MGLU3 Resultado 2T19: E a Magazine Luiza hein?

Saiu a pouco o resultado referente ao segundo trimestre da Magazine Luiza (MGLU3). Confesso estar apreensivo para ver seus números! Quem sabe não me animo a montar posição na empresa?

Bom, assim como todos os resultados postos aqui, vejamos uma análise rápida de seu balanço seguindo as dicas de um livro bem recomendado aqui no blog.



Vejamos.

Você pode ver no blog os resultado da Cielo (CIEL3), Weg (WEGE3), Fleury (FLRY3), Lojas Renner (LREN3), Grendene (GRND3), Odontoprev (ODPV3), Engie (EGIE3), Braskem (BRKM5), Lojas Americanas (LAME4) e M. Dias Branco (MDIA3).


Magazine Luiza (MGLU3) Resultado 2T19


Quem segue o blog, já deve estar extremamente cansado de ler minha recomendação quanto ao livro;

Investindo para Vencer.

Mas eu o recomendo por ser de fácil leitura e simples para colocar em prática. Todos estes posts sobre resultados trimestrais e anuais das ações que venho publicando são com base neste livro.

E olha que estou abordando bem pouco. O livro te ensina muito mais coisa. Logo compre clicando no link acima e ajude o Investidor Inglês com algumas balas. 😁😁😁

Veja bem, no livro Mille o autor, nos mostra como analisar empresas utilizando 4 pontos. Eles são;

  • Governança, 
  • Geração de Caixa, 
  • Produtividade,
  • Endividamento.

Logo, vamos começar a análise do balanço referente ao 2T19 da MGLU3 pela sua produtividade. Para isso vamos direto na página –  Demonstração do Resultado nas DFs Consolidadas.

Nesta página temos uma visão de como anda sua produtividade. E para termos esta visão, basta montar sua margem bruta. (O livro ensina como fazer isso)

Logo temos;

  • 2T2019: 25%
  • 2T2018: 30%

A receita liquida da Magalu cresceu na comparação entre os trimestres, assim como seus custos. Porém, os custos aumentaram a ponto de impactar sua produtividade.

Agora vejamos como se saiu seu lucro operacional.

Para isso, anote os valores do Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos, também conhecido como EBIT.

Depois vá para a página Demonstrativo de Fluxo de caixa. Nela anote os valores de Depreciação e amortização.

Some-os e você chegará no EBITDA.

Se seguiu os passos acima, percebeu que o EBITDA da Magalu subiu mais de 130 milhões na comparação. Com isso, seu lucro operacional, subiu 2% entre os períodos.

E quanto a geração de caixa da Magazine Luiza?

Vamos ver como se saiu o indicador FCL CAPEX, cara que nos mostra o quanto a empresa gerou de dinheiro após descontado o investimento em imobilizado e intangível.

Para chegar neste indicador, você precisa ir até a página Demonstração do Fluxo de Caixa. Anote os valores do Caixa Líquido Atividades Operacionais e Aquisição de imobilizado e intangível.

Voltando, com os valores anotados, basta soma-los e chegaremos ao FCL CAPEX. Logo temos;

  • 2T19:  86 mi
  • 2T18:  793 mi

Como podemos ver,  a empresa gerou bem menos dinheiro.

Agora vamos até o Balanço Patrimonial Ativo ver como anda o caixa da empresa. Nesta página, observe que o caixa da Magalu subiu cerca de 58 milhões na comparação com o quarto trimestre do ano passado.

E quanto a sua dívida?

Endividamento

Na página Balanço Patrimonial Passivo, temos uma noção das dívidas da empresa. E isso se dá através dos Empréstimos e Financiamentos.

Some-os e chegará na dívida bruta da empresa. Para chegar na dívida líquida, basta subtrair a divida bruta da soma entre caixa e aplicações financeiras vistas no balanço patrimonial ativo.

Se seguiu os passos até aqui, notou que a divida bruta da empresa subiu mais de 600 milhões! Com isso, sua divida que estava negativa passou para o lado positivo em quase 100 milhões.

Conclusão

Nessa visão rápida do balanço da Magalu, observamos que a produtividade caiu. Entretanto seu lucro operacional subiu assim como seu EBITDA.

Acompanhando a produtividade, temos a geração de caixa e o endividamento que pioraram na comparação entre trimestres. Já o caixa melhorou um pouco na comparação.

Seguindo os pontos do livro (Geração de Caixa, Endividamento, Produtividade e Governança), note que dos 3 pontos observados (governança não verifiquei), nenhum se saiu melhor.

Mas tem um ponto no balanço que Mille, o autor do livro Investindo para Vencer diz ser o pulo do gato. Esse ponto é o resultado financeiro.

Leia o livro e entenderá esse pulo do gato.

E você, já analisou o balanço da Magalu? Deixe seu comentário!

Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!

Postei hoje o resultado do meu estudo sobre a fórmula mágica de Joel Greenblatt referente a Julho de 2019Já conferiu? Caso não, confira como se saíram as carteiras em Julho de 2019.

See ya!


2 comentários em “MGLU3 Resultado 2T19: E a Magazine Luiza hein?”

Deixe um comentário