O que você deveria saber sobre Criptomoedas

As criptomoedas estão na mídia, alguém falou em Bitcoin? (Eu falei neste post)

Empiricus, Infomoney entre outros, dedicam espaços em seus sites para falar sobre Bitcoin e outras criptomoedas. Sem contar os portais de noticias, amigos do trabalho, nossa blogosfera e por ai vai…



Porém, saiba que Bitcoin não é a única. Há muitas outras criptomoedas por ai.

Hoje em dia você terá dificuldades para encontrar uma empresa ou um governo que não tenha pesquisado sobre as criptomoedas, publicado algum artigo sobre o assunto ou iniciado um projeto blockchain.

Mas além do barulho e dos comunicados de imprensa, a esmagadora maioria das pessoas – até banqueiros, consultores, cientistas e desenvolvedores – tem um conhecimento muito limitado sobre as criptomoedas.

Eles muitas vezes não conseguem entender os conceitos básicos.

Então, vamos percorrer toda a história.

O que são Criptomoedas?

Poucas pessoas sabem, mas as criptomoedas emergiram como um produto secundário de outra invenção. Satoshi Nakamoto, o inventor desconhecido do Bitcoin, a primeira e mais importante criptomoeda, nunca pretendeu inventar uma moeda.

Em seu anúncio do Bitcoin no final de 2008, Satoshi disse que ele desenvolveu “Um sistema ponto-a-ponto de dinheiro eletrônico”.

A parte mais importante da invenção de Satoshi foi que ele encontrou uma maneira de construir um sistema de dinheiro digital descentralizado. Nos anos noventa, houve muitas tentativas de criar dinheiro digital, mas todos falharam.

Depois de ver todas as tentativas centralizadas falhar, Satoshi tentou construir um sistema de dinheiro digital sem uma entidade central. Como uma rede peer-to-peer (ponto-a-ponto) para compartilhamento de arquivos.

Esta decisão tornou-se o nascimento da criptomoeda. A rede ponto a ponto era a peça que faltava para Satoshi realizar o dinheiro digital. A razão é um pouco técnica e complexa, mas vou tentar simplificar logo abaixo.

As criptomoedas em uma tradução bem simplista, são dinheiro digital criptografado.

Criptografia em uma definição bem simples, são códigos para manter os dados seguros. E criptomoedas são ativos digitais/virtuais que usam criptografia como uma medida de segurança.

Por essa razão, elas são difíceis de falsificar.

Outro detalhe sobre as criptomoedas, é que elas tem um local onde ficam armazenadas suas transações. Este local se chama Blockchain. (veja mais sobre Blockchain no link ao lado!)

Sem contar a questão das “moedas sem lastro” adotadas pela maioria dos governos. Esse é um ponto onde as criptomoedas atacam. Tanto é que Bitcoin é normalmente chamado de “ouro digital“.

Entende agora o porquê de usar o termo minerar para gerar Bitcoins (e outras criptomoedas)?

O que de fato são as Criptomoedas?

Se você eliminar todo o ruído em torno das criptomoedas e reduzi-lo a uma definição simples, verá que são apenas registros limitados em um banco de dados que ninguém pode alterar sem preencher condições específicas.

Isso pode parecer comum, mas, acredite ou não: é exatamente assim que você pode definir uma moeda.

Pegue o dinheiro em sua conta bancária. Esse dinheiro não é nada mais nada menos do que registros  em um banco de dados que só pode ser alterado sob condições específicas?

Afinal, você só pode retirar notas e moedas físicas sob à condição de que você as possui em algum tipo de banco de dados de contas, saldos e transações.

Como os mineradores criam moedas e confirmam as transações?

Vamos dar uma olhada no mecanismo que rege os bancos de dados das criptomoedas. Uma criptomoeda como Bitcoin consiste em uma rede de pares.

Cada par tem um registro do histórico completo de todas as transações e, portanto, do saldo de cada conta.

Uma transação é um arquivo que diz “Bob dá X Bitcoin para Alice” e é assinado pela chave privada de Bob. É uma criptografia básica de chave pública, nada de especial.

