Ficar Rico na Bolsa de Valores?

Com os baixos juros atuais, não se espante em ver pessoas tocando no assunto bolsa de valores. Afinal, nosso investimento popular, a poupança, não passa dos 5% de renda anual.

Para os poucos que buscam ganhar dela através do CDI, o valor líquido sobe um pouquinho dependendo do tempo aplicado.

Some aos fatos acima que nosso IBOVESPA anda quebrando recordes atrás de recordes com boas chances de permanecer assim por meses.



Logo o resultado da adição acima é mídias que se quer tocavam no assunto, começaram a divulgar informações a respeito da bolsa. Por consequência, pessoas do seu círculo de convivência que jamais tocaram no assunto, iniciam conversas sobre.

Mas há um porém. Introduzem uma visão que por ora chamarei de equivocada.

Ficar Rico na Bolsa de Valores?

Esses dias já dei uma palinha sobre isso aqui no blog. E neste último final de semana, novamente ouvi conversas sobre ficar rico na bolsa de valores.

Diferente daqueles que estão comprando ABEV3 achando que em dezembro a venderão por 40, que repito é possível mas pouco provável, agora a conversa foi por supostos investidores que acompanharam o sobe e desce diário da bolsa na esperança de multiplicar seu capital por n vezes.

Como “investiram” acredito eu sem conhecimento do que faziam, perderam generosas quantias. Ai a bolsa fica marcada assim…

E por consequência classificam a bolsa de valores como investimento para poucos. A galera que entrou na bolsa de valores com a esperança de ficar rico volta para investimentos conservadores depois da experiência ruim.

Mais, compartilham isso entre seu círculo de convivência.

Nada de novo até aqui é verdade. Essa é uma história que quem é do meio já está cansado de saber. Sendo assim, precisamos mudar essa visão. 

Como ganhar dinheiro na bolsa de valores?

É possível sim ganhar dinheiro acompanhando diariamente o pregão. Não é a forma que eu escolhi, pois exige muito mais do que simplesmente acompanhar balanços.

É necessário ter um controle emocional bem apurado, estratégia bem definida, conhecimento, tempo…

Não posso afirmar que você ficará rico, mas posso afirmar que é possível sim ganhar dinheiro vide exemplo do blog D’Uo.

Porém, esse não é o único caminho. Na verdade, há muitos outros. O Investidor Inglês até já tentou seguir o caminho acima, claro, da forma errada.

Assim resolvi procurar outras formas de ganhar dinheiro na bolsa de valores. E foi nas buscas que conheci o Buy & Hold, estratégia, caminho no qual o investidor compra ações e as segura por tempo indeterminado.

O Buy & Hold (BH), consiste em lucrar com a valorização da empresa em que investimos ao longo do tempo, já que ao virarmos acionistas dela, contamos com seu crescimento anual para isso.

Logo, neste modelo, não nos interessa a variação diária de sua cotação, mas sim o quanto a empresa gera de lucro.

Pois entendemos que se a empresa consegue aumentar seus lucros ano a ano, suas ações tendem a acompanhar esse movimento.

Mais uma vez repito. Há n formas de se ganhar dinheiro na bolsa de valores. Mas infelizmente, o que mais se propaga entre os futuros novos investidores é a “facilidade” em ganhar dinheiro que por consequência vem ficar rico operando bolsa de valores.

Em minha breve experiência, não conheço ninguém que ficou rico investindo em ações, mas conheço quem já ganhou muito dinheiro nesse mercado.

Para tanto, é preciso se livrar dessas informações passadas por jornais, amigos, redes sociais e buscar por si só conhecer o que é a bolsa de valores, como investir, estratégias…

E nada melhor do que um livro para te ajudar. O Investidor Inteligente é um clássico que precisa ser lido.

Enfim, esqueça essa de ficar rico na bolsa. Foque em aprender estratégias que combinem com você.

Há muitas delas. Com a combinação correta, a bolsa é um excelente meio de gerar riqueza. Desde que levada a sério.

See ya!


10 comentários em “Ficar Rico na Bolsa de Valores?”

  1. Fala Inglês! É tudo um ciclo. Já vi isso ocorrer na segunda metade da década passada para depois limpar o mercado de todos esses aventureiros. Agora eles estão chegando novamente. Até fazer um rapa novamente rsrs.

    Quando você percebe uma enxurrada no número de foristas postando em fóruns, vários youtubers que nunca ganharam dinheiro dando lições de como ganhar dinheiro e de proliferação de sites com sugestões de investimentos, é hora de calibrar a antena e precificar adequadamente a entrada dessa turminha do obaoba.

    Abraços!

    Responder

Deixe um comentário