As consequências da alta da Bolsa de Valores…

Post Atualizado 17/01/2018

O índice Ibovespa está em seu topo histórico como vemos na imagem acima!



Chegaremos a 100 mil?

Comprar, Vender?

Talvez você possa ler isso e o índice estar mais ou menos valorizado. Não importa.

Não trago nenhuma “teoria da conspiração”, idealizando o Ibovespa a 100 mil pontos em x ano e assim por diante.

Não, não será sobre isso o post de hoje.

Trago esse post do ano passado a tona, pois a mensagem ainda é valida.

Lembre-se, ações não sobem para sempre! 

Temos como exemplo o que está ocorrendo com as criptomoedas. Depois de uma super escalada, hoje estão em ladeira abaixo…

Bom, vou nessa. Boa leitura!


As consequências da alta do Ibovespa

Devido a euforia pelo fato apresentado acima, a Bolsa de valores passa a ser cada dia mais “divulgada”.  Principais portais da Internet, TV e até mesmo jornais estampam em um lugar de destaque noticias enfatizando a conquista do Ibovespa. E com isso, começa a surgir interessados a entrar na onda…

Aqui onde trabalho, um cara descobriu meu interesse pela renda variável ao me ver lendo O Investidor Inteligente – Benjamin Graham. Falei para ele do que se tratava o livro e pronto, logo o Investidor Inglês passou a se chamar “o carinha da bolsa”.

Livro mais que indicado!

É interessante que no estágio de deslumbre, as pessoas parecem “desligar” seus raciocínios. Esse cara que me chamou de “carinha da bolsa”, está neste estágio. Após responder algumas perguntas sobre a bolsa, até tentei dar um norte a ele, mas nada o faz largar a tela do Home Broker…

Uma das consequências ruins do atual momento, é que você faz qualquer coisa e consegue tirar um lucro. Foi assim comigo acho que em 2008, não lembro bem o ano, só sei que foi quando o Ibovespa atingiu o topo, que agora foi ultrapassado.

Naquela época, fazia contas igual a esse cara que trabalha comigo. 10% em uma semana?  Sim, é possível!!! Dizia o jovem Inglês quase uma década atrás…     Shame on me!


É engraçado que dizemos isso com base apenas na tela, vemos uma ação disparar e atingir o percentual que sonhamos e pronto, a “estratégia” está consolidada.

Porém, lembre-se do infame trocadilho – A renda variável – varia

Parece besteira, mas no inicio de nossa jornada na bolsa de valores, acabamos por “esquecer” desse detalhe. Por isso falei que as pessoas desligam seus raciocínios. E eu me incluo nisso. Afinal, lá atrás entrei na bolsa desse mesmo jeito…

E como consequência de esquecer um “mísero” detalhe da renda variável, você monta operações, contabiliza um lucrinho, vai para a próxima, outro lucro, até que chega o prejuízo. Para a sorte de alguns, o prejuízo já vem de primeira, assim fazendo-o repensar sua estadia…

Já para aquele que estava tendo lucro atrás de lucro, dependendo do tamanho do prejuízo, talvez não seja suficiente para o fazer “abandonar o barco”.

Nesse estágio, a dopamina (Artigo bem legal do amigo Termos Reais) já está em altos níveis…  E ao não sair da jogatina, suas chances de perder TUDO só aumentam.

Não estou aqui torcendo por seu insucesso não. A ideia do post é para que você não se deixe levar pela euforia do momento.

Saiba que para operar na bolsa de valores você precisará estudar, independente do rumo que queira tomar. Não se iluda com as propagandas;

 – 10% ao mês!  – Ficar milionário investindo na bolsa de valores e etc…

A bolsa de valores pode dar uma boa alavancada em seu patrimônio, mas isso se você não cometer o mesmo erro que eu, o cara que trabalha comigo, meu amigo e mais um monte de gente por ai…

Não se empolgue com os números!

Procure aumentar seus aportes como bem mostrado no post do amigo AA40.

Isso sim, alavancará seu patrimônio com o melhor…

Dependendo só de si!






Ah, Saiu o resultado do meu estudo sobre a   fórmula mágica Joel Greenblatt! 

Saiba o que está rolando no blog!

See ya!


53 thoughts to “As consequências da alta da Bolsa de Valores…”

    1. II,

      Muito bom o seu post, gostei!

      CF
      Como aconteceu em 2008/2009: grandes altas, muitas pessoas entrando (inclusive eu, através de fundos de ações, já que não conhecia nada sobre ações). E depois, quedas imensas.
      Por isso acredito que os aportes periódicos são importantes. Assim dilui-se um pouco o risco.

      Um bom final de semana!

