Lições de investimento aprendidas em 2020

2020 não foi um ano fácil em todos os aspectos. Logo os investimentos não ficariam de fora dessa.

E como em toda situação ruim, podemos tirar lições. Assim, será que isso vale também para os investimentos?

Primeira lição de 2020 nos investimentos: Preços podem sempre cair mais

investimentos 2020

A primeira lição que podemos levar adiante no mundo dos investimentos, é que mesmo que as coisas parecem que não podem piorar mais, vimos que na verdade elas podem sim.

Após um dois três circuit breakers, muitos não acreditavam em mais. Entretanto, não foi o que vimos. Em 2020, tivemos dois circuit breakers no mesmo dia, algo bem raro em nosso mercado, e após isso tivemos mais 4 em dias distintos.

Há grandes quedas, mas também há grandes valorizações

Após cair cair e cair, aqueles que seguram suas posições sabem que para empatar o que foi investido pode levar muito tempo, como esse tempo pode nem vir a acontecer.

É um risco que assumimos no mercado financeiro.

Contudo, em 2020 fomos pegos de surpresa. Após cair e cair, vimos o mercado subir com força. E o mais curioso é que em algumas ações, elas não apenas recuperaram seu valor de antes, mas valorizaram mais!

Preço é o que alguém está disposto a pagar

Apesar do titulo bem óbvio deste paragrafo, 2020 fez questão de não nos esquecermos disso.

Bitcoin voltou as 20 mil dólares (Hoje gira em torno dos 50 mil), Weg chegou a passar dos 90 reais e o petróleo chegou a valer pouco mais de 50 reais o barril!

Assim, enquanto o mercado existir, os ativos sempre terão seus preços baseados no quanto alguém está disposto a pagar.

Bitcoin não funciona como “porto seguro” assim como o Ouro

Bitcoin nasceu com a ideia de ser o “ouro digital”. E assim como o Ouro, tentar ser o porto seguro dos investidores em momentos de crise.

Mas, não foi o que vimos no meio do furacão que varreu os mercados. Praticamente nada escapou.

Bitcoin, Ouro, Prata…

No mercado, ninguém sabe de nada

E por fim, a célebre frase de Jack Bogle “Nobody knows nothing.” (Ninguém sabe de nada). Afinal, se no começo de 2020 alguém viesse te contar que petr4 cairia dos 30 reais para os 12 e no fim do ano voltaria para os 30, você acreditaria?

Eu não…

Enfim, apesar dos pesares, 2020 trouxe muitas oportunidades nos mercados. Eu fui feliz em conseguir aproveitar algumas delas, e você, conseguiu algum bom resultado em 2020?

See ya!

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
SrIF365
2 meses atrás

Essa foi a melhor frase “No mercado, ninguém sabe de nada”, depois q vc aceita isso a vida do investidor fica bem mais fácil. Tudo que podemos fazer é diversificar nq acreditamos serem bons ativos e esperar para descobrir no futuro se fizemos a escolha certa, pq no final no mercado, ninguém sabe de nada.

2 meses atrás

Bons tópicos, eu fiz um post parecido ano passado comentando sobre o BTC.

Além destes, poderia adicionar também, tesouro SELIC pode ficar negativo, ao contrário do que quase todos especialistas divulgam por aí que o tesouro selic nunca fica negativo…. isso foi uma das coisas que mais me decepcionou em 2020, nos investimentos.

Abs

2 meses atrás

Investidor Inglês,

Com tudo o que aconteceu em 2020, penso que esse é um ano de cautela e prudência.

De pensarmos muito mais sobre os passos que pretendemos dar nos investimentos. E na vida, de forma geral.

Um bom final de semana,

2 meses atrás

Quem em 2020 acreditou na estratégia de investimentos que tinha e soube navegar seu barquinho no meio da tempestade se deu bem, entretanto muita gente não soube adaptar e fazer às devidas correções de rumo no cenário adverso e acabou batendo com o barco nas pedras e naufragando, isso sem falar nos que pularam ao mar no meio da tempestade e afundaram junto com o mercado, mas não se recuperaram.

Abraços,
Pi