Estratégia Atual

No post anterior, falei sobre uma mudança que estou pensando em fazer em meus investimentos em renda variável. Hoje mostro a você como está minha estratégia de investimentos.

Atualmente, invisto nos seguintes itens;

  • Renda fixa
  • Ações
  • FIIs
  • Stocks
  • Reits
  • e o mais novo integrante Bitcoin  *Falarei mais adiante sobre



A diversificação entre países

  • 91% Brasil
  • 9% EUA

Pretendo chegar a um percentual de 80% Brasil e 20 EUA. Acredito que alcance esse percentual em 5 anos. Depois disso, avaliarei incluir uma exposição global.

Talvez me pergunte – Por que não se expõe ao mundo agora?  E te respondo – Devido aos custos.

Hoje, não tenho condições de abrir conta na Interactive Brokers, corretora que me permitiria tal exposição.  Pensei na combinação Banco N26 + corretora Degiro como faz o amigo Cabeça de Bogle. Por enquanto, estou avaliando essa possibilidade.

Alocação de ativos

Hoje o percentual de cada ativo está assim;

Defini lá atrás, que buscaria uma alocação de ativos de 50/50 entre renda variável e renda fixa. Pensando no pior cenário (demissão, falência da empresa onde trabalho), resolvi aumentar minhas reservas.

Já quanto a alocação 50/50, caso o cenário de juros baixos permaneça por mais tempo, repensarei estes valores.

Estratégia de Aportes

Hoje os aportes estão na proporção de 80% ações e 20% renda fixa. Houve meses que os aportes foram 100% renda fixa.

Para fugir dos altos custos da Rico, estou usando sua aplicação automática (falei aqui) e também me limitando a comprar uma empresa ao mês no mercado fracionário, já que a corretagem do fracionário está custando mais de R$8,00.

A boa noticia é que a Rico não está cobrando taxa de custódia.

FIIs não estou aportando devido a minha insegurança em analises. Preciso parar para estudar e entender melhor esse investimento.

Quanto aos Stocks e Reits, atualmente a estratégia é compra-los uma vez ao ano devido aos custos de remessa. Como não disponho de boa quantia para fazer frente ao spread e taxas, o jeito é juntar uma grana para fazer o aporte.

Talvez isso mude devido a este post que vi também no blog do Cabeça de Bogle. Nele, ele mostra uma forma de enviar remessa usando Bitcoin. E aqui entra o porquê eu ter adicionado a cryptomoeda a minha carteira. Falarei mais em um futuro post.

Sobre a insegurança quanto aos FIIs, na verdade ela se estende as ações, stocks e reits. Por isso o post anterior levantando a questão sobre mudar os planos. Talvez ETFs comecem a ganhar espaço em minha carteira.

Aguarde cenas dos próximos capítulos…

Saiba o que está rolando no blog!

  • Aqui mostro como avancei no Inglês
  • Pensa em empreender? Sabe, ter seu próprio negócio?  Aqui contei um pouco sobre
  • E aqui, como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro

See ya!


12
Deixe um comentário

7 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

Olá II,

Sua alocação de ativos é bem interessante. É ao contrario da minha. Tenho 90% em RV e 10 em RF.

Abraços.

Show de Bola II,

Cara achei FIIs muito mais difícil de analisar do que REITs e Stocks, acho que devido a instabilidade do mercado. FIIs todo dia tem que ficar ligado, achei meio cansativo. REITs e Stocks para renda é so fazer uma analise fundamentalista e depois analisar os relatórios trimestrais.

Abraços

II, se vc tem um plano de aportes mensais, pq não usa a Socopa? R$7,00 qq ordem de ação. E se tiver pensando em aportar em ETFs e FIIS, a corretagem é zero.

Abraço!

O único problema que ainda tenho nessa estratégia do N26 + DeGiro é que o N26 não é uma conta bancária multimoedas, apenas Euros. Estou pesquisando sobre o Ferratum, banco europeu que também não cobra tarifas. https://www.ferratumgroup.com

Fala Inglês, acho que o importante é dar o primeiro passo. Pense que você está investindo em conhecimento e em algo que vai te dar um retorno no futuro. Te digo que investir no exterior é bem diferente do Brasil e pode levar tempo até achar uma estratégia que você julgue interessante. No começo, quando abri conta no exterior pensava em operar no curto prazo e tal, mas devido à falta de tempo acabei optando por montar uma carteira. O importante é começar. Abraço!

Investidor Inglês,
Parabéns pelo blog!
Também pretendo diversificar no exterior.
Livro: Investimentos para Vencer.
João Bosco de Oliveira Jr ( Mille).
Compra na Amazon, online. 24 reais.

Abraço
sucesso
Bagual

[…] Dê um pulo no post do Mestre para saber mais sobre esses quatro estágios. Eu como a maioria recém iniciada, estou no primeiro estágio, mas já com um pezinho no segundo degrau. Em uma visão otimista, talvez eu chegue no último degrau em 7~10 anos. Espero… Continuando com nossa jornada a IF, algo que conviveremos até lá será a dúvida sobre qual estratégia adotar como bem posta o amigo Finansfera. Aqui, acredito que cada um deve montar a estratégia pensando em si mesmo. Você está confortável com o método que anda adotando? Sim, então continue!  Não, é hora de… Read more »