  1. Ola ingles.
    Quer saber de uma cosia? Nao tenho bola de cristal, mas esse tipo de coisa é totalmente previsivel.
    Falei para minha mae justamente isso. Expliquei q estiu na bolsa, que o brasil esta apenas passando uma das fases do ciclo economico e depois apresentara oib positivo. "Voce acha wue banco perde alguma coisa, mae?", a questionei.
    Depois a gente sabe oq vai ser noticiado: quem investiu na crise dobrou o capital. Aí aquele vigilante, gari (com todo respeito) que investiu em tesouro SELIC e disse que ia ficar milionário em pouco tempo (sim,neu ouvi isso) vai querer entrar na festa quando ela ja esta quase acabando.
    Veja a blogosfera… Cada vez mais gente entrando na bolsa… BR ainda tem mto potencial pra entrar mais pessoas fisicas na bolsa…
    Em 2014 ja deu para prever q o pib seria positivo em 2017 (falei em 0.5% para minha esposa em setembro de em 2014).
    PIB positivo pelos proximos 3 anos.
    A hora q a bolsa esticar ao ponto de sair dos fundamentos sairei fora aos poucos esperando o proximo desespero.
    Tradingeconomics.com
    Voce destroi uma bokha criando outra bolha.
    Abracao

    1. Olá Mineiro!

      A quantidade de pessoas físicas na bolsa é baixíssima mesmo. Quem sabe esse panorama mude com a manutenção da baixa taxa de juros…

      Legal sua estratégia, eu farei diferente. Continuarei aportando na carteira, porém com mais cautela. E talvez saia alguns trades, e neles imitarei você

      Abração!

    2. Ah.. so voltei dizer quando oq nós pensamos irá ocorrer.. quando o BR recuperar o grau de investimento pelas agencias internacionais..
      Sobre eu fechar minha posição, nao é bem totalmente que eu quis dizer… apenas fechar umas posicoes parciais e realocar em outras posicoes..
      E conforme o valor que eu tiver na carteira, pretendo diversificar com imóvel para investimento.
      Mas e aí… nesse cenario, juros ao menor nível ja registrado no pais, RV nas alturas com bolsa a 120.000 pontos e brasil com rating de investimento. O que vc vaj fazer? Fica a dica para um proximo post
      Abracao ingles

  2. Não sou especialista em renda variável, mas se a bolsa se mantiver em um patamar positivo por mais algum tempo, até o fim do ano por exemplo, já pode ser suficiente para ser um bom investimento pra muita gente.
    Boa parte de quem se aventura na bolsa, entra pra ficar pouco tempo.

  3. Quero ver quando começar a campanha eleitoral Inglês.
    Tem potencial para ter muita volatilidade ano que vem. Cenário está bem incerto ainda sobre quem receberá a faixa de presidente em 2019.

    Abraço.

  4. Fala Inglês belezinha.

    Nos momentos que o valuation fica esticado nas empresas da para recorrer para várias estratégias defensivas.

    Por exemplo nestes momentos você pode comprar renda fixa + Empresas com beta baixa ( Elétricas, saneamento etc.)

    Você pode comprar exportadoras ou ativos no exterior, pois existe correlação inversa entre dólar e bolsa de valores.

    Ruim lá = Bom aqui
    Ruim aqui = bom lá

    Lógico que não é uma ciência exata como todo em investimentos , economia etc.

    Se você comprar estas empresas anticíclicas de beta baixo: Ambev, Engie, Taee etc você pode abater tais empresas na crise para comprar empresas cíclicas descontadas, no boom você vende as cíclicas e compra as anticíclicas de beta baixo.

    Em relação a margem de segurança , quanto maio melhor! Convém constituir caixa nos ciclos de expansão de crédito para reduzir o beta da carteira.

    Exatamente ao contrario que a turma atrasada faz que é liquidar CDI para comprar renda variável no topo do mercado.

    Abraço

    1. Fala Mestre!

      Sobre a correlação, quanto ao dólar ok. Mas quanto aos mercados, hoje vemos que ambos (eua e brasileiro) estão esticados.

      Porém geralmente é o que você postou mesmo
      "Ruim lá = Bom aqui
      Ruim aqui = bom lá "

      Esse ponto das cíclicas percebi muito bem isso com a Vale. E verdade, não podemos descuidar do caixa, ainda mais em momentos assim

      Abraço!

    2. Isso se da por causa da liquidez global e as frequentes intervenções dos BC mundiais via programas de quantitative easing .

      Como a liquidez global em níveis recordes e com uma taxa de juros baixa no primeiro mundo é natural que exista fuga de capital para títulos junk e países emergentes.

      Isso explica em boa parte porque todos mercados estão em processo de bolha, apesar que o brasileiro ainda não se encontra neste processo, porém vemos recebendo cada vez mais recursos do exterior, sendo que 50% da Bovespa são estrangeiros, ou seja eles ditam que ditam tendência nos ativos brasileiros.

      Enquanto o BC mundiais continuarem mantendo a festa é dai para pior.

      Abraço

  5. Ola II,

    Excelente postagem.

    Pra mim nao muda nada, faça crise, faça bonança, estou sempre aportando.

