Fechamento Fevereiro 2021: Positivo, mas nem tanto…

E cá estamos para mais um fechamento de mês. E que Fevereiro hein?

Os únicos a comemorar Fevereiro de 2021 são aqueles cujo patrimônio tem uma significativa parcela em dólar ou bitcoin – vide Viver de Renda.

Eu como não tenho uma parcela significativa nem de um nem de outro, contei com a boa alocação de ativos para não fechar o mês no vermelho.

Contudo e entretanto, a minha alocação de ativos não foi capaz de bater o temido dragão (leia-se inflação) ao registrar em fevereiro de 2021 míseros 0,07% de rentabilidade.

Abaixo a contribuição de cada investimento;

  • Ações BR: -7%
  • FIIs: -1,34%
  • RF: 0,20%
  • NYSE: 4,60%
  • FM: -3,52%

Movimentações e Notas

Se esta é sua primeira vez por aqui, talvez esteja se perguntando como consegui fechar o mês no azul com boa parte da carteira rentabilizando negativamente.

Logo vamos a alocação atual da carteira;

  • Ações BR: 3,3%
  • FIIs: 28,5%
  • RF: 48,5%
  • NYSE: 16,8%
  • FM: 3%

A alocação acima foi responsável pelo fechamento positivo. Agora vamos a uma rápida explicação dos percentuais.

Ações BR

A minha carteira de ações no Brasil já possuiu uma participação mais expressiva em meu patrimônio. Mas depois da última onda eufórica do mercado, vendi praticamente todas as ações, restou um teco de OIBR3.

Após esse movimento, aportei nos ETFs BOVA11 e DIVO11, que alias já escrevi por aqui.

Meu racional para esse movimento foi diminuir o tempo gastos com análises, tanto que estou devendo neste espaço atualizar vários balanços que acompanhava.

Eu sei que muitos preferem fazer “stock picking” no Brasil devido ao índice IBOVESPA ter muita tranqueira e etc… Contudo, para mim não está valendo o esforço, por isso reduzi drasticamente a alocação e a escolha por ETFs.

Agora é estudar se 50/50 entre bova e divo é uma boa…

Fundos de Investimento Imobiliários

Após a mudança na carteira de ações BR, utilizei boa parte para reestruturar minha carteira de FIIs.

Seu percentual subiu de 20 e poucos porcentos para quase 30. Abaixo uma imagem de como está distribuída a carteira;

setores FII

A distribuição por setores atual acho bem interessante. Mas penso em aumentar a participação de logística e diminuir a de escritórios.

Renda Fixa

Para muitos morta, a renda fixa é o pilar do meu patrimônio. E a alocação alta apesar dos juros pífios tem duas funções;

  • Reserva de Oportunidade (famoso “caixa”)
  • Garantir operações com opções

Se quiser saber mais sobre como está alocado minha RF, deixe seu comentário. Posso fazer um post específico.

NYSE

Nos EUA, invisto em ETFs e Reits. Já fiz stock picking, mas assim como nas ações BR, decidi simplificar a coisa.

A meta de alocar 15% está sob estudo. Pretendo subi-la para 20 ou 25%. Afinal, Brasil não é para amadores, certo?

FM

E por fim, chegamos a carteira fórmula mágica. Carteira de ações que venho estudando a tempos, desde o ano passado passou a ter uma participação em meu portfolio.

E assim como ano passado, a carteira começa com um desempenho bem ruim. Se em 2020 a carteira fechou Fevereiro em -4,6 e no acumulado -12%, dá para “comemorar” fechar este mês em -3,5% e no acumulado de 2021 -6,5%.

Como é algo recente que venho estudando (estou no 5 ano de acompanhamento), o percentual alocado não poderia ser alto, concorda?


Enfim, este é o meu resumo de fevereiro. Quem em acompanha no twitter está por dentro dos trades que faço com opções, que por sinal deram um belo resultado, ajudando na construção do patrimônio e me permitindo usufruir mais do meu salário.

Vamos ver até quando consigo levar isso…

E você, como foi seu fevereiro?

See ya

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
1 mês atrás

Fala Inglês, cara tá quase todo mundo no mesmo barco, não fiz meu fechamento ainda, mas eu tenho Petr4 e Bancos… então já imagino como vai ser… só quem tá ligado em cripto que está indo bem

1 mês atrás

Confesso que estou fazendo minha declaração de IR e já me peguei pensando se não seria mais simples investir em um ETF de Ibovespa e um ETF de S&P500 para simplificar a carteira, no fundo todos sabemos o quão difícil é bater um índice no longo prazo.

Gostaria que fizesse um post sobre sua carteira de RF, também tenho uma participação relevante e seria bom entender o que alguém tem feito nessa classe de ativo, a maioria migrou para a RV.

Abraços,
Pi

1 mês atrás

Fala inglês!
Cara, há 4 anos atrás estabeleci uma alocação meta de 1% do meu patrimônio em criptomoedas. Hoje ela ocupa cerca de 5,8%. É o que está salvando o desempenho da Carteira Zé Batalha esse ano, pois mesmo sendo pouco, o rendimento acumulado desse segmento beira os 100%.
Muito louco isso rs
No geral a CZB fechou em -0,93% em fevereiro.
Abração e bons investimentos!