Hoje trago a vocês o primeiro Guest Post aqui do blog sobre gestão financeira. De autoria de Rafaela Fernandes, o post mostrará erros comuns de quem já tem um empreendimento em andamento.
Apesar desse assunto não ser tão abordado aqui no blog, lembro apenas do post Vending Machine – Um pouco sobre o Negócio, achei interessante o tema pois além das dicas para quem vai iniciar ou mesmo já está tocando um negócio, o post também serve de alerta para nossas finanças pessoais.
Sendo assim, vamos ao texto!
——————————-
Você sabia que a gestão financeira é uma peça chave para o sucesso de grandes empresas?
Para te ajudar a evitar futuros problemas, separamos algumas dicas com os principais erros de gestão financeira e o que fazer para evitá-los.
Tenha pleno controle financeiro
No começo, os empresários sempre ficam atentos a gestão financeira do seu negócio, mas quando começa a faltar tempo, ou quando outras preocupações surgem, é normal que deixem de lado essa questão tão importante.
Nesse caso, a dica é separar um tempo do seu dia para cuidar do controle financeiro da sua empresa. Com uma boa organização e fazendo o trabalho em um curto espaço de tempo, você consegue manter em perfeito funcionamento as demais atividades do seu negócio.
Controle do fluxo de caixa
Um dos principais erros é não controlar o fluxo de caixa de maneira correta. Isso porque, é preciso que o gestor conheça todas as despesas atuais e aquelas que ainda acontecerão.
Tome nota das pequenas despesas
Outro erro comum é deixar de lado as pequenas despesas. Pode ser apenas R$10,00, mas, esses mesmos R$10,00 pode ser a quantia que irá faltar para uma despesa no próximo mês.
Saiba precificar os seus produtos
Muitas pessoas que começam um empreendimento pensam que o sucesso do negócio será vender seus produtos ou serviços pelo preço mais barato.
Meça seu desempenho
Tome sempre nota se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo.
Conclusão
Cuidar das finanças é o primeiro passo para embarcar rumo a Independência Financeira. E não deixaria de ser diferente em se tratando de seu negócio.
Vemos no post que os tópicos são os mesmos tanto para pessoa física como jurídica. Afinal, é necessário acompanhar de perto suas receitas e despesas, não menosprezar pequenos gastos e por fim, acompanhar seu desempenho.
Lembrei que também já contei sobre o empreendimento do meu pai aqui no blog. E um dos motivos de seu insucesso, foi justamente não reservar um tempinho para as finanças.
E falando em blog, caso esteja pensando em abrir uma empresa, ou buscando relatos reais de quem empreende, recomendo passar no Frugal Simples. Lá ele está contando sua experiência em tocar um negócio.
————-
Sobre as Vending Machines, aqui onde moro a galera está bem rápida. Mal surge um hipermercado, farmácia, entre outros, a galera mais do que depressa já instala essas máquinas de vendas.
Está complicado para o Investidor Inglês entrar nesse mercado… O jeito será pensar em algum outro empreendimento. Vamos ver…
See ya!
Muitas vezes as pequenas despesas parecem não fazer tanta diferença. Mas no final, além do recurso gasto, a quantidade de "bobagens" compradas é imensa! Por isso, acho muito importante anotar os gastos – para reflexão também sobre esse tipo de consumo.
Um bom final de semana!
As pequenas despesas são bem perigosas por não parecer grande coisa. Sem um acompanhamento, no final de pequenas elas não terão nada.
Bom final de semana!
Ótimas dicas, quem as aplicar vai ter sucesso!
Abraço e bons investimentos.
Valeu Dil, abraço!