O Comodismo Financeiro

Contei dias desse aqui no Investidor Inglês, meus primeiros passos em guardar dinheiro que coincidem com meu inicio de vida profissional.

Porém, apesar de ter adquirido o hábito de poupar desde cedo, acabei por um tempo diminuindo os aportes por alguns erros que relato a seguir.

Objetivo

Após guardar, guardar e guardar, chegou um momento que acabei cedendo a alguns desejos. E isso ocorreu acredito eu pelo motivo abaixo;

  • Não ter um objetivo bem definido.


Depois de ler alguns livros como um do Mauro Halfeld que não lembro o nome, o Homem mais Rico da Babilônia, Pai Rico Pai Pobre e etc, acabei parando no tempo.

Achei que sabia o suficiente e com isso cai no que chamo de comodismo financeiro.

Assim, deixei de lado um ponto fundamental além de aportar, que nada mais é do que ter um porquê de guardar dinheiro.

Falhei em acumular patrimônio devido a isso.

Não que deixei de acumular, mas as vezes me peguei usando esse montante para produtos que nada acrescentaram na caminhada rumo a Independência Financeira.

Consumismo

por que poupar?
Economizar?

Por não ter bem claro o que faria com o dinheiro, acabei caindo aqui, no consumismo. E o principal vilão como muitos sabem foi o carro.

Em um período de 10 anos troquei de veículo 5 vezes! Isso dá um carro a cada 2 anos.

Shame on me!

Nem preciso dizer que essa atitude fez com que boa parte do que guardava, se foi…

Sem contar que nas primeiras trocas, meu salário era bem pequeno. Com isso todo o esforço em economizar dinheiro foi para o espaço!

Conclusão

Apenas ter o hábito de poupar não será o bastante, pois guardar dinheiro sem um objetivo mais cedo ou mais tarde te fará abandonar o barco.

Em um momento de minha vida, acabei perdendo o foco e com isso meus aportes acabaram diminuindo, patrimônio sendo usado para compra de passivos…

Um dos pontos altos de nossa blogosfera é a ajuda mutua no foco em comum, atingir a independência financeira.

Aproveite!

A jornada é longa e estar sozinho torna o rumo mais difícil.

Para você que está iniciando ou no meio do caminho, lembre-se sempre de ter uma meta para seus investimentos. Além, claro, de manter o foco.

Tenha bem claro o porquê de você estar poupando.

Também, não deixe de nos visitar! Na blogosfera você dificilmente se acomodará.

Sem contar que estamos todos no mesmo barco…

See ya!


30
Deixe um comentário

16 Comment threads
14 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

Isso é muito fato. Sempre é bom lembrarmos sobre o Porque de guardarmos dinheiro. As vezes acontece que nossa vida fica muito tranquila , muito comoda , como voce disse. Não enfrentamos problemas , o chefe está tranquilo , estamos ganhando até relativamente bem , então não vemos problema nisso e nos contetamos com a situação atual e acabamos por esquecer de o "Porque" aportar. Esses dias mesmo aconteceu isso comigo , estava a umas 2 semanas , tranquilo , sereno.. Até que o Gerente da empresa aqui mandou eu fazer um trabalho que não gostava, Foi naquele momento que… Read more »

Também já li o Pai rico Pai pobre e o Homem mais rico da Babilônia, são excelentes livros, é importante poupar dinheiro com o objetivo de construir ativos que possam gerar renda no futuro, para vivermos dessa renda passiva.

Abraço e bons investimentos.

Nesse sentido eu não tenho o menor problema em manter o foco no objetivo final, o emprego q odeio me lembra todos os dias o pq guardo dinheiro para a IF….

Sr. IF365

Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
https://srif365.wixsite.com/if365

Anônimo

Olá Inglês!
Sugestão de leitura p. contribuir: http://www.analisandoacoes.com.br/mercado-de-acoes/formula-magica-4t17/

Este site cita: "Greenblatt utiliza a fórmula mágica como um filtro para posteriormente fazer um estudo aprofundado das empresas com melhor classificação. Para investidores iniciantes que não têm tempo para se dedicar ao mercado o autor sugere comprar uma cesta das melhores classificadas e não se preocupar com os detalhes de cada empresa."