Depois de assinado, uma transação é transmitida na rede, enviada de um ponto para outro. Esta é a tecnologia básica peer-to-peer(ponto a ponto). Nada de especial, novamente.

Blockchain e Criptomoedas

Conforme a definição simples de criptomoeda, vimos que elas nada mais nada menos são registros em um banco de dados. Registros de compra e venda, localização…

Logo essas transações são conhecidas quase imediatamente por toda a rede. Mas somente após um determinado período de tempo, elas são confirmadas.

A confirmação é um conceito crítico em criptomoedas. Você poderia dizer que as criptomoedas são todas sobre confirmação.

Contanto que uma transação não seja confirmada, ela está pendente e pode ser falsificada. Quando uma transação é confirmada, ela é gravada em pedra.

Assim, NÃO podendo mais ser alterada, revertida. Pois agora ela faz parte de um registro imutável de transações históricas chamadas blockchain.

Somente mineradores podem confirmar transações

Este é o trabalho dos mineradores em uma rede de criptografia. Eles pegam as transações, as carimbam como legítimas e as divulgam na rede.

Depois que uma transação é confirmada por um minerador, todo nó (ou ponto na rede) precisa adicioná-lo ao seu banco de dados, assim tornando-se parte do blockchain.

Para este trabalho, os mineiros são recompensados com criptomoedas, por exemplo, com Bitcoins.

Alguns detalhes sobre as transações 

1) Irreversível: após a confirmação, uma transação não pode ser revertida. Por ninguém. E ninguém significa ninguém. Nem você, seu banco, o presidente dos Estados Unidos, nem Satoshi, nem minerador.

Ninguém.

Ninguém pode ajudá-lo se você enviar dinheiro para um destinatário errado ou se um hacker roubar do seu computador. Não há rede de segurança.

2) Pseudônimo: Nem transações nem contas estão conectadas a identidades do mundo real. Você recebe Bitcoins nos chamados endereços, que são cadeias de aproximadamente 30 caracteres aleatorios.

Embora geralmente seja possível analisar o fluxo da transação, não é necessariamente possível conectar a identidade do mundo real dos usuários com esses endereços.

3) Rápido e global: as transações são propagadas quase que instantaneamente na rede e são confirmadas em alguns minutos. Como elas acontecem em uma rede global de computadores, elas são completamente indiferentes à sua localização física.

Não importa se eu enviar o Bitcoin para o meu vizinho ou para alguém do outro lado do mundo.

4) Seguro: As criptomoeda estão bloqueadass em um sistema de criptografia de chave pública. Somente o proprietário da chave privada pode enviar criptomoeda.

Criptografia forte e a magia dos grandes números tornam impossível quebrar esse esquema. Um endereço Bitcoin é mais seguro que o Fort Knox!

Depósito de Ouro nos Estados Unidos. Link

5) Sem Permissão: Você não precisa pedir a ninguém para usar a criptomoeda. É apenas um software que todo mundo pode baixar gratuitamente.

Depois de instalado, você pode receber e enviar Bitcoins ou outras criptomoedas. Ninguém pode te impedir.

Criptomoedas: o despontar de uma nova economia

Principalmente devido às suas propriedades revolucionárias, as criptomoedas tornaram-se um sucesso. Seu inventor, Satoshi Nakamoto, não ousou sonhar com isso.

Embora todas as outras tentativas de criar um sistema de dinheiro digital não atraíssem uma massa crítica de usuários, o Bitcoin tem algo que provoca entusiasmo e fascínio.

Às vezes parece mais religião do que tecnologia.

Embora o Bitcoin continue sendo de longe a mais famosa criptomoeda, investidores e usuários devem ficar de olho em várias criptomoedas.

Vejamos as criptomoedas mais populares de hoje em dia.

Bitcoin

A primeira e única, a primeira e mais famosa criptomoeda. O Bitcoin serve como um padrão ouro digital em todo o setor de criptomoedas.

Ela é usada como um meio de pagamento global e é a moeda de fato do crime cibernético, como os ataques de ransomware.

