Como declarar no IR ganhos com ações de até 20 mil?

Se você procurar aqui no Investidor Inglês, irá encontrar um post com o seguinte título – Aprenda a curtir a Declaração de Imposto de Renda.

É, acredite, eu escrevi isso.



O legal, ou ruim dependendo do ponto de vista, é que com um blog temos acesso a nossa opinião em um determinado assunto em um determinado tempo. Com ele podemos ver bobagens que dissemos, melhor escrevemos.

Enfim, este post não é para ficar me lamentando do que escrevi e sim para mostrar como preencher os ganhos líquidos na bolsa de valores de até 20.000 reais.

Ou seja, os ganhos isentos.

Confesso que ainda não entreguei o meu imposto de renda. Essa história de curtir, poxa, como gostar de preencher essa m$%#@…

Revolta a parte, eis que começo a preencher e lembro que o programa do imposto de renda não traz as informações referentes a renda variável.

Poxa, por que não trazer os prejuízos acumulados?

O problema não para por ai. Ao abrir a minha declaração do ano passado, descubro que a enviei sem preencher os lucros e prejuízos referentes a 2017.

Logo, é claro que preciso retificar pois senão perco as compensações com prejuízos passados. E despreza-los é jogar dinheiro no lixo.

Fugindo totalmente das dicas de economizar dinheiro que vira e mexe post no blog.

E mais, ao começar a consertar meu erro, descubro que não paguei uma DARF referente a uma venda de um fundo de tijolo no ano passado.

Para resolver a questão da DARF, acesse abaixo a página da Receita Federal.

Receita Federal – SicalcWeb

Nela você irá clicar em pagamento. Na próxima tela irá digitar o código 6015, que é para nós pessoas físicas que investimentos na bolsa de valores.

Depois irá digitar o período em que obteve o lucro e seu valor.

Após isso, confirme as informações deixando o campo Referência em branco. Em seguida, você irá digitar seu CPF e o código de confirmação para obter o boleto para pagamento.

Antes de confirmar, note que a multa e os juros foram calculados.

Agora é só pagar. E quanto os ganhos líquidos em operações na bolsa de valores até o valor de 20.000 reais?

Vejamos.

Como preencher os ganhos líquidos de até 20.000 reais na bolsa de valores no IRPF?

Para preencher o IRPF, contamos com o guia do Abacusliquid. Porém, neste guia não há um passo a passo para preencher seus lucros obtidos na bolsa de valores abaixo de 20.000 reais.

Lembre-se que a isenção é a soma de todas as suas vendas brutas do mês. Elas não podem ultrapassar os 20k. Se ultrapassarem, o procedimento é outro e este você confere no guia do Abacus.

Agora se assim como eu, você procura não ultrapassar esse valor, vejamos abaixo como fiz o preenchimento.

De posse de todas as suas notas de corretagem, você irá fazer o preço médio de aquisição que é;

  • Preço pago pelas ações + corretagem + impostos (iss, emolumentos…)

Após fazer isso, você irá apurar suas vendas. (Preço de venda das ações – corretagem – impostos). Logo é só subtrair suas vendas líquidas do seu preço médio de aquisição e terá o valor que precisa para preencher na declaração de imposto de renda.

Faça o procedimento acima com todas as ações que vendeu e some os lucros. Com o valor total, você irá no programa do IRPF – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.

Irá clicar em Novo e escolherá a opção 20 – Ganhos líquidos em operações no mercado à vista de ações negociadas em bolsas de valores nas alienações realizadas até R$ 20.000,00 em cada mês, para o conjunto de ações.

Clique na imagem para ampliar!

Nesta tela basta informar o valor total dos seus lucros isentos do ano.

Pronto.

Se ainda continuar com dúvidas, eu utilizei este post do Dinheirama como fonte. Nele você encontrará vários exemplos.

E se mesmo assim precisar de ajuda, ou mesmo que outra pessoa faça este procedimento, contate um contador. Abaixo um contato.

[email protected]

Pretendo postar no próximo post como fiz para declarar meus investimentos nos EUA. Eu fiz umas trocas e preciso pesquisar como declarar isso.

Se souber o procedimento, agradeço se me ajudar! 😅

See ya!


4 comentários em “Como declarar no IR ganhos com ações de até 20 mil?”

Deixe um comentário