    Agora ja chegaram pra mim pra falar de bitcoin, gente querendo pegar emprestimo e vender carro pra comprar bitcoin pois vai virar 50 mil em poucas semanas.

    Pode ate virar 50 mil, tem grandes chances, mas o que me preocupa é este tanto de gente que vai comprar baseado no lucro que ainda nem teve rs. Mas que acha que tera.

    Na bolsa ouço a mesma coisa.

    Hoje em dia eu digo que ja mexi com açoes e que agora nao tenho investimento nenhum, que gasto muito, etc.

    Melhor coisa, se nao voce vira o assunto da vez na empresa toda vez que eles lerem a InfomanadaMoney.

    Abraço

  6. Fala Investidor Inglês!

    Seu tópico é uma ilha de insanidade nesse período maluco de bull market que estamos vivendo. As pessoas sempre pensam que desta vez será diferente. As crises tem inícios diferentes, características próprias, consequências singulares. Mas a essência é sempre a mesma. O que muda é o verniz.

    Que época de confiança. Tempos de muita assunção de risco e pouca preocupação. Como diria Greenspan: exuberância irracional. Até hoje estou para encontrar um termo que defina melhor, mas este termo soa como perfeição ao definir o conceito. Este bull market pode acabar amanhã, semana que vem, daqui a 1, 3 ou 5 anos. Não sei, ninguém sabe. O que é inegável é o sentimento de oba oba que sempre precede uma queda vertiginosa.

    Não sou o homem mais novo da finansfera. Passei pela grande recessão (não confundir com a depressão de 29, não sou o Barsi hahahaha). Eu, assim como quem passou comigo por esta época, não está saltitando por todos os cantos achando que este bull market é permanente.

    Quem já foi mordido por cobra fica esperto até quando corda se mexe.

    Por fim, mais uma vez, obrigado pela nobre menção em seu espaço! Fico lisonjeado de ver que é um apreciador dos meus posts. Fique sabendo que é recíproco!

    Abs amigo!

    1. Fala Termos Reais!

      Cara sempre achei que você fosse o Barsi disfarçado ahuahhuahaaha Brincadeiras a parte, também não sou tão novo assim na finansfera.

      Esse ditado ai é muito bom ahhaha "Quem já foi mordido por cobra fica esperto até quando corda se mexe"

      Opa legal saber amigo! Abraços!

    1. Por enquanto só vendendo a descoberto, mas acabei excedendo nos volumes nos últimos 2 meses e essa alta me deixou tudo ITM. Pretendo encerrar minhas posições até outubro e depois só posição fechada (venda com compra de seguro, travas, etc..)

  7. Realmente, meu extrato diário sobe e desce com as variações, mas em 2018 notei que mais sobe do que desce. Nem acesso o acesso da corretora nesses dias de alta pois meu foco é no longo prazo mesmo, comprar agora somente os deslumbrados de primeira viagem, ainda bem que leio os blogs dos amigos aqui senão, estaria igual seu colega alucinado 24 horas na frente do home broker! Sucesso man!

  8. Muito bem colocado, Inglês! Eu já estou diminuindo minhas posições nas ações que mais andaram nos últimos meses. Quanto maior preço, mais arriscado o mercado. O sábio B. Graham já cantou essa pedra, para quem quiser prestar atenção.

    Abraço!

  9. O cara da Suno Research, Tiago Reis, fala uma frase que vem bem a calhar, apesar de já estar bem batida: "Warren Buffet, que é o Pelé dos investimentos, teve rentabilidade média de 20% a.a. Entrar no mercado de ações esperando ter uma rentabilidade maior do que essa é esperar por milagres".

    Quem entre no IBOV agora, esperando ter um lucro significativo está perdendo tempo (e dinheiro). Bom para quem já estava posicionado…

  10. Sábias palavras II. Nunca é demais citar Ben Graham. Citaria ainda Buffet, seja temeroso quando todos estão gananciosos. Funcionou muito bem para criptos e em breve para IBOV

  11. Tá complicado fazer os aportes em ações, to comprando muito pouco e dando preferencia para os FIIs que geram renda mensal, mas o objetivo agora é montar a carteira de liquidez imediata, pois esse mercado não vai subir as escadas por muito tempo. Na verdade vou sentar e esperar ele descer de elevador como foi no dia 18 de maio de 2017, vou comprar tudo e mais um pouco, vou dar aquela tacada igual eu fiz naquele dia, graças ao evento hoje eu tenho ações com valorização de mais de 40% na carteira. O que precisa mesmo é ter paciência enquanto os outros fazem o burburinho. Deixa eles comprarem agora, depois eles vão vender pra mim e eu quero comprar tudoooooo huahuahua

  12. Muita verdade aqui. Uma pena eu ter perdido essa escalada por não ter reservas para investir. Agora é esperar uns 8 anos até chegar o momento de entrar comprado novamente. Pelo menos esse é meu jeito de investir. All-IN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.