Após mais de uma década de existência, o preço do Bitcoin foi de zero para mais de 20 mil dólares. Hoje em dia seu preço ronda a região dos 5 mil dólares.

Ethereum

Após falar um pouco sobre Bitcoin, vamos ver o que é a Ethereum, que em seu site consta a seguinte definição;

Ethereum é uma plataforma descentralizada que roda contratos inteligentes. Contratos que rodam conforme programados sem qualquer possibilidade de queda em sistema, fraude ou interferência de terceiros…


Acima vemos a diferença entre ela e Bitcoin. A Ethereum não foi criada para ser utilizada como uma moeda, mas sim como contratos inteligentes.

OK, mas o que seria esses contratos inteligentes?

Imagine enviar dinheiro automaticamente de uma pessoa para outra, mas somente quando certos requisitos forem cumpridos. Exemplo;

Você quer comprar uma casa. Hoje, você tem que passar por vários processos, tornando a compra lenta e cara. Certo?

Com Ethereum, um pedaço de código poderia ser enviado automaticamente do proprietário da casa para o comprador e o dinheiro para o vendedor após o acordo, sem necessidade de terceiras partes.

Sem burocracia, rápido e seguro. Legal não?

Ripple

Talvez o projeto menos popular – ou mais odiado – na comunidade de criptomoedas seja o Ripple.

A Ripple Labs criou todos os tokens XRP, sua criptomoeda. Essa empresa que executa a rede Ripple e distribui suas criptomoedas de acordo à sua vontade.

Por esse motivo, o Ripple é freqüentemente chamado de pré-minerado na comunidade e não é considerado uma verdadeira criptomoeda, e o XRP não é considerado uma boa reserva de valor.

Os bancos, no entanto, parecem gostar de Ripple. Pelo menos eles andam adotando o sistema em um ritmo crescente.

O que são Altcoins?

Altcoins nada mais são do que as criptomoedas alternativas ao Bitcoin, como a Ethereum e a Ripple ai de cima.

Fora essas, há muitas, muitas outras altcoins como Dash, Monero, Litecoin, Nitro, Doge, ZCash, Cardano, Waves… 

Enfim, existem milhares delas!

Ah! e se consegue se virar com o inglês, não deixe de visitar as páginas dessas altcoins no Reddit.

Lá tem muita informação sobre cada uma delas. Como exemplo deixo aqui a página da Ripple.

As Criptomoedas são um bom investimento?

De acordo o site Clube dos Poupadores, a primeira coisa que você precisa entender é que Bitcoin é uma moeda. Mas não é uma moeda como o real, dólar ou euro.

Ela não existe fisicamente.

Não é emitida por um governo que obriga os cidadãos do seu país de aceitá-la por força da lei. No Brasil as pessoas são obrigadas a aceitar o real através da Lei de Contravenções Penais no artigo 43 (fonte) e decreto 857 (fonte). 

Quando você compra uma moeda qualquer com o objetivo de fazer apostas sobre sua valorização futura, você está especulando.

Assim, temos uma grande oportunidade de ganhar muito acompanhado de um alto risco.

Portanto, se tem intenção de colocar dinheiro nas criptomoedas, saiba de antemão que;

Você pode PERDER TUDO!

E sem aviso prévio!

Você pode comprar agora e ver depois de algum tempo seu dinheiro ter evaporado.

Claro, o risco é perder apenas o que comprou. Tenha isso em mente. É extremamente importante saber deste risco se pretende compra-las.

E por falar em compras…

Conclusão

O mercado de criptomoedas é rápido e selvagem. Quase todos os dias surgem novas criptomoedas, algumas morrem, os primeiros adeptos ficaram ricos e muitos perderam dinheiro.

Cada criptomoeda vem com uma promessa, principalmente uma grande história para mudar o mundo.

Porém poucas sobrevivem aos primeiros meses, e a maioria é despejada por especuladores e vivem como moedas zumbis até que o último comprador perca a esperança de ver o retorno de seu investimento.

Entretanto, isso não muda o fato de que as criptomoedas vieram para ficar – e aqui mudar o mundo.

Isso já está acontecendo.

