Gestão Financeira: Quais os erros mais comuns? {guest post}

Hoje trago a vocês o primeiro Guest Post aqui do blog sobre gestão financeira.

De autoria de Rafaela Fernandes, o post mostrará erros comuns de quem já tem um empreendimento em andamento.

Apesar desse assunto não ser tão abordado aqui no blog, lembro apenas dos posts sobre Vending Machines, achei interessante publicar pois além das dicas para quem vai iniciar ou mesmo já está tocando um negócio, o post também serve de alerta para nossas finanças pessoais.     

Sendo assim, vamos ao texto!

Você sabia que a gestão financeira é uma peça chave para o sucesso de grandes empresas?

Muitas pessoas pensam que isso é bobagem, mas mesmo tendo a gestão financeira na ponta da caneta, é possível encontrar contratempos no meio do caminho.

Por isso, é sempre bom estar por dentro do que pode ser um empecilho para o seu empreendimento.

Para te ajudar a evitar futuros problemas, separamos algumas dicas com os principais erros de gestão financeira e o que fazer para evitá-los.

Tenha pleno controle financeiro

No começo, os empresários sempre ficam atentos a gestão financeira do seu negócio, mas quando começa a faltar tempo, ou quando outras preocupações surgem, é normal que deixem de lado essa questão tão importante. 

Por isso, muitos se encontram em uma bola de neve quando as planilhas ficam desatualizadas e as contas se acumulam.

Nesse caso, a dica é separar um tempo do seu dia para cuidar do controle financeiro da sua empresa. Com uma boa organização e fazendo o trabalho em um curto espaço de tempo, você consegue manter em perfeito funcionamento as demais atividades do seu negócio.

Controle do fluxo de caixa

Um dos principais erros é não controlar o fluxo de caixa de maneira correta. Isso porque, é preciso que o gestor conheça todas as despesas atuais e aquelas que ainda acontecerão. 

Sendo assim, ter pleno controle do fluxo de caixa é algo imprescindível. 

Conhecer e anotar os valores que estão circulando é essencial não só para não perder o controle das contas, mas, para planejar bem o futuro da empresa.

Por isso, registre todos os dias o fluxo de caixa e anote tudo o que precisa ser pago com antecedência e tudo o que ainda precisa ser comprado pela empresa.

Tome nota das pequenas despesas

Outro erro comum é deixar de lado as pequenas despesas. Pode ser apenas R$10,00, mas, esses mesmos R$10,00 pode ser a quantia que irá faltar para uma despesa no próximo mês.

Comece fazendo uma reserva de emergência para possíveis contratempos e outra para o 13° salário e férias de cada empregado, assim, sempre que algum gasto a mais apareça, você estará seguro.

Saiba precificar os seus produtos

Muitas pessoas que começam um empreendimento pensam que o sucesso do negócio será vender seus produtos ou serviços pelo preço mais barato. 

Isso sem dúvidas é um pensamento errado, pois, é isso que leva algumas empresas falirem, antes mesmo de completar sequer o primeiro ano de mercado.

Você deve conhecer os custos de cada produto e precificá-los de acordo com esse valor, ao mesmo tempo que gere lucro para a empresa.

Meça seu desempenho

Tome sempre nota se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo.

Não basta apenas registrar o que você gasta e o que você ganha, se não reserva um tempo para analisar tais informações e planejar quais serão suas ações para manter o seu negócio de pé.

Conclusão

Cuidar das finanças é o primeiro passo para embarcar rumo a Independência Financeira. E não deixaria de ser diferente em se tratando de seu negócio.

Vemos no post que os tópicos são os mesmos tanto para pessoa física como jurídica.

Afinal, é necessário acompanhar de perto suas receitas e despesas, não menosprezar pequenos gastos e por fim, acompanhar seu desempenho.

Se você pensa em empreender, recomendo passar lá no site do Sebrae. Tem muita coisa legal. Vai te ajudar.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
5 anos atrás

Muitas vezes as pequenas despesas parecem não fazer tanta diferença. Mas no final, além do recurso gasto, a quantidade de "bobagens" compradas é imensa! Por isso, acho muito importante anotar os gastos – para reflexão também sobre esse tipo de consumo.

Um bom final de semana!

Ótimas dicas, quem as aplicar vai ter sucesso!

Abraço e bons investimentos.