

FM

Devido ao “bom desempenho” em minha estreia com dinheiro, nada de acompanhamento virtual, esta carteira terá sua participação elevada em 2021.

Contudo, nada de muito significante. Sua participação de 2,7 subirá para 4%.

Fundos Imobiliários

Aqui está o meu calcanhar de aquiles em 2020. Sinceramente não esperava. Os fiis estão negativos em 2020 em 10%. E como sua participação beira os 25% do todo, penso em estudar um novo percentual assim como ajustes nas posições.

Aqui também vale um post abrindo a carteira para analisarmos os setores investidos.

Renda Fixa

O pilar dos meus investimentos se provou bem diversificado já que rendeu até aqui 6,97%. A boa alocação proporcionou isso, apesar de metade da carteira estar alocada em CDI a 100% devido minhas operações com opções.

Aqui o jogo segue sem alterações.


Resumindo, preciso fazer uns ajustes em alguns pilares para voltar a bater a inflação. E para 2021, acompanhar a carteira seguindo a mesma ideia do blog Viagem lenta de medir desempenho usando IPCA + 5%.

Aos poucos vou contando as alterações aqui e talvez lá no youtube.

Pinterest


See ya!

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
1 mês atrás

Estou -14 nos FIIs. Vc está indo bem ! 🙂 abs

1 mês atrás

Olá, Investidor Inglês, tudo bem? Já acompanho o seu blog há algum tempo, principalmente as publicações da fórmula mágica, e por isso gostaria de convidá-lo a conhecer meu pequeno blog – Fazendo as Contas (http://www.fazendoascontas.com.br). Ele é focado em investimentos e finanças pessoais e eu acredito que você encontrará alguns artigos bem interessantes. Eu recomendo uma visita à seção de Finanças Pessoais e ao quadro comparativo de investimentos em renda fixa. A propósito, gostaria de figurar na sua lista de blogs, se possível. De qualquer forma, já adicionei o Investidor Inglês na minha página, pois acho sua experiência com a… Read more »