Fechamento Março 2021 – Adição de Stop Gain!

Em Março, minha carteira teve como único revés os fundos imobiliários. E para animar a escrita deste fechamento, uma carteira teve uma valorização atípica conforme verá mais adiante.

Contudo, como minha carteira é bem diversificada, a excelente valorização de tal carteira não foi capaz de dar números expressivos para a carteira como um todo, já que a mesma registrou em Março 0,87%.

No ano meu patrimônio registra alta de 1,35%. De 2019 para cá, que comecei a registrar a rentabilidade, o patrimônio acumula alta de 36%.

Abaixo o que apresentou cada carteira;

  • Ações BR: 6,27%
  • FIIs: -4%
  • RF: 0,34%
  • NYSE: 4%
  • FM: 32%

Movimentações e Notas

fechamento março 2021

Falarei apenas sobre a carteira fórmula mágica. Afinal, não é todo dia que vejo uma carteira minha valorizar 32% em um mês.

Também me restrinjo a falar apenas sobre a fórmula mágica devido não ter tido alterações nas outras carteiras.

Sendo assim, vamos descobrir quem foi responsável pela valorização da carteira. Sem delongas, a ação ATOM3 foi a responsável por tal, já que a mesma valorizou expressivos 130%.

Logo isso me chamou a atenção e uma dúvida surgiu. Note que meu estudo sobre a fórmula de Joel Greenblatt consiste em carregar as ações por um ano.

Dessa forma, será que compensa manter uma ação tão valorizada em carteira com prazo definido?

Assim surgiu a ideia de um stop gain. Ações que baterem os 100% de valorização, terão sua participação em carteira revista. Ou seja, o stop de ganhos não será vender todas as ações da empresa, mas sim uma parte.

Tipo, vender retirando o investimento inicial, deixando na carteira apenas o lucro obtido no mercado.

Eu particularmente gosto dessa opção, por isso adotei ela.

Sei que o estudo do Joel é mais “passivo”. Afinal, você monta o ranking, compra as ações e aguarda um ano para vende-las.

Posso simular a carteira sem a adição do stop, para manter o estudo mais fiel, ou apenas sigo com minha gestão mais “ativa” sobre a carteira.

Gostaria de ler seu comentário sobre esta minha dúvida. Adicionar um stop gain parcial, stop gain total (no qual consiste em montar novo ranking para inserir uma nova opção) ou não fazer nada e aguardar a vez de vender a ação (um ano após compra).

Fico no aguardo de seu comentário.

See ya!

4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
3 meses atrás

Investidor Inglês, Dependendo da ação, eu costumo tirar o capital quando alcança entre 90 e 110%. Porém, não considero essa estratégia para todos os ativos, pois há ações que penso possuírem um potencial maior em um prazo aproximado de 1 ano. Prio é um exemplo: meu preço médio está entre 35,00 e 40,00 (não lembro exato). Vou segurar, pois acho que pode valorizar muito mais do que está agora (97,00). No geral, deixo algumas ordens abertas com longo prazo (até o final do ano), com o preço que acho razoável (algumas em 50% de ganho ou menos, pois não vejo… Read more »

3 meses atrás

Oi Inglês, boa noite!

Não me sinto confortável com o jeito como a atom faz dinheiro kkkk Claramente é promissor, mas não me julgo capacitado o suficiente pra acompanhar. Ficaria desconfortável com uma grande queda ou grande subida (como ocorreu) e venderia na mesma hora.

De toda forma, essa é a beleza de seguir um racional como a fórmula mágica. Você tem um conjunto de regras para entrada e saída.

Te incluí no meu blog roll!

Abs,
https://jovemaportador.blogspot.com/

3 meses atrás

interessante também li o livro do greenblatt e montei uma estratégia muito baseada na dele, com algumas modificações todo mês posto as ações selecionadas em meu ranking em: https://ib.bsb.br/tag/#/calls e também divulgo minha carteira: https://ib.bsb.br/tag/#/rendimentos Se quiser me adicionar no blogrol ai, vou te adicionar pra gente ir trocando figurinha Sobre sua dúvida, eu não mudaria a estratégia, seguiria o método definido de entrada e saída até o fim Minha estratégia são 36 empresas, comprando uma por mês e reavaliando cada um a cada 3 anos, então meu hold não é de 1 ano, mas sim de 3. Abraço meu… Read more »

3 meses atrás

Sinceramente não tenho opinião formada pois ainda não vendi nenhuma das ações da minha carteira, entretanto eu acho que é importantíssimo criar algum sistema balizador para às decisões de compra e venda e na medida do possível deixar de fora quaisquer sentimentos.

Assim que tomar uma decisão por favor nos atualize, achei interessante o tema.

Abraços,
Pi