G65

Olá.

Você tocou em um ponto fundamental. Temos que ter uma meta para poupar e investir, caso contrário estaremos abrindo mão de certos "prazeres" sem o menor sentido e então nós mesmos sabotamos nossos planos.

Temos que saber também em que momento iremos aproveitar a vida com a renda gerada pelo patrimônio.

Enfim, equilíbrio é fundamental.

Abraço.

Muito bacana.

Por isto eu digo que, se a pessoa conseguir manter um blog de investimentos com postagens semanais por anos, ela certamente conseguirá manter aportes regulares.

Blog não é apenas bla bla bla, mas ajuda para manter os aportes e disciplina por longos anos …

Abração

É isso aí, II!

Já escrevi em comentários na finansfera que dinheiro é apenas um meio, e não um fim. Nossos objetivos precisam ser bem definidos para que nossas conquistas financeiras nos tragam algo de realmente valioso na vida.

Na postagem que fiz hoje falo que o dinheiro é um meio de conseguir tempo para que vc possa maximizar cada vez mais tudo que deseja!

Abração!

minha principal meta foi a de comprar meu imóvel próprio pois sempre morei de aluguel ou "de favor", talvez se tivesse o conhecimento de hoje conquistaria mais fácil e menos oneroso, mas agora já foi, meta é conseguir atingir uma IF, vamo que vamo !!

Legal II,

Eu poupava desde quando ganhava dinheiro. No início eu usei para pagar meus gastos durante a faculdade e depois usei para investir, mas ao longo dessa jornada eu fiz algumas besteiras que foi comprar um carro (já vendido).

Abraços.

IInglês, Um dos problemas você já identificou. Não tinha um objetivo bem definido. Outro problema que vejo atrapalhar muito é exatamente a miserabilidade extrema juntando dinheiro e privando-se de viver algumas coisas que tem vontade. Não precisamos viver assim, o equilíbrio é a chave do sucesso. Ao mesmo tempo que você junta, pode sair, ir a um restaurante, viajar e até trocar de carro mas tudo tem que ser planejado. Eu também já troquei de carro a cada 2 anos mas depois de um tempo resolvi partir pra um carro categoria premium e com isso fiquei 5 anos com o… Read more »

Ola II

Carro é sim um baita passivo mas no Brasil não tem como ficar sem por conta do transporte público. O problema é que esse governo arregaça agente com imposto sobre o veículo e combustível, enfim esperamos que no futuro isso se amenize.

Eu vendi meu carro aí e comprei um velho, nem ipva cobra mais. Porém pra quem anda todos os dias ter um carro legal acho que vale a pena.

Olá, parabéns pelo site!
Também me interesso por investimentos, principalmente sobre fundos imobiliários. Por isso criei um site para falar sobre fundos imobiliários, se puder dar uma passada nele depois!

https://palafiita.wordpress.com

Dica simples, porém de grande valia para todos nós, obrigado por compartilhar com a gente esse conhecimento e experiência.

Excelente reflexão Inglês, ainda mais pra mim que tenho fortes traços de gastador. Eu tenho a motivação, o objetivo, independência financeira… agora só preciso ter a disciplina de lembrar dessa meta cada vez que vier a tentação de gastar.

5 trocas de carro man?!! Te controla rapaz, kkkkkk

Realmente, o contato com a blogosfera dá um gás novo pra se manter firme na frugalidade, nos aportes, pois você vê que há outros passando pelo que você passa. E esse post veio bem a calhar, valeu Inglês.

Abração amigo, fica com Deus.

Unknown

Somos um time de experts dedicados à defesa da propriedade industrial e intelectual há mais de 20 anos. Com profissionais altamente qualificados em assessoria jurídica, administrativa e empresarial, nos dedicamos ao oferecer o melhor atendimento na área de Propriedade Intelectual, e esse material é muito importante para subsidiar empreendedores e produtores de conteúdo.
Parabéns por compartilhar o conteúdo!

[…] Revisitando alguns posts, devido a alteração de layout do blog Gostou – Sim, Não, Mais ou Menos? , encontrei este texto que bate com um que postei dias atrás – Comodismo Financeiro. […]