Pessoas de todo o mundo compram Bitcoin para se protegerem contra a desvalorização de sua moeda nacional. Mais e mais empresas descobrem o poder dos contratos inteligentes ou do token na Ethereum, a primeira aplicação real das tecnologias de blockchain.

A revolução já está acontecendo. Investidores institucionais começam a comprar moedas criptografadas. Bancos e governos percebem que essa invenção tem o potencial de desviar seu controle.

As Criptomoedas vão mudar o mundo. Já estão mudando. Você pode ficar de lado e observar, ou você pode se tornar parte da história em formação.

Fonte: BlockGeeks

See ya!


51
Deixe um comentário

19 Comment threads
32 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Anônimo

Choveu no molhado…E os iluminados da blogosfera continuam acessando e usando como referência esses sites (infomoney, empiricus, etc). Primeiro: TODO investimento tem natureza especulativa, devido a incerteza presente nas relações de mercado. TODO investimento está subordinado à variabilidade ou instabilidade do mercado. O conceito de especulador tem recebido conotação muito depreciativa, talvez devidoao fato de o participante visar apenas o lucro. Todavia, a presença do especuladoré fundamental no mercado, pois o mesmo busca e toma riscos de umaforma mais clara e assim viabiliza a outra ponta da operação, fornecendoliquidez ao mercado. Até quem compra TD é especulador e está sujeito… Read more »

Aporte um valor na poloniex.

Se der problema, espere por até 2 meses para receber o valor depositado, como foi o caso das minhas ETC.

Se você quiser jogar com as moedas digitais, faça como o Anônimo falou, ou se você for um pouquinho mais esperto, pode avaliar o poder das tecnologias das moedas e aportar naquelas que tem maior probabilidade de ter um valor agregado maior no longo prazo.

PS: Obrigado pelas citações.

Anônimo

Estagiário,

Teria algum site para indicar sobre como realizar a compra de altcoins?

Anônimo

Fala II, Peguei o bonde andando, mas acho válido a colocação. Li toda a discussão da IF 3k. Foi muito boa mesmo, mas tenho muitas dúvidas relativas a IF, por exemplo: 1 – Como gerar renda passiva de 3k constante?2 – Qual a % TSR? Como funciona o processo de retirada?3 – Qual a margem de segurança, como calcular isso? Projetando despesas?4 – Qual o montante total?5 – Quais as posições ($$$) em RF e RV? 6 – Fora essa onda de morar no interior e ter uma vida simples, mesmo assim curtindo mulher, praia, academia, viajem, foda demais… Algum… Read more »

Olá II,

Dizem que há quase 1000 criptomoedas. Eu não coloquei dinheiro em nenhuma. Talvez um dia mude de ideia.

Abraços.

Existem mais de mil tokens, assets e moedas digitais, cada uma com uma ideia e utilização específica. Nem todo token é moeda digital e um asset não é uma moeda corrente, mas pode ser um token.

UTa!

Salve II,

Interessante o insight. Quem dera eu tivesse a antecipação de gente como o Viver de Renda para ter aportado em bitcoin lá quando estava longe do radar geral. Do meu pouco conhecimento em investimentos, tenho receio em embarcar nas criptomoedas justamente nesse momento de euforia. Mas admiro quem tem o sangue frio suficiente.

Abraço!

Existem momentos que as moedas digitais possuem euforia e derrocada.
É de tempos em tempos e quem tem um pouco de conhecimento nesse mercado, consegue prever onde aportar… Não é muito difícil, na verdade, é um tanto quanto simples.

Uta!

bitcoin não é investimento. Não é ativo. É a mesma coisa que comprar um boné para seu avatar. usar dinheiro real para comprar algo digital. Meio doidera né? Pelo menos é minha opinião

Por que não é um ativo?
Se você falar que é porque não tem respectivo físico como por exemplo o ouro, conte-me como dinheiro fiduciário é ativo, sendo que 90% dele é eletrônico?
Uta!

Anônimo

Obrigado pela explanação II, este post veio em ótima hora em meus estudos sobre Bitcoin.

Continue com ótimos posts como esse, sucesso!

Abraço.

O mais importante é que o investidor tenha consciência na hora de investir, e estudo, além de ter cuidado com a percentagem da carteira que coloca num investimento tão volátil e ao prazo que pode ficar aplicado.

Abraço e bons investimentos

Eu só imagino quem comprou bitcoin logo no inicio e manteve até hoje, dependendo da quantidade ficou rico rs

Acho que poucos mantiveram… o desejo de realizar lucro fala mais alto ao longo do caminho.

Assim como a Empiricus mesmo disse:
"Quando alguém grita fogo no teatro,todos correm para a porta,pequena demais para permitir a evacuaçã total,assim é o mercado."

Sinto que perdi o timing. Dificilmente investirei em bitcoin, mas vejo com bond olhos ethereum e outras de preço menor e mais novas. Abraco

kkk, o Viver é engraçado, vive falando que preço não importa… e…

Outro dia até tive uma lampejo "vou comprar criptomoedas", mas já passou, rs
Engraçado que cada vez que decido comprar eu desisto logo em seguida.
A conclusão que cheguei é que não preciso de moedas digitais, e que estaria comprando simplesmente para especular. E tenho especulado tanto na bolsa, comprando papéis como BPHA3, PDGR3, FJTA3, BSEV3, TRPN3 dentre outros, que não faz mais sentido especular em outra ponta.
Mas continuarei observando o mercado, nunca diga desta água não beberei, rs.
Abraço!

Forum GuiaInvest, rs

Olá, II!

Por que você compra Bitcoin em uma exchange e depois manda pra Bittrex?

"Sem contar a questão das "moedas sem lastro" adotadas pela maioria dos governos. Esse é um ponto onde as criptomoedas atacam. Tanto é que Bitcoin é normalmente chamado de "ouro digital"."

Por isso não… no frigir dos ovos, criptomoedas também não tem lastro.

As criptomoedas vieram pra ficar. Mas especificamente Bitcoin é uma bolha sem precedentes que mais cedo ou mais tarde vai estourar e prejudicar muita gente. Quem sair no lucro antes vai se dar muito bem.

Fala II Toda inovação possui adeptos e contrários. Criptomoedas não é diferente. Vai dar certo? Não sei. Ninguém sabe. E quem diz que sabe está querendo prever o futuro. E o homem não consegue prever o futuro. Minha concepção é bem simples, e acredito que esta filosofia pode ser implementada para outras pessoas. Faça o seguinte raciocínio: se eu perder 100% do valor em criptomoedas vai mudar meu padrão de vida? Se a resposta for não, o risco é zero. Se a resposta for sim, então é melhor não possuí-los. Risco é aquilo que impacta diretamente no seu estilo de… Read more »

II, essa semana saiu um artigo legal do Mustache falando sobre as criptos. O texto e os comentários são muito bons! Chegou a ver?

Abraço!

Ví este artigo.. Excelente e expressa muito o que o movimento FIRE prega! recomendo todos lerem

Mto bom. Nao que eu seja coinfã, mas to usando a Binance pra comprar alguns dólares em altcoins e esquecer..vai que… né!

Binance é chinesa e uma das maiores do mundo. Porém não trabalha com fiat, tem que enviar BTC, LTC ou ETH pra comprar altcoins lá, mas pelo menos fica mais anonimo, preservando o objetivo principal das criptos

Inglês, palmas para seu post! Objetivo e abrangente o suficiente para quem está iniciando nesse campo, sem contas as referências a outros posts. Será de grande valia – resta agora saber se ainda é hora de embarcar nas criptomoedas… abraço!

II,

Eu também acredito que as criptomoedas vieram para ficar.

Uma pergunta: a Bittrex está com novos cadastros suspensos.
Alguém utiliza alguma outra, sem ter tido problemas?
Pensei na Polionex ou Bitfinex. São boas?

Obrigada,

II,

O que você achou da notícia: CVM proíbe fundos de investimento de trabalhar com criptomoedas?
Eu vejo como um retrocesso, pois outros países estão tentando se adequar e não banir. Além disso, há até o projeto de lei para criminalização das criptos…

Um